Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 119 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2015
10/11/2015
 
ou

Por meio da arte, educadora ensina alunos para a vida

Gersony aprecia o momento em que os alunos descobrem que são capazes de criar

Gersony aprecia o momento em que os alunos descobrem que são capazes de criar

Autor:Arquivo pessoal


Professora de artes da rede pública do Distrito Federal há 27 anos, Gersony Volpe ama seu trabalho e os alunos. “Como professora de artes, posso contribuir para que cada estudante seja um produtor, um criador”, diz. “E é muito bom ver, quando eles descobrem que podem fazer um trabalho artístico, que também são capazes de criar, de produzir.”

Segundo Gersony, a arte tem a vantagem de invadir todas as demais áreas. “As de ciências, geografia, história, qualquer uma. E, por meio dela, posso ensinar meus alunos para a vida”, diz. “É a minha paixão. História, fiz para entender a arte e, por último, o direito, fiz para entender o homem.”

Este ano, em suas atividades no Centro de Ensino do Lago Norte (Celan), no Lago Norte, região administrativa do Distrito Federal, Gersony desenvolveu o projeto Por uma Escola Feliz, para ajardinar o espaço da instituição. Com materiais como pneus usados e calotas de automóveis, os estudantes do sexto ano do ensino fundamental construíram e pintaram floreiras, com cores vivas e alegres, e plantaram flores e folhagens.

Idealista e determinada, a professora conseguiu 80% do material para o jardim com coleta nas ruas, pedidos e seus próprios materiais. As tintas foram fornecidas pela escola.

Outro projeto desenvolvido este ano por Gersony foi o de fabricação de móveis com páletes de madeira (estrados usados para empilhar e transportar material). Os alunos de turmas do sétimo ano lixaram e pintaram os páletes, costuraram almofadas e produziram flores de papel e outros adereços decorativos. No final, o resultado obtido foi a confecção de móveis de sala, sala de jantar e quarto, depois sorteados entre as famílias dos estudantes.

A professora diz ser muito ligada ao meio ambiente e preocupada com o desperdício. “Estou sempre reciclando, reaproveitando, reutilizando tudo o que vem da natureza”, destaca. Ela ministra à comunidade cursos sobre aproveitamento de pigmentos naturais para fazer tintas que, segundo diz, “permitem que a parede respire”. Gersony reúne mais de 40 cores diferentes de pigmentos naturais, além de terras de cores variadas, que ela coleta nos lugares que visita. Conta ainda com produtos vegetais, como urucum e beterraba.

Quando se aposentar, a professora pretende abrir sua casa ao público. “Quero fazer uma galeria de artes”, revela a goiana, natural de Formosa, município a 297 quilômetros de Goiânia e a 75 de Brasília. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.