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JORNAL
Edição 123 - Ações de Inclusão na Escola
31/03/2016
 
ou

Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como Fazer?

Maria Teresa Eglér Mantoan – Editora Summus – Brasil – 2015

“Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.”


Inclusão & Educação

Maura Corcini Lopes, Eli Terezinha Henn Fabris – Editora Autêntica – Brasil – 2013

“Integrante da Coleção Temas & Educação, este livro problematiza, dentro de um panorama geral, a crescente preocupação com a inclusão no Brasil, em especial com a educação inclusiva no país. As autoras contextualizam e discutem o conceito e as políticas de inclusão, partindo de sua noção atual e emergente e buscando entendê-la como um processo datado advindo dos muitos movimentos sociais, econômicos e culturais produzidos na história da Modernidade. A obra também revela as diferenças entre inclusão, reclusão, integração e reinserção social e traz ao leitor algumas pesquisas que possibilitam a educadores aprofundar o conhecimento sobre a educação inclusiva, além de indicar outras produções sobre o tema, que contribuem para o amadurecimento dessa discussão.”


Inclusão Escolar

Leandro Osni Zaniolo, Maria Júlia C. Dall’ Acqua (Orgs) – Editora Paco Editorial – Brasil – 2012

“O livro traz observações de estudos que delineiam um panorama sobre questões vitais à formação docente e atuação pedagógica, bem como fundamentos teóricos profundamente estimulados pelo que tem sido debatido na literatura especializada na área, visando estimular iniciativas reflexivas aos professores.”


Inclusão na Prática

Rossana Ramos – Editora Summus Editorial – Brasil – 2010

“Destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais, este livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência - seja ela física, mental ou múltipla - não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia. Baseando-se em sua experiência como pioneira da inclusão no Brasil, ela desfaz diversos mitos que rodeiam o assunto. Além disso, relata casos bem-sucedidos de alunos que superaram dificuldades e, a seu modo, desenvolveram muitas habilidades - provando que, nesse trajeto, a parceria escola/pais/educadores é fundamental.”


Inclusão Escolar

Maria Teresa Eglér Mantoan, Rosângela Gavioli Prieto, Valéria Amorim Arantes (Org) – Editora Summus – Brasil – 2006

“Polêmica e controvertida, a 'Inclusão Escolar' é o tema do segundo volume da coleção Pontos e Contrapontos. As educadoras Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto discorrem sobre políticas educacionais e práticas escolares e sugerem ações para a construção da escola inclusiva. Elas abordam pontos que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.”


Inclusão e Educação

David Rodrigues – Editora Summus – Brasil – 2006

“Nesta obra, doze especialistas do Brasil e de Portugal apresentam suas perspectivas sobre o assunto, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática e tornem o espaço escolar mais democrático. Abordando temas como educação especial, formação de educadores, incorporação da cidadania à sala de aula e combate a todo tipo de preconceito, este livro lança as sementes para a verdadeira inclusão escolar.”


Inclusão – Compartilhando Saberes

Lúcia de Araújo Ramos Martins, José Pires, Gláucia Nascimento da Luz Pires, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (Orgs.) – Editora Vozes – Brasil – 2006

“A escola, desafiada a incluir todos os alunos, deve dar atenção à diversidade e à diferença, promovendo o desenvolvimento de novas atitudes e de novas formas de ação. Para que estas aconteçam, necessário se faz investir na formação - inicial e continuada - de professores para a escola da diversidade e da inclusão, razão por que instituições escolares e agências formadoras precisam assumir, de forma efetiva, consciente e responsável esse novo papel. Este livro, conta com a participação de especialistas na análise de aspectos relativos à inclusão social e escolar, é uma contribuição para que os professores possam refletir, de forma mais aprofundada, sobre as questões aqui propostas.”


Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”

Rosita Edler Carvalho – Editora Mediação – Brasil – 2014

“Com esta publicação, a autora se propõe a colocar os pingos nos 'is' nas discussões sobre inclusão escolar, defendendo a reestruturação das culturas, das políticas e das práticas escolares até então predominantemente elitistas e excludentes. Alerta que as mudanças representam um processo complexo e não ocorrem por decreto ou modismo. Para incluir um aluno com necessidades especiais nas escolas, há necessidade de se criarem mecanismos para que ele se integre social, educacional e emocionalmente com seus colegas e professores e tenha acesso pleno a uma efetiva aprendizagem.”


Escola Inclusiva – Linguagem e Mediação

Lucia Reily – Editora Papirus – Brasil – 2004

“Com a finalidade de oferecer uma fonte abrangente de informações sobre o trabalho na sala de aula inclusiva, Lucia Reily organizou, em linguagem acessível, as principais problemáticas encontradas no cotidiano de alunos com necessidades especiais matriculados na rede regular de ensino. Desse modo, o livro pretende suscitar um diálogo com a escola, ajudando o educador a ampliar suas possibilidades de trabalho.

