Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 103 - Esporte na Escola
05/08/2014
 
ou

Pedagogia do Esporte

Renato Sampaio Sadi – Editora Ícone – Brasil – 2010

“A quem interessa o esporte como pedagogia? Certamente a muitas pessoas. O que ensinar e como ensinar sempre foram questões complexas para os professores. Dada a abrangência da atual sociedade, a educação esportiva torna- se uma importante ferramenta em variadas situações da vida e do trabalho. No interior da Educação Básica, a Educação Física trata o esporte como conteúdo curricular, atividade complementar, performance, estética, lazer e cultura, atuando com diversas metodologias de ensino. Neste livro, o método é o próprio jogo. O universo do jogo permite ilações com o universo do esporte. Permite também novas possibilidades criativas, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. O ensino de esporte por meio de jogos é apresentado aqui como possibilidade metodológica que deve ser planejada, construída, experimentada, avaliada e discutida pelos interessados.”


Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas

Roberto Rodrigues Paes, Hermes Ferreira Balbino – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2006 – 1ª edição

“Neste livro são apresentados nove capítulos, elaborados a partir das discussões e reflexões levantadas pelo Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Diversos temas pertinentes à Pedagogia do Esporte são abordados, desde a iniciação em modalidades individuais e coletivas até o treinamento nessas modalidades, acolhendo diversos segmentos da sociedade que o esporte alcança nos dias de hoje.”


Modalidades Esportivas Coletivas

Dante De Rose Júnior – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2006

“Esta obra oferece a leitores, profissionais e estudantes de educação física e esporte, ou de áreas afins, um panorama sobre as modalidades esportivas coletivas, apresentando os diferentes aspectos característicos da prática desses esportes. A partir de uma visão histórica das modalidades esportivas coletivas, dos conceitos e das classificações, o livro aborda temas como análise de jogo, treinamento, planejamento, avaliação e questões cognitivas, esclarecendo de forma simples, mas consistente, as principais modalidades esportivas coletivas praticadas no Brasil - Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Finaliza com abordagens pedagógicas e exemplos de programas de iniciação esportiva desenvolvidos em diferentes instituições.”


Esporte Escolar

Maristela da Silva Souza – Editora Icone – Brasil – 2009

“A educação física realmente vinculada aos rituais pedagógicos da escola, precisa passar por uma nova fase de crítica e de reformulações. Portanto, o presente trabalho, encaminha-se para este propósito também. Ele não permanece apenas na crítica ao esporte e à educação física do ponto de vista pedagógico, mas se propõe a abrir uma ampla discussão em torno das questões epistemológicas mais abrangentes que fundamentam a prática da educação física e, em especial, o ensino dos esportes.

Por fim, também para não ficar apenas no plano da crítica e do debate teórico-metodológico das questões gerais da educação física brasileira, o trabalho se propõe ainda a apresentar o que é denominado por sua autora de ‘possibilidade superdora no plano da cultura corporal’.”


Ensinar Esporte, Ensinando a Viver

João Batista Freire – Editora Mediação – Brasil – 2012 – 1ª edição

“Este livro traz profundos ensinamentos sobre o esporte educacional em benefício a todas as crianças e jovens deste país. O autor, que trabalhou muitos anos com jovens atletas, narra, com entusiasmo e sensibilidade, como aprender a ser professor e, sobretudo, a gostar de ensinar, com reflexões e relatos sobre sua própria maneira de agir no sentido de fazer do esporte uma contribuição para a vida de milhares de alunos com quem conviveu. Ele defende que o esporte educacional não deve ter por objetivo principal buscar talentos ou formar atletas campeões. Sua finalidade é formar alunos vencedores na vida pelos ensinamentos que o esporte lhes propicia.”


Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência

Dante De Rose Júnior et al.. – Editora Artmed – Brasil – 2011 – 2ª edição

“Mantém o objetivo de contemplar as mais diversas tendências e especificidades relacionadas à prática esportiva infanto-juvenil. Totalmente revisada, a obra traz ao leitor uma perspectiva atual sobre temas como pedagogia, fisiologia, psicologia, sociologia, treinamento e medicina esportiva, além de contar com novos capítulos que a tornam ainda mais abrangente. Escrita em uma linguagem clara e didática, apresenta os conceitos mais importantes de forma destacada.”


