Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 12 - Professor Universitário
06/01/2009
 
ou

Docência no Ensino Superior - volume 1

Selma Garrido Pimenta & Lea das Graças Camargos Anastasiou – Editora Cortez - Brasil

A obra problematiza a docência no ensino superior em relação às suas diferentes condições nas universidades públicas e particulares, nos centros universitários e nas faculdades isoladas. Analisa o ensino superior no contexto atual, suas finalidades e suas tradições, discute a identidade do professor do ensino superior como um processo de construção, etc.


Didática do ensino superior

Antonio Carlos Gil – Editora Atlas - Brasil

O propósito deste livro é colocar à disposição dos professores universitários informações úteis para o aprimoramento de sua atividade docente. Apresenta tópicos que constituem as bases do planejamento e da execução das atividades docentes no ensino superior como formulação de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas de exposição, técnicas de discussão e avaliação da aprendizagem, entre outros.


Como ser um professor universitário inovador – Reflexão na ação

John Cowan – Editora Artmed - Brasil

Este livro ajudará os professores universitários a planejar e coordenar atividades inovadoras que capacitem seus alunos para o envolvimento em um aprendizado reflexivo e eficaz, propondo assim uma base racional para se entender o lugar do ensino e do aprendizado reflexivo na educação superior. John Cowan, professor de importantes universidades americanas, tem sido um inovador ativo nos últimos trinta anos, liderando progressos como o aprendizado baseado em recursos, a educação para competências, a aprendizagem auto-avaliada.


O que há de novo na educação superior

Sergio Castanho – Maria Eugenia Castanho - Editora Papirus - Brasil

Este livro aborda a questão da inovação como um dinamismo próprio e historicamente presente na educação superior. Desde suas origens medievais, a universidade sempre esteve à frente dos processos inovadores, tanto em relação à sociedade em geral quanto em relação à própria educação. A questão que hoje se coloca diz respeito à capacidade da instituição de educação superior em superar seus próprios impasses e continuar inovando.


Pedagogia Universitária – A aula em foco

Ilma Passos Alencastro Veiga – Editora Papirus - Brasil

Esse estudo trata, inicialmente, da universidade em geral, histórico e mudanças no tempo, suas vicissitudes no Brasil contemporâneo e seus limites, possibilidades, desafios e tarefas na hora presente. Em seguida, são examinados os princípios metodológicos da aula, seguidos de uma reflexão sobre a dinâmica da sala de aula propriamente dita. Por último, discute-se a construção social do conhecimento escolar.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.