Sabendo das dificuldades do professor, a autora proporciona um suporte para a construção de uma prática reflexiva que contemple os avanços no campo da educação especial. O eixo central da obra são os sistemas de mediação: a imagem, os recursos tridimensionais, a escrita, os sistemas de comunicação suplementar e alternativa, a língua de sinais e o braile.”


Educação Inclusiva – Aspectos Político-Sociais e Práticos

Eliana Sala, Tânia Medeiros Aciem (Orgs.) – Editora Paco Editorial – Brasil – 2013

“Este livro traz um conteúdo rico sobre Educação Inclusiva, destinado a educadores e a pais e profissionais formados e/ou em formação na área. A obra aborda a inclusão tanto no ensino fundamental quanto no ensino superior trazendo: a historicidade – com atenção especial a altas habilidades, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdocegueira; as características de uma escola inclusiva, a relevância da colaboração de especialistas para a orientação sexual e respeito à identidade de gênero; a constituição do trabalho colaborativo entre todos os docentes das escolas, sem o qual não pode haver inclusão. Os educadores poderão contar com excelente contribuição quanto às adaptações pedagógicas necessárias dentro de uma escola inclusiva.”


O que é Educação Inclusiva

Emílio Figueira – Editora Brasiliense – Brasil – 2011

“Um sistema educacional que não exclua alunos com deficiência, mas que acolha todos os alunos em um mesmo ambiente – esse é um dos desafios da educação inclusiva. O livro O que é educação inclusiva aborda esse tema tão delicado e importante, fazendo uma análise histórica da inclusão no sistema de ensino brasileiro. A questão psicológica, o projeto pedagógico e o papel do professor também são abordados. Emílio Figueira, autor do livro, é psicólogo/psicanalista e tem paralisia cerebral, além disso, é professor em cursos de educação a distância e ministra palestras sobre a educação inclusiva. Esse livro foi escrito por um profissional que vivenciou as questões da inclusão, superou as suas limitações e que é um exemplo de determinação.”


Inclusão – Muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio

Fátima Alves – Editora Wak – Brasil – 2009

“Para o bem de uma sociedade melhor, sem o ranço do preconceito, se faz necessário sempre estar atento ao tema da inclusão. Ao trazer a discussão para um enfoque multidisciplinar, Fátima Alves nos mostra que todos têm uma parcela de contribuição a oferecer. Um livro feito com emoção e doação, onde a autora, ao mesmo tempo que coloca toda a sua carga emotiva não esquece de oferecer subsídios de como podemos atuar de maneira ativa para acabarmos, ou minimizarmos, a exclusão que tanto mal faz a tudo e a todos. Escrito para pais e educadores, com uma linguagem clara e objetiva. Onde o sentimento se une à reflexão para melhor compreendermos o universo de pessoas tão especiais.”


Escola Inclusiva – A Reorganização do Trabalho Pedagógico

Rosita Edler Carvalho – Editora Mediação – Brasil – 2012

“É possível vencer os obstáculos existentes em termos da organização do trabalho pedagógico na constituição de uma escola inclusiva? Este texto é provocativo, trazendo argumentos teórico-práticos para se organizar projetos político-pedagógicos de inclusão. É uma leitura relevante também para estudantes e pesquisadores, na medida em que revela a importância da pesquisa na construção de práticas educativas de fato inovadoras, caminhos esses muitas vezes ignorados nas reformas educacionais. Como a própria autora o define, trata-se de um convite à reflexão sobre a teoria, contrapondo-se a práticas vigentes no país.”


Caminhos para a Inclusão

José Pacheco – Editora Penso – Brasil

“Organizado por José Pacheco, ex-diretor da célebre Escola da Ponte, de Portugal, este livro reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva em escolas obrigatórias desses países e tem como objetivo oferecer aos professores, pais e serviços de apoio, informações sobre práticas de educação escolar inclusiva.”


Inclusão de Pessoas com Deficiência e/ou Necessidades Específicas

Margareth Diniz – Editora Autêntica – Brasil – 2012

“Nesta obra, Margareth Diniz reflete sobre o trabalho da escola e de educadores com pessoas que apresentam deficiência ou necessidades especiais e sobre o papel que as instituições de ensino precisam assumir nesse contexto educativo. A autora revela, aqui, os principais desafios e avanços educacionais e sugere atividades que permitem a professores e professoras uma apropriação dos princípios e dos eixos da Educação Inclusiva, bem como uma aplicação desses princípios e eixos no cotidiano escolar.”


Educação para Todos – As Muitas Faces da Inclusão Escolar

Anna Maria Lunardi Padilha, Yvone Martins de Oliveira (Orgs.) – Editora Papirus – Brasil – 2013

“Essa obra trata das muitas faces da inclusão social e escolar de crianças e jovens matriculados em escolas públicas brasileiras. Como pais de crianças com deficiência veem a inclusão escolar de seus filhos? O que se destaca nos enunciados de alunos, professores e moradores de um quilombo sobre a educação formal nesse universo? Que relações estabelecer entre os processos educativos da criança cigana no acampamento e na escola? Questões como essas serviram de base para os capítulos desta obra, que procura analisar tanto aspectos do discurso oficial e das práticas educativas instituídas na escola, como as orientações produzidas no âmbito de agências internacionais. Tal é o pano de fundo no qual são delineadas algumas das faces da inclusão escolar no país, em sua relação com os processos de exclusão social.”


