Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 12 - Professor Universitário
06/01/2009
 
ou

Escola de Sergipe resgata cultura afro-brasileira

Autor:Arquivo pessoal


A Escola Núbia Lima do Nascimento, localizada no município sergipano de Estância, a cerca de 70 quilômetros de Aracaju, celebrou o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro - com atividades dedicadas à cultura afro-brasileira. A data foi o auge do projeto I Resgate Cultural Afro-brasileiro, iniciado em outubro de 2008.

Criado pela professora de história Tereza Cristina Costa Dórea, o projeto tem como objetivo possibilitar, por meio da pesquisa, o conhecimento da cultura, mitos, rituais religiosos, e organização social dos povos do continente africano.

Com este projeto, Tereza Cristina procurou sensibilizar professores, alunos e a sociedade em geral sobre a importância de refletir sobre a valorização da diversidade cultural. “A história do Brasil está intimamente ligada a outros povos, como africanos, portugueses, espanhóis, japoneses, italianos e árabes, que contribuíram na formação da população brasileira,” salienta.

As atividades começaram no dia 7 de outubro, com a distribuição dos temas por série. No dia 13, passaram para a etapa de confecção dos painéis. “Os alunos usaram toda a sua criatividade, deixando-nos satisfeitíssimas e orgulhosas com a certeza do trabalho realizado”, diz a professora.

Já em novembro, nos dias 14 e 17, foram realizados os seminários – cada série apresentou seus temas relacionados à cultura africana. “A cada grupo que se apresentava, ficávamos felizes com o resultado. Tudo foi muito enriquecedor, tanto para nós professores como também para nossos alunos”, conta Tereza Cristina.

O projeto chegou ao fim no dia 20 de novembro, com um grande evento. Inúmeras apresentações de alunos fizeram parte da programação: capoeira, dança e poesia foram apreciados pelo público presente. Foi feito um desfile para eleger a mais bela Pérola Negra da escola e, para encerrar, houve apresentação de um grupo musical de axé.

A Escola Núbia Lima do Nascimento atende 513 alunos, nos três turnos: 347 são do ensino fundamental regular e 166 da Educação de Jovens e Adultos.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.