Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 118 - Especial Dia do Professor-2015
14/10/2015
 
ou

Sou Professor

Serrano Freire – Editora Wak – Brasil – 2008 – 4ª edição

“Sou Professor é um livro, acima de tudo, de reconhecimento, valorização, apoio e confiança no professor. Enfatiza que é possível conquistar sucesso e projeção profissional como professor e que o custo disso é manter-se atualizado, determinado e, sobretudo, amar profundamente o que faz. Motiva e entusiasma, ao mesmo tempo em que identifica e condena aqueles que não estão dispostos a mudanças em suas vidas, que fazem das críticas e das reclamações o seu cartão de visitas.”


Conversas com um Jovem Professor

Leandro Karnal – Editora Contexto – Brasil – 2012

“O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas 'conversas' o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares.”


Aula Nota 10

Doug Lemov – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2011

“Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. Além das 49 técnicas que englobam as seguintes áreas - Criar altas expectativas acadêmicas; Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico; Estruturar e dar aulas; Motivar os alunos nas suas aulas; Criar uma forte cultura escolar; Estabelecer e manter altas expectativas de comportamento; Construir valores e autoconfiança; - o autor apresenta outras 12, procurando cobrir os aspectos da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é sobre ensinar o aluno a ler e apreender o que está lendo.”


A Coragem de Ensinar

Parker J. Palmer – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2012

“Parker Palmer defende que se precisa de muita coragem para ser professor, mas isso não é tudo. Ele sugere que quem opta por transmitir conhecimento deve se apresentar perante os alunos de forma transparente e integral. Ou seja, só consegue de fato sensibilizar os alunos quem se dedica de coração a essa nobre tarefa.

O autor reconhece que técnicas são importantes, mas não suficientes, acredita muito na relação entre o aluno e o professor e o encantamento deles com algo maior que é o saber.

Se existem dias onde é difícil conter a alegria resultante do impacto causado na vida das pessoas, em outros, é tão difícil esconder o sofrimento diante das limitações externas, do desinteresse de alguns alunos, do baixo reconhecimento. Mas, para ele, se a opção foi por algo que se ama, é também obrigação do professor fazer parte da busca e solução do sistema, é preciso que depois da consciência particular os professores se unam para, em conjunto, encontrarem um modo mais rápido de dar vazão à sua vocação. Quem, se possível, não escolhe uma escola onde os professores deixam aparente que amam o que fazem?

Os alunos vão querer dar este livro aos professores mais queridos. Pobres dos produtores de maçãs...”


O Professor faz a Diferença

José Lopes Velho, Helena Santos Silva – Editora Lidel – Portugal

“(...) Nem todas as práticas pedagógicas têm o mesmo efeito na aprendizagem, a diferença está antes relacionada com determinadas características e atitudes dos professores. Que práticas e características dos professores estão então mais directamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos? Em O Professor Faz a Diferença, obra dirigida a professores e estudantes de cursos que habilitem para a docência, encontra-se resposta a esta e outras perguntas, ou seja, contraria-se a ideia feita de que todos os professores são iguais.

Através deste livro, o leitor toma ainda conhecimento das estratégias e métodos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos alunos e poderá tirar partido das inúmeras sugestões de aplicação na sala de aula.”


Um Bom Professor faz toda a Diferença

Taylor Mali – Editora Sextante – Brasil – 2013

“Neste livro, Mali conta histórias divertidas e tocantes de sua experiência no ensino fundamental, dando ótimos exemplos de como um bom professor pode influenciar positivamente a vida de seus alunos e incentivá-los a dar o máximo de si. Ele mostra que, em qualquer matéria, as lições que não podem deixar de ser ensinadas são aplicação, empenho, cooperação, flexibilidade, superação, reflexão crítica e capacidade de resolver problemas – habilidades fundamentais no dia a dia de todas as pessoas. E defende que o verdadeiro papel do professor é estimular o desenvolvimento de indivíduos que gostem de aprender coisas novas, sejam naturalmente curiosos, confiantes e flexíveis e estejam prontos para qualquer desafio que encontrem pela frente.”


Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 20122 – 43ª edição

“Na Pedagogia da Autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.”


Educar ... Um Ato de Amor

Darbí José Alexandre – Editora Ave Maria – Brasil

“Educar... Um Ato de Amor' é uma síntese da experiência do autor como educador. Em 30 anos de magistério, pôde vivenciar fatos e situações que vieram a contribuir para as considerações que apresenta nesta obra, como: a teoria da expectativa; a importância do saber ouvir, da disciplina, da necessidade de planejamento, do trabalho em equipe, da avaliação e desempenho, do saber usar os recursos audiovisuais, do estudar corretamente, dos símbolos nacionais...”


O Valor do Professor

Gabriel Perissé – Editora Autêntica – Brasil – 2011

“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” A frase do educador e escritor norte-americano William Arthur Ward representa bem a importância e a responsabilidade de professoras e professores, que precisam inspirar no aluno a confiança, o desejo de aprender e, fundamentalmente, a cidadania e os bons valores humanos. Mas é necessário que esses profissionais descubram seu verdadeiro valor e reconheçam a importância que lhes é designada.

As mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados. Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.”


Semeadores da Esperança

Gabriel Chalita - Editora Cortez – Brasil – 2014 – 1ª edição

Nesta obra, que busca as raízes do ser, o professor é insistentemente convidado a manter acesa a chama do sonho primeiro de educar: é preciso manter a esperança no aluno, na melhoria da vida, na modificação do mundo. Assim, confirma a necessidade da humildade para renovar sempre o seu ofício, independentemente das adversidades.

Escrito de forma quase poética (apesar de ser prosa), nele cada professor se reconhece um pouco nos comentários, nas situações apresentadas, nos questionamentos e especialmente no desafio de se reencontrar com a alegria.


O Stress do Professor

Marilda Lipp Novais (Org.) – Editora Papirus – Brasil – 2011 – 7ª edição

“Os problemas relacionados à educação são complexos e numerosos, o professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam em baixo nível de motivação, de autoestima e em sensação de insegurança. É preciso que o professor, por seu papel de formador de ideias, aprenda a lidar com o stress ocupacional de modo eficaz, indicando a seus alunos como enfrentar e superar as situações de desgaste e as dificuldades. Desse aprendizado surgirá uma sociedade mais forte, formada de adultos e crianças que terão mais facilidade para se adaptar às exigências do mundo moderno, aptos para desenvolverem-se com qualidade de vida. O livro apresenta estratégias que auxiliam a lidar com o stress. São textos práticos, de fácil assimilação, úteis tanto para os que atuam como professores ou diretores, quanto para os que formam e são responsáveis pela formação de docentes.”


A Alegria de Ensinar

Rubem Alves – Editora Papirus – Brasil – 2001 – 14ª edição

“O nascimento do pensamento é igual de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especializadas em amor: intérpretes de sonhos.”


O Bom Professor e sua Prática

Maria Isabel da Cunha – Editora Papirus – Brasil – 24ª edição

“Neste livro são discutidos o dia-a-dia do 'bom professor', o índivíduo e educador, sua prática e metodologia. A obra tem o objetivo de apresentar uma proposta de novos rumos ao curso de magistério que atenda às necessidades de inovação do ensino no país.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.