Educação Inclusiva – Jogos para o Ensino de Conceitos

João Serapião de Aguiar – Editora Papirus – Brasil – 2004

“Esta obra é fruto de uma experiência de pesquisa realizada com crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. O autor aborda os jogos como uma proposta metodológica de ensino de conceitos relevantes para a vida cotidiana, tendo por base a relação entre a atividade motora e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados apontam efeitos positivos, com implicações para a educação inclusiva. O livro ainda inclui um programa de jogos para esse fim.”


O Desafio das Diferenças nas Escolas

Maria Teresa Egler Mantoan – Editora Vozes – Brasil – 2008

“Este livro trata de temas que são fundamentais para dar o salto para o futuro em relação à inclusão escolar. As iniciativas educacionais aqui apresentadas testemunham o esforço dos que estão trabalhando para que as escolas sejam, de fato, ambientes inclusivos de ensino e de aprendizagem. Embora já tenhamos caminhado bastante na direção de uma escola para todos, há muitas barreiras a serem transpostas. Os textos que compõem este livro foram inicialmente produzidos para respaldar uma série de emissões do Programa 'Salto para o Futuro' da TV Educativa do Ministério da Educação, que tratou da inclusão escolar nos níveis básico e superior de ensino.”


Inclusão e Escolarização – Múltiplas Perspectivas

Cláudio Roberto Baptista (Org.) – Editora Mediação – Brasil – 2006

“Esta obra é um marco representativo no que se refere aos estudos sobre o tema. Reunindo vários estudiosos brasileiros, busca dar ênfase às análises mais atuais sobre a questão, associando-as às mudanças que têm sido implementadas no ensino regular, tanto no Brasil quanto em outros países, como na Itália e na Alemanha. Também apresenta cenas do cotidiano do atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais, ricos fragmentos de análise e de reflexão do leitor sobre os contextos escolares e a produção da diferença nesses espaços.”


Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa

Denise Meyrelles de Jesus e at al (Orgs.) – Editora Mediação – Brasil

“Reúnem-se aqui estudiosos de várias universidades brasileiras para expor suas ideias e tendências diante de questões que desafiam a escola e dão forma aos fenômenos educativos que focalizam os alunos considerados diferentes, deficientes ou com necessidades educativas especiais. Abordam, entre outras temáticas, questões que envolvem o ato de ensinar, alternativas de formação para o educador, espaços de escolarização e características do currículo em uma perspectiva inclusiva.”


Avanços em Políticas de Inclusão

Cláudio Roberto Baptista, Denise Meyrelles de Jesus (ORGS.) – Editora Mediação – Brasil

“Este livro apresenta estudos associados à configuração das políticas de inclusão escolar e da educação especial em vários municípios e estados do Brasil, trazendo aportes enriquecedores em relação ao contexto italiano e francês. Quais os impactos das reformas educacionais em curso nas dimensões política, pedagógica e administrativo-financeira no âmbito das escolas? Que efeitos produzem os programas de formação de professores? Essas e outras perguntas remetem à questão principal dos autores: avançamos em educação inclusiva?”


Ninguém é Igual a Você

Andrea Pinto Filipecki – Editora Mauad – Brasil – 2008

“Este livro serve tanto para o professor como as crianças que aprenderão que a individualidade é uma forma de respeito e aprendizado de si e do outro. Ao mesmo tempo, também conscientiza as crianças com necessidades especiais no sentido que são diferentes, e por isso mesmo, devem fazer parte da sociedade normalmente.”


A Felicidade das Borboletas

Patrícia Engel Secco – Editora Melhoramentos – Brasil

“Marcela é uma garota especial. Ela tem nove anos de idade e vai se apresentar como bailarina pela primeira vez. Está ansiosa, mas se sente segura, pois, mesmo sem enxergar, conseguiu desenvolver várias habilidades, como dançar, andar de bicicleta, nadar. Graças ao carinho e à atenção de todos, sente-se aceita e autoconfiante.” (Literatura infantil)


Alguém muito Especial

Miriam Portela – Editora Moderna – Brasil – 2002

“Tico deseja ardentemente ter um irmão. Um dia, seu desejo concretiza e o China entra em sua vida. Mas como aprender a conviver com aquele companheiro que não responde às suas brincadeiras? Aos poucos, numa linguagem que nasce do fundo do coração, que dispensa as palavras e os gestos, Tico aprende a compreender seu irmão excepcional. Surge uma bonita cumplicidade entre eles. Tico descobre que cada pessoa, por mais diferente que seja, é um universo luminoso e nos ensina a descobri-lo.” (Literatura infantil)

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