Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 101 - Copa do Mundo na Escola
12/06/2014
 
ou

Moderno Almanaque das Copas do Mundo

Glaucia Parreira – Editora Yendis – Brasil

“Se você quer saber tudo sobre os campeonatos mundiais de futebol, as Copas do Mundo, não deve deixar de ler este livro. Nele você vai encontrar toda a história da Copa, desde o seu início, em 1930, no Uruguai. Você também vai poder saber de fatos curiosos que aconteceram durante os torneios, além de conhecer todas as cidades e estádios onde eles foram realizados, os nomes dos artilheiros de cada edição e os primeiros países colocados.”


Enciclopédia das Copas do Mundo

Luiz Fernando Baggio – Editora Nova Terra – Brasil – 2014 – 2ª edição

“O livro é divido em três partes. Primeiramente, o autor traça um paralelo entre os acontecimentos mundiais e os eventos dentro de campo durante toda a história. Há também relatos sobre as principais partidas, os jogadores que marcaram as edições das Copas e ainda curiosidades ímpares e fotografias de cada edição do maior evento do mundo de futebol. Em seguida, o leitor tem a sua disposição o resultado de uma minuciosa pesquisa sobre as estatísticas das Copas. O autor estudou o desempenho dos países participantes, os gols, técnicos, jogadores, árbitros, cidades, estádios, entre outras informações, para fornecer ao leitor o mais rico banco de dados sobre as Copas do Mundo. A obra traz ainda dois apêndices especiais: com informações sobre as cidades-sede escolhidas e a tabela completa da Copa do Mundo de 2014.”


Brasil – Em Todas as 20 Copas do Mundo 1930-2014

Geraldo Affonso Muzzi – Editora Pontes – Brasil – 2014

“O livro traz textos histórico-descritivos, tabelas dos resultados, participação da Seleção Brasileira e suas escalações em todos os jogos e, finalmente, detalhes de interesse em todos os capítulos, Copa por Copa, desde a de 1930 no Uruguai até a de 2014 no Brasil. O autor vem acompanhando de perto todas as Copas desde a de 1950 no Brasil, quando ainda menino. Sua abordagem do tema abrange a visão dos brasileiros e a percepção da Seleção nos países em que viveu como diplomata por mais de trinta anos.”


1 000 Curiosidades do Mundo da Bola - Que todo craque deveria saber

Aníbal Litvin – Editora Vergara e Riba – Brasil – 2014

“Em ano de Copa do Mundo a V&R Editoras apresenta um livro para torcedor fanático nenhum botar defeito! São 1000 curiosidades sobre o esporte mais popular do mundo, o leitor vai se surpreender com as informações mais divertidas de todos os tempos. Um livro mais bonito que gol de placa, mais emocionante que final de campeonato e mais informativo que programa esportivo de domingo.”


Almanaque Brasil de Todas as Copas — 1914-2014

Luís Pimentel – Editora Mauad X – Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol, a Canarinho, verdadeira paixão nacional, disputou sua primeira partida oficial em 1914. E ganhou. Mesclando jogadores de times cariocas e paulistas, venceu, no Rio de Janeiro, a equipe inglesa do Exeter City Football Club, por 2x0. Nessa trajetória que se torna centenária em 2014, espalhou sua mística, disputou 19 Copas do Mundo, venceu cinco e presenteou a História do Futebol com ídolos eternos, como Ademir da Guia, Leônidas da Silva, Pelé (o maior atleta de todos os tempos), Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Ronaldo Fenômeno, Romário... e já prepara para essa galeria um futuro gênio chamado Neymar.”


O Mundo das Copas

Lycio Vellozo Ribas – Editora Academia do Livro – Brasil

“As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial. Com prefácio de Tostão, tricampeão do mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970.

A obra tem informações jamais descritas em material do gênero, ilustrada com infográficas, fotos, escudos de todas as seleções, estádios, ficha técnica, estatísticas, textos criativos que relatam os jogos épicos e traz curiosidades que farão o leitor se divertir com os bastidores e revelações deste universo chamado futebol. O mundo das Copas também está conectado com o leitor, a cada final de Copa. O livro traz na página um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. Tudo acessível por QR Code, que direciona para as melhores jogadas e curiosidades das Copas.”


Os 100 Melhores Jogadores Brasileiros de Todos os Tempos

André Kfouri, Paulo V. Coelho – Editora – Brasil – 2010

“Em Os 100 Melhores Jogadores Brasileiros de Todos os Tempos você vai conhecer ou relembrar o perfil, as curiosidades e as vitórias de craques como Belini, que entrou para a história do futebol com um gesto inesquecível; Jairzinho, o Furacão da Copa; as belas jogadas e as confusões de Edmundo, o Animal; a figura mítica de Rivelino; os pênaltis da carreira de Taffarel; Zico, o maior artilheiro do Maracanã, e muito mais. Aliadas a isso, estão as fichas técnicas de cada jogador, com informações sobre a carreira nos clubes e na Seleção Brasileira.”


O Guia Cult para a Copa do Mundo

Matt Weiland, Sean Wilsey (Org.) – Editora Rocco – Brasil – 2006

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola", dizia Nelson Rodrigues. Na Copa do Mundo, o pior cego é o que só vê 32 seleções nacionais disputando um título mundial. Assim como o verdadeiro futebol é muito mais do que 22 seres suarentos disputando uma circunferência branca, a Copa do Mundo é o encontro - e obviamente o embate - entre 32 culturas nacionais. É isso que mostra este livro, a reunião de 32 textos sobre cada uma das seleções que disputaram o título na Alemanha, em 2006.”


Futebol – Arte dos Pés à Cabeça

Renata Sant’Anna – Editora Panda Books – Brasil – 2014

“O futebol não está apenas nos dribles que os jogadores fazem em campo. Ele também está nas obras de artistas que se inspiraram nesse esporte. Neste livro você vai conhecer uma seleção de craques que apresenta essa paixão nacional em pinturas, desenhos, objetos, instalações, fotografias e gravuras, como Francisco Rebolo, Candido Portinari, Nelson Leirner, Regina Silveira, Leda Catunda e Rochelle Costi.“


Zezinho na Copa do Mundo

“Elisabete Barbosa Alves – Editora Escrita Fina – Brasil – 2013

Zezinho é um menino que adora futebol e que jamais imaginaria que, ao tropeçar na rua, teria a chance de realizar um grande sonho. Ele então conhece um Tatu-Bola, ninguém mais, ninguém menos que o mascote da Copa de 2014, uma verdadeira celebridade do mundo do futebol. O pequeno Tatu-Bola, porém, está perdido e precisando encontrar o lugar para onde o “homem de terno” o trouxe para participar dos jogos.” (Literatura infanto-juvenil)


Gabriel e a Copa do Mundo de 2014

Ilan Brenman – Editora Brinque-Book – Brasil – 2013

“Gabriel descobriu as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e já imagina como será esse grande evento: em Cuiabá, a bola voará como um sabiá. Em Fortaleza, o jogo, com certeza, será uma moleza. Em Recife, o juiz se comportará como um xerife.” (Literatura infanto-juvenil)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.