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JORNAL
Edição 101 - Copa do Mundo na Escola
12/06/2014
 
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Ivana de Siqueira (OEI-Brasil): “Projeto quer favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de valores”

O projeto Copa do mundo, o mundo em sua escola foi desenvolvido pela OEI em 18 países

O projeto Copa do mundo, o mundo em sua escola foi desenvolvido pela OEI em 18 países

Autor:Arquivo OEI


A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) desenvolveu o projeto Copa do Mundo, o Mundo em sua Escola nas 12 capitais brasileiras que serão sede dos jogos da competição. Material lúdico-pedagógico foi distribuído aos professores para o desenvolvimento, com os estudantes, do tema do Mundial de futebol a partir de questões como amizade, autoestima, autocontrole, motivação, resolução pacífica de conflitos, respeito e solidariedade.

De acordo com Ivana de Siqueira, diretora da representação da OEI no Brasil, o objetivo do projeto foi favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de valores e reforçar atitudes capazes de colaborar para o fortalecimento de uma cultura cívica e solidária por meio do esporte. Ivana é psicóloga, especialista em educação e desenvolvimento e mestre em educação.

O projeto, que integra o programa de ação compartilhado da OEI sobre educação em valores, no marco do projeto Metas Educativas 2021, atingiu mais 17 países, além do Brasil. O projeto incluiu ainda o concurso de redação Aprendendo por Meio do Esporte.

Jornal do Professor Quando e por que foi criado o projeto Ibero-Americano para a Educação em Valores e Cidadania por Meio do Esporte: Copa do Mundo, o Mundo em sua Escola?

Ivana de Siqueira – O projeto foi criado em 2012. Ele integra o programa de ação compartilhado da OEI sobre educação em valores, no marco do projeto Metas Educativas 2021. A criação foi motivada pela Copa do Mundo de 2014 e por alguns dos principais desafios das escolas, que são ensinar crianças e jovens a ser perseverantes, companheiros e solidários; ter respeito com aqueles que são diferentes e disposição para colaborar com o desenvolvimento de projetos para o bem comum. Assim, o objetivo do projeto foi favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de valores e reforçar atitudes positivas que colaborassem para o fortalecimento de uma cultura cívica e solidária por meio do esporte. O trabalho pretendeu ainda mostrar aos alunos, com a participação em atividades formativas comuns a 18 países, que eles fazem parte da comunidade ibero-americana.

Para o desenvolvimento das atividades, foram elaborados materiais para uso lúdico-pedagógico a partir de temas e textos comuns de educação em valores. As atividades e propostas foram acompanhadas de um guia para facilitar a aplicação por parte dos professores. O guia apresentou as variáveis metodológicas que caracterizavam o projeto: adaptabilidade à diversidade cultural e a diferentes realidades sociais, capacidade de uso transversal nos currículos e, ademais, o favorecimento de diferentes níveis e alternativas de formação em educação em valores para os professores.

Quais as principais ações do projeto?

– O desenvolvimento do projeto nos 18 países contou sempre com a participação dos ministérios da Educação e de parceiros locais. No Brasil, esteve a cargo da OEI, do Ministério da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O material para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas voltadas para a educação em valores foi impresso e distribuído nas 12 capitais que serão sede de jogos da Copa do Mundo. Ele abordou temas como autoestima, perseverança, autocontrole, motivação, hábitos saudáveis, resolução de conflitos, amizade, respeito, jogo limpo, trabalho em equipe, resolução pacífica de conflitos, gênero e esporte, pessoa com deficiência e esporte, jogos e esportes tradicionais, solidariedade, diversidade cultural, torcedores e torcidas de equipes esportivas, esporte e cidadania, pobreza e esporte, colaboração escola-família.

Após o desenvolvimento das atividades voltadas para a educação em valores, foi promovido o concurso de redação Aprendendo por Meio do Esporte. Houve etapas nas escolas, nas redes municipais de ensino e uma última, nacional, que premiou quatro estudantes brasileiros com viagem ao Rio de Janeiro. Durante uma semana, esses estudantes puderam conviver com jovens vencedores dos concursos realizados em seus países. Na preparação do concurso de redação, a OEI elaborou projeto de regulamento, que poderia ser modificado pelas Secretarias de Educação.

O Ministério da Educação participou ativamente na adaptação do material para a realidade brasileira e do material de orientação para os professores, com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Além da inclusão das especificidades brasileiras no conteúdo e dos temas comuns a todos os países, a adaptação teve a inserção de fotografias, jogos, links e vídeos ilustrativos tipicamente brasileiros. Esse trabalho foi feito pela especialista brasileira Katia Mori, à luz de documentos de orientação como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares para Educação em Direitos Humanos.

O MEC também participou das ações de sensibilização das redes municipais de ensino, integrou a comissão julgadora nacional do concurso de redação e organizou a viagem ao Rio de Janeiro.

O projeto foi desenvolvido em todo o Brasil?

– Entre fevereiro de 2013 e março de 2014, foi desenvolvido nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Nos estados dessas capitais, muitos municípios do interior tomaram conhecimento do material didático e decidiram desenvolver atividades lúdico-educativas próprias, mesmo sem participar do concurso de redação. Cerca de 12 mil alunos participaram de atividades promovidas pelas secretarias municipais de Educação no âmbito do projeto e 800 estudantes do interior, de atividades educacionais de iniciativa própria de escolas da rede pública e particular com o mesmo material educativo.

O projeto vem sendo desenvolvido também em outros países? As atividades realizadas são as mesmas do Brasil?

– O projeto fez parte de atividade liderada pela OEI em 18 países para promover a aprendizagem de valores por meio do esporte, com material elaborado sobre o mundo dos esportes e seus benefícios, tanto para a aprendizagem, quanto para a qualidade de vida. As mesmas atividades lúdico-pedagógicas foram desenvolvidas na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, além do Brasil.

O projeto terá algum tipo de continuidade depois da Copa?

– Fotografias, jogos, links e vídeos ilustrativos do material foram selecionados, incluídos outros esportes, além do futebol, para permitir a continuidade das atividades. A versão eletrônica do material está disponível gratuitamente na página da OEI–Brasil na internet. Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrônico oeibr@oei.org.br.

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