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JORNAL
Edição 107 - Superdotação
28/11/2014
 
ou

Superdotados - Trajetória de Desenvolvimento e Realizações

Denise de Souza Fleith, Eunice M. L. Soriano de Alencar (Org.) – Editora Juruá – Brasil – 2013 – 1ª edição

“O livro visa inspirar profissionais de diversas áreas sobre alternativas e estratégias de identificação e atendimento às necessidades desse grupo de indivíduos, focando em uma perspectiva inclusiva, além de chamar a atenção para a importância de se investir na formação e educação do superdotado, tanto em benefício do próprio indivíduo quanto da sociedade. Constitui também uma excelente fonte de informações para pais de indivíduos superdotados, que geralmente se sentem confusos em relação a como agir diante da notícia de que seu filho é superdotado, e para professores que, muitas vezes, experimentam sentimentos de insegurança diante daquele aluno que se destaca por sua criatividade, inteligência superior ou liderança.”


Educação de Superdotados: Teoria e Prática

Maria Clara Sodré Sodré Gama – Editora E.P.U. – Brasil – 2006 – 1ª edição

“A educação no Brasil passa por um momento de grandes questionamentos sobretudo quando se analisam os erros e os acertos do país, na entrada do século XXI. Hoje a grande maioria das crianças e jovens está nas escolas, porém nem todos aprendem. Como ensinar? O que ensinar? Na verdade, sabe-se que o que se ensina não é apropriado ou suficiente para a grande maioria dos alunos. Dentre estes, o grupo de alunos que tem mais potencial para aprender do que seus pares é o foco deste livro. Trata-se certamente de obra que muito auxiliará educadores que se dispõem a identificar alunos superdotados e a atendê-los, educacionalmente, em todas as suas idiossincrasias, curiosidades e habilidades. Através de programas educacionais diferenciados, os alunos superdotados poderão alcançar o desenvolvimento cognitivo que o seu potencial permite e, com o tempo, se envolver em atividades produtivas e buscar soluções criativas para enfrentar os principais desafios da humanidade.”


Capacidade e Talento – Um Programa para a Escola

Zenita Cunha Guenther – Editora E.P.U. – Brasil – 2006

“Um Programa para a Escola é uma tentativa de possibilitar um primeiro passo para reconhecer a presença de dotação e talento em sala de aula, e orientar o processo educativo de modo que esses alunos tenham pelo menos uma chance de realmente aprender, crescer e se desenvolver com seu talento e não apesar dele... Para tal, disponibiliza ao professor uma base de conhecimento indispensável à sua introdução à área, e alinha sugestões viáveis para organização de um programa efetivo de atenção a esses alunos, dentro da própria escola.”


Educando os mais Capazes

Joan Freeman, Zenita Guenther – Editora E.P.U. – Brasil – 2000

“O que deve fazer um professor, quando nota que um aluno é tão diferencialmente mais capaz do que as outras crianças na sala de aula que não pode ser tratado da mesma forma? Bem-dotados... superdotados... quem são eles? Como são eles? Essas questões são aqui apresentadas em uma abordagem crítica abrangendo centenas de estudos e pesquisas feitas em todo o mundo, pelas especialistas Joan Freeman, da Inglaterra, e Zenita Guenther, do Brasil.”


Trabalhando com Alunos Superdotados, Talentosos e com Altas Habilidades

Janet Bates, Sarah Munday – Editora Galpão – Brasil – 2007 – 1ª edição

“A importância da publicação se deve à constatação de que, se por um lado, temos, no país, uma crescente produção acerca da inclusão educacional e das necessidades especiais, por outro, é fácil perceber que, além de pouco se falar de alunos superdotados, a vasta maioria dos livros publicados trata de questões teóricas ou legais, o que muitas vezes não auxilia na prática do professor de um aluno com necessidades educati-vas especiais em sua sala de aula.

Trabalhando com Alunos Superdotados, Talentosos e com Altas Habilidades, traz para o professor, além de terminologias, formas de identificar as necessidades e técnicas de como abordá-las. Acreditamos que este seja um material bastante útil em tempos de inclusão e de busca de informação.”


Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação

Laura Ceretta Moreira, Tania Stoltz (Coord) – Editora Juruá – Brasil – 2012 – 1ª edição

“O presente livro apresenta uma visão atualizada sobre a educação inclusiva de qualidade, abrangendo modernos estudos sobre terminologias, conceitos, estratégias e práticas educacionais inclusivas. Os artigos aqui reunidos articulam-se e complementam-se demonstrando riqueza de conteúdo agregada à excelência de autores com vasta experiência e seriedade acadêmica, reconhecidos em âmbito nacional e internacional. A literatura educacional brasileira carece enormemente de publicações e estudos que contemplem as temáticas aqui abordadas.“


Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades

Denise de Souza Fleith, Eunice M. L. Soriano de Alencar – Editora Artmed – Brasil – 2007

“Este livro inédito e extremamente necessário apresenta informações relevantes e atualizadas a respeito de altas habilidades/superdotação, fatores associados ao desenvolvimento de talentos e condições que promovem o seu reconhecimento e expressão, especialmente no contexto escolar e familiar. Fundamenta-se em pesquisas recentes realizadas pelos principais especialistas brasileiros no tema.”


Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento

Eunice M. L. Soriano de Alencar, Denise de Souza Fleith – Editora E.P.U. – Brasil – 2001 – 2ª edição

“Este livro tem como objetivo apresentar informações atualizadas sobre o tema, sensibilizar educadores a respeito das necessidades do aluno superdotado e estimular a discussão desse assunto.”