A Educação Física e o Esporte na Escola

Silvia Christina Madrid Finck – Editora Ibpex – Brasil

“Aqui, o leitor encontrará uma reflexão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que contemplam a disciplina, sendo também convidado a conhecer a percepção da Unesco sobre a importância da educação física e do esporte na escola. Da análise dos aspectos educativos do esporte à importância sociocultural da educação física em sua relação com os meios de comunicação, esta obra é um desafio à transformação (contínua) do espaço escolar.”


Educação Física, Esporte e Diversidade

Marco Paulo Stigger – Editora Autores Associados – Brasil

“Se é inegável que o esporte - como é praticado hoje - é resultado da padronização de uma forma particular de usar o corpo, também é verdade que a sua popularização levou ao surgimento de diferentes formas de praticá-lo. Por um lado o esporte apresenta uma perspectiva homogênea que permite serem realizadas trocas esportivas em escala global; por outro, a sua democratização trouxe consigo uma diversidade cultural no que se refere às suas formas de realização e aos sentidos que lhe são atribuídos.”


1 000 Exercícios e Jogos com Bola

Leonardo B. Silva de Melo – Editora Sprint – Brasil

“O livro aborda o correr, o saltar e o arremessar dando vários enfoques, desde a atividade lúdica objetivando tornar as modalidades atraentes, divertidas e ao alcance de todos, até mesmo algumas atividades específicas de cada modalidade a fim de que o planejamento para a iniciação da criança e do adolescente seja completo.“


Educação Física & Esportes

Wagner Wey Moreira – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 17ª edição

“Seria por acaso possível fotografar o século XX, e depois, olhando as fotos, apontar erros, falhas e omissões aqui e ali...? Essa obra mostra que sim. Olhares agudos estão fotografando este tempo e espaço. São estudiosos e pesquisadores que focalizam o hoje e revelam o amanhã, propondo novas diretrizes metodológicas e operacionais, com base em concepções seguras e pertinentes.”


Oficinas do Jogo

João Batista Freire – Editora Avercamp – Brasil – 2013 – 1ª edição

“Este livro é parte do resultado do trabalho de muitos anos de professores da disciplina educação física em escolas públicas e particulares, que transformaram suas aulas também em práticas de investigação científica e, agora, disponibilizam os resultados obtidos para futuros professores ou aqueles que já exercem a profissão. É por meio dessa disciplina que os trabalhos do grupo, que leva o mesmo nome, entram na escola. Porém, a partir daí, mesmo mobilizando conteúdos típicos da educação física, vão além dela, sugerindo uma pedagogia de formação de conhecimentos de base, tais como aprender a aprender, aprender a pensar, aprender a viver e assim por diante.”


O Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica

Rogério da Cunha Voser, João Gilberto Giusti – Editora Artmed – Brasil – 2002

“Nesta obra, os autores apresentam uma proposta pedagógica para o ensino de futsal desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Tal proposta aborda desde o histórico deste esporte, passando por aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, até atividades práticas e a elaboração do planejamento das aulas.”

 

 


Jogos e Brincadeiras para Educação Física

Adela de Castro – Editora Vozes – Brasil

“Os jogos e as brincadeiras ajudam a estabelecer relações humanas, compartilhar experiências e estabelecer contatos; facilitam a aquisição e destrezas físicas básicas e melhoram as atitudes perceptivas. Este livro apresenta diversos jogos e brincadeiras de Educação Física. Destina-se a professores do Ensino Fundamental, mas também será de grande utilidade para quem trabalha em atividades de lazer; também é muito útil como apoio às famílias, para proporcionar diversão das crianças.”


Educação Física – Recreação, Jogos e Desportos

Vanja Ferreira – Editora Sprint – Brasil

“Este livro contém resultados de pesquisas, investigações e trabalhos experimentais realizados durante 10 anos em colégios da rede pública e particular, verificando as mudanças de comportamento dos educadores e educandos de cada região. Observando a dificuldade que a maioria dos profissionais encontra ao se deparar com esta disciplina na realidade das salas de aula, a autora resolveu então elaborar este pequeno manual, visto que não há material suficiente de pesquisa neste sentido, reunido num só livro. Esta obra é um resumo de diversos livros já publicados, de pesquisa interdisciplinar e da vivência e experiência pessoal e profissional ao longo desses anos, com linguagem e ensinamentos fáceis de serem assimilados.”


Voleibol Escolar

Ailton Lemos – Editora Sprint – Brasil

O livro apresenta uma abordagem metodológica de fundamental importância para o Voleibol estudantil. Ideal para os técnicos iniciantes no esporte, que procuram um trabalho de qualidade, sério e objetivo, e que buscam uma performance significativa que os leve ao sucesso.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.