Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 119 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2015
10/11/2015
 
ou

A Luz

Ricardo Barthem – Editora Livraria da Física – Brasil

“A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a sequência histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas. Este livro faz parte da coleção 'Temas atuais em Física', uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física.”


Uma Biografia da Luz

José Tito Mendonça – Editora Livraria da Física – Brasil – 2015

“O livro do Professor José Tito Mendonça, " Uma Biografia da Luz", nos traz uma apresentação atraente, não tradicional, de leitura extremamente agradável, que não requer conhecimentos científicos muito aprofundados do leitor, dos fenômenos físicos relacionados à luz. Sendo um pesquisador de renome que muito tem contribuído em algumas questões relacionadas à interação não linear da luz com a matéria, ele utiliza sua identidade com o tópico para apresentar uma visão dele de certa forma ‘mais humana’.”


A História da Luz

Alfredo Roque Salvetti – Editora Livraria da Física – Brasil

"No instante que se seguiu à sua formação, o Universo conteria luz e partículas elementares. A evolução posterior foi e ainda é dependente desses elementos e de como eles interagem. Ingrediente básico na composição do mundo, a luz, junto com o carbono e a água, é também um componente essencial na formação da vida. A Terra tem esses três componentes e da combinação e arranjo entre átomos e luz depende tanto o surgimento de organismos simples como a evolução das formas mais complexas de vida. O desenvolvimento das civilizações segue o curso do conhecimento científico sobre os diferentes fenômenos envolvendo a luz. Do domínio do fogo ao uso de celulares, o ser humano aprende sobre a luz, desenvolve teorias para entender a natureza e constrói ferramentas para modificar o mundo. O domínio do universo microscópico e de seus "quanta" de luz delimita a fronteira atual do conhecimento, sobre a qual neste livro você é convidado a refletir e quem sabe ajudar a desbravar."


Nova Física Divertida

Carlos Fiolhais – Editora Gradiva – Portugal – 2007

“Começando onde o livro anterior, Física Divertida, findara - no início do século XX - a Nova Física Divertida aborda a paradoxal teoria quântica e a extraordinária teoria da relatividade, revelando os avanços da física até aos nossos dias. Essas teorias, com as espantosas experiências que as confirmaram, mudaram a nossa visão do mundo - desde os núcleos atómicos às estrelas - e o modo como nele vivemos: agora vivemos melhor!

Carlos Fiolhais recorreu à sua singular capacidade de comunicação e ao seu conhecido sentido de humor para realizar uma obra de um rigor científico e uma qualidade didáctica admiráveis.”


Almanaque Ciência em Show

Daniel Ângelo, Gerson dos Santos, Wilson Namen – Editora Master Books – Brasil – 2011

“Este livro busca estimular o conhecimento científico, transformando-o em entretenimento. Por meio desta obra, o leitor poderá realizar várias experiências em casa e na escola. Os autores trazem temas como som, magnetismo, sustentabilidade, energia nuclear, entre outros, em mais de 50 experiências ilustradas.”


Projetos Eletrônicos para o Ensino de Física e Ciências

Newton C. Braga – Editora Newton C. Braga – Brasil – 2012

“Neste livro o autor reuniu 53 projetos simples que podem ser utilizados em escolas no ensino das mais diversas disciplinas do campo das ciências, tanto como aulas práticas de laboratório, como atividade complementar e temas transversais como até servir de base para excelentes trabalhos em feiras de ciências.” (ebook)


Física mais que Divertida

Eduardo de Campos Valadares – Editora UFMG – Brasil – 2013 – 3ª edição

“Temas como fontes alternativas de energia, meio ambiente e nanotecnologia, além de fenômenos do dia a dia são abordados em mais de 150 experimentos eletrizantes que demandam apenas ferramentas de uso doméstico e materiais recicláveis e de baixo custo.”


Metodologia Científica – Ao Alcance de Todos

Celicina Borges Azevedo – Editora Manole – Brasil – 2013 – 3ª edição

“Em linguagem simples e direta, e ilustrada por figuras, fotos e esquemas ilustrativos, esta obra contempla todas as etapas do trabalho de um cientista, desde a procura por questões relevantes a serem solucionadas, até a formulação de hipóteses sobre as possíveis causas do problema pesquisado. A seguir, apresenta o método científico e descreve uma série de métodos necessários à avaliação das hipóteses propostas. Conclui-se com informações sobre o preparo de um estudante para as chamadas Feiras de Ciências, atividade de divulgação científica importante de colégios.”


Aonde está a Física?

Fuad Daher Saad – Editora Evoluir Cultural – Brasil – 2005

“O livro estimula na criança a curiosidade pela compreensão dos fenômenos físicos por meio de experimentos simples. As experiências são realizadas por meio de materiais acessíveis, tais como azeitonas, papel, bexigas, água, recipientes, pregos, entre outros. O livro também abrange fenômenos de tensão superficial, equilíbrio, força, eletrização, etc. O autor faz um breve relato sobre os principais físicos da história.”


Física do Dia a Dia

Regina Pinto de Carvalho – Editora Autêntica – Brasil – 2011

“Neste primeiro volume do 'Física do Dia a Dia', a autora oferece ao leitor uma seleção de questões referentes a fenômenos que ocorrem comumente em nosso cotidiano, acompanhadas de respostas curtas e claras, sem uso de fórmulas, mas lançando mão de conhecimentos científicos, sobretudo da física envolvida nas perguntas. Esta obra certamente será útil a estudantes, professores de nível fundamental e médio, e também a pessoas curiosas, uma vez que encontrarão nela as explicações para 105 perguntas intrigantes, elaboradas por estudantes de Instrumentação para o Ensino da Física. São indagações que já lhes foram feitas por colegas, amigos e familiares, além de respostas a muitas dúvidas que frequentemente lhes afligem sobre o comportamento da natureza.”


Física sem Mistério

Stan Gibilisco – Editora Alta Books – Brasil – 2013

“Perplexo tentando dar um sentido à física? Aqui está a solução. 'Física Sem Mistério' ajuda você a compreender os conceitos essenciais com facilidade. Escrito em um formato passo-a-passo, este guia prático começa cobrindo a física clássica, incluindo massa, força, movimento, momento, trabalho, energia e potência, assim como a temperatura e os estados da matéria. São discutidos eletricidade, magnetismo e eletrônica, além de ondas, partículas, espaço e tempo. Exemplos detalhados, explicações concisas e problemas resolvidos tornam o material fácil de entender. Testes no final de cada capítulo e um teste final ajudam a reforçar a aprendizagem.”


Guia Mangá de Eletricidade

Kazuhiro Fujitaki – Editora Novatec – Brasil – 2010

“Rereko é uma aluna de um colégio em Electopia, a terra da eletricidade, e foi reprovada na prova final de eletricidade! Agora ela precisa de aulas de recuperação em um curso de verão na Terra, e desta vez ela tem que passar. Felizmente, Hikaru, seu sempre paciente instrutor, está lá para ajudá-la. Junte-se a eles nas páginas ilustradas do Guia Mangá de Eletricidade e veja como Rereko examina aparelhos elétricos comuns, como lanternas, aquecedores e disjuntores, e aprende o significado de conceitos abstratos como voltagem, potencial, corrente, resistência, condutividade e força eletrostática."

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.