Criatividade e Educação de Superdotados

Eunice Maria L. Soriano Alencar (Org.) – Editora Vozes – Brasil – 2001

“Fruto de mais de três décadas de estudo e pesquisa sobre dois importantes tópicos em educação. O primeiro deles diz respeito à criatividade e fatores que facilitam sua expressão e desenvolvimento. O segundo tópico refere-se ao superdotado, suas características, necessidades especiais, programas educacionais, preconceitos e, por último, o caso de uma criança com raciocínio matemático extraordinário. Indicado a pais, professores, orientadores, diretores de escola e profissionais.”


Altas Habilidades/Superdotação – Respostas a 30 perguntas

Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, Soraia Napoleão Freitas (Org.) – Editora Redes – Brasil

“O que são as Altas Habilidades/Superdotação, quais são as características mais comuns em uma PAH/SD, como é feita a identificação das AH/S e o que o professor pode fazer por esses alunos são algumas das perguntas que são respondidas na obra.”


Desenvolver Capacidades e Talentos - Um Conceito de Inclusão

Zenita Cunha Guenther – Editora Vozes – Brasil – 2006

“A partir da experiência concreta no CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, em Lavras, MG) a autora apresenta neste texto um "manual" prático para a educação e desenvolvimento de crianças e jovens talentosos.”


Inteligências Múltiplas na Sala de Aula

Thomas Armstrong – Editora Penso – Brasil

“Respeitar as muitas diferenças entre as pessoas" é o propósito, segundo Howard Gardner, de aprender sobre as inteligências múltiplas (IM). Agora, na segunda edição de Inteligências Múltiplas na Sala de Aula, Thomas Armstrong atualiza seu famoso guia prático para educadores, incorporando novas pesquisas de Gardner e outros. Os estudos originais de Gardner sugerem que a mente humana é composta por sete inteligências - linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinéstica, musical, interpessoal e intrapessoal. Esta nova edição inclui informações sobre a oitava inteligência (a naturalista), um capítulo sobre uma possível nona inteligência (a existencial) e informações e recursos atualizados em todo os níveis a aplicarem a teoria das IM ao desenvolvimento de currículos, planejamento de aulas, avaliação, educação especial, habilidades cognitivas, tecnologia educacional, desenvolvimento de carreira, políticas educacionais e muito mais. O livro traz inúmeras sugestões práticas, estratégias e exemplos de escolas reais. Armstrong apresenta instrumentos, recursos e ideias que os educadores poderão usar imediatamente para ajudar alunos de todas as idades a atingirem o seu potencial máximo na vida.”


Inteligências Múltiplas

Howard Gardner - Editora Penso – Brasil

“Gardner explica eloquentemente as ideias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem. Esta é uma leitura importante não apenas para os professores, mas também para os membros dos conselhos escolares, e ainda para aqueles que legislam e estabelecem políticas educacionais.”


Cinco Mentes para o Futuro

Howard Gardner – Editora Artmed – Brasil – 2007

“Vivemos em um tempo de grandes mudanças, que envolvem uma rápida globalização, quantidades crescentes de informações, a hegemonia crescente da ciência e da tecnologia e um choque de civilizações. Essas mudanças exigem novas maneiras de pensar e aprender na escola, nos negócios e nas profissões. Neste livro são definidas as habilidades cognitivas que terão valor nos anos que virão: a mente disciplinada - o domínio das principais escolas de pensamento (incluindo ciências, matemática e história) e pelo menos uma habilidade profissional; a mente sintetizadora - a capacidade de integrar ideias de diferentes disciplinas ou esferas em um todo coerente e de transmitir essa integração para outras pessoas; a mente criadora - a capacidade de revelar e resolver novos problemas, questões e fenômenos; a mente respeitosa - a consciência e compreensão das diferenças entre os seres humanos; a mente ética - o cumprimento das próprias responsabilidades como trabalhador e cidadão.”


Inteligência – Um Conceito Reformulado

Howard Gardner – Editora Objetiva – Brasil – 1999

“O criador da teoria de Inteligências Múltiplas explica e expande suas idéias com enfoque no século XXI. Em 1983, Howard Gardner expôs pela primeira vez a teoria das inteligências múltiplas que influenciaria a educação e a psicologia modernas. Nela, Gardner defendia a tese de que cada um de nós é equipado com oito ou mais variáveis de inteligência, entre elas as lingüística, lógica, matemática, musical, corporal, espacial, inter e intrapessoal. Mas, como toda ciência, o conceito apresentado por Gardner evoluiu. E em Inteligência: um conceito reformulado, Gardner traz a público cada passo do progresso do conceito de inteligência e acrescenta à relação duas novas vertentes: a naturalista e a existencial. Em seu novo estudo, o professor de psicologia e neurologia das universidades de Harvard e Boston, respectivamente, ainda levanta a possibilidade de que exista uma inteligência espiritual, mas ressalva que esta ainda carece de comprovação científica. Inteligência, um conceito reformulado expõe, ainda, e de forma provocadora, as variadas formas de criatividade, liderança e excelência moral, e especula sobre a relação entre inteligências múltiplas e o mercado de trabalho no futuro.”


Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas

Howard Gardner – Editora Artmed – Brasil

“Em 'Estruturas da Mente', Howard Gardner, partindo do pressuposto de que existem, pelo menos, sete tipos de inteligência que se desenvolvem de forma relativamente autônoma, escreve um livro que questiona as teorias cognitivas atuais e apresenta a concepção da inteligência e do potencial humano em diferentes domínios. Juntando elementos teóricos da neurologia, da psicologia cognitiva, do estudo de superdotados e de crianças diferentes, o autor examina as implicações educacionais de suas concepções teóricas, contrapondo-as com outras orientações.”


Criatividade na Escola

Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Sara Bahia (Org.) – Editora Juruá – Brasil – 2013 – 1ª edição

“Este livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola. Apresenta um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento. Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.”

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