Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 10 - Prêmio Professores do Brasil - 2008
02/12/2008
 
ou

Cinema na Escola

Autor:Arquivo do projeto


Utilizar o espaço da sala de aula de escolas públicas estaduais da capital e do interior do Rio Grande do Norte para exibir filmes e vídeos nacionais e fazer discussões críticas sobre os conteúdos. Assim é o Projeto Cinema na Escola, idealizado e coordenado pelo professor Raimundo Melo, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN). A atividade tem participação direta da professora Zelda Simplício de Sales Caldas, gestora de Educação a Distância da SEEC/RN e coordenadora estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo).

“O Projeto Cinema na Escola busca realizar a capacitação de educadores para o uso da imagem no processo de formação de alunos e da comunidade. Outra idéia é incentivar, a partir das ações realizadas, o surgimento de agentes locais comprometidos com a preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do nosso povo, através do cinema e do vídeo”, explica Raimundo Melo – coordenador do Projeto Cinema na Escola.

Além de mostras de filmes, o Cinema na Escola promove debates com cineastas, educadores e antropólogos, oficinas de roteiro, desenho, fotografia, leitura e imagem. As oficinas são feitas paralelamente às exibições, com programações e horários específicos. As apresentações, abertas à comunidade em geral, são feitas em auditórios de escolas, Centro de Educação Digital da Emater ou nas Casas de Cultura existentes nos municípios.

“Através da escola, esperamos contribuir com uma maior inclusão social e cultural visto que, no Brasil e especialmente no Nordeste, mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema," diz Zelda Caldas. “Nós temos idéias ousadas, sem prazo para terminar. Pretendemos atingir, no mínimo, mais dez municípios em 2009. Para isso estamos fechando diversas parcerias”, explica.

As apresentações começaram em setembro deste ano e já foram realizadas nos municípios de Florânia, Lajes Pintada, e Natal, atingindo mais de três mil pessoas. Neste mês de dezembro, será realizada em Nísia Floresta. O lançamento oficial do projeto está previsto para março de 2009, na Fundação José Augusto, em Natal.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.