Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 124 - Xadrez na Escola
25/04/2016
 
ou

Xadrez para Crianças

Sabrina Chevannes – Editora Publifolha – Brasil – 2014 – 1ª edição

“Xadrez é um jogo fascinante, que desenvolve a concentração, o raciocínio lógico e a habilidade de traçar estratégias. A premiada enxadrista britânica Sabrina Chevannes apresenta, especialmente para os pequenos, as regras e as movimentações do jogo de maneira lúdica e criativa. Dois simpáticos personagens, Bianca e Lucas, conversam ao longo do volume sobre as curiosidades do xadrez e sua linguagem característica. As divertidas ilustrações enriquecem a edição e facilitam a compreensão dos lances. Eles contam a origem do jogo, explicam como montar o tabuleiro, qual é a função de cada peça, como movimentá-las e como atacar e proteger o rei. Também orientam sobre as normas de etiqueta durante as partidas, o sistema de contagem de pontos e o funcionamento dos campeonatos. O título propõe atividades com cada tipo de peça do xadrez, antes de começar o jogo propriamente dito, para que as crianças se familiarizem com suas movimentações do tabuleiro. Jogadas clássicas, como o ataque duplo, a cravada e o beijo fatal, entre outras, e exercícios para praticar e aprimorar as táticas complementar o aprendizado.”


No Mundo Encantado do Xadrez

Rabbith I.C.M. Shitsuka, Caleb D.W.M Shitsuka, Ricardo Shitsuka, Dorlivete M. Shitsuka – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2006 – 1ª edição

“Um livro infantil voltado à descoberta do xadrez nos seus primeiros passos, e dirigido especialmente para as crianças. As crianças entendem os primeiros movimentos de cada peça e visualizam uma por uma com a sua função e importância no jogo. Ricamente ilustrado e colorido, o livro é um primeiro estímulo ao jogo de xadrez, que mais tarde será desenvolvido oportunamente, com suas estratégias e jogadas fascinantes, estímulos ao desenvolvimento organizacional, criativo e lógico dos pequenos jogadores.”


Xadrez – Um instrumento para o professor

Isabela Ribeiro – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2010 – 1ª edição

“O xadrez pode ser utilizado como um instrumento de apoio tanto na alfabetização, quanto em todas as outras disciplinas. O jogo de xadrez é capaz de estimular as funções psicomotoras tornando-se eficiente na iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades socioafetivas tais como disciplina, atenção, criatividade e organização. Este livro pretende ajudar nesta empreitada através de exercícios.”


Xadrez Escolar – Uma Abordagem Psicopedagógica

Fátima Lúcia Bispo Santos – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2012 – 1ª edição

“Este livro nasceu a partir do desejo de articular de forma clara, objetiva e teórica a contribuição do xadrez para os processos de aprendizagem escolar e para o exercício cotidiano de valores fundamentais à educação. Baseia-se na concepção do jogo como um instrumento pedagógico que transcende a finalidade competitiva e do professor/educador como figura central na utilização do ensino e prática das atividades enxadrísticas com foco na estimulação do potencial cognitivo e na formação do sujeito. Ferramenta indispensável aos educadores que se interessam pelo xadrez escolar, oferece suporte teórico que articula a prática do jogo ao exercício de funções cognitivas envolvidas na aprendizagem formal, como memória, atenção, percepção, entre outras. Além disso, apresenta sugestões de atividades enxadrísticas e de aplicação de suas regras oficiais dentro de uma perspectiva psicopedagógica que transcende o conhecimento comum do jogo.”


Xadrez na Escola

Sylvio Rezende – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2013 – 2ª edição

"Xadrez na escola procura estabelecer uma proposta de ensino pedagógico para a aprendizagem do xadrez visando sua aplicação educacional para a implantação do xadrez nas escolas – o Xadrez Escolar – com finalidade não só de desenvolver o ensino e prática do xadrez entre escolares, mas, sobretudo, contribuir para o benefício do rendimento escolar e psicossocial do aluno.”


Xadrez Divertido

Judit Polgar – Editora Belas Letras – Brasil – 2012 – 1ª edição

“O xadrez é um jogo criativo, divertido e complexo, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. Também é um esporte antigo, jogado há mais de dois mil anos. Em ' Xadrez Divertido, No Reino dos Animais', a maior enxadrista feminina de todos os tempos, Judit Polgar, vai contar com a ajuda da bicharada para ensinar as regras do jogo. Com exercícios diferentes, rimas envolventes e desenhos divertidos, criados por sua irmã, Sofia também enxadrista profissional, Judit nos ajuda a entrar no fascinante universo do xadrez e a fazer dele uma lúdica aventura.”


Xadrez para Iniciantes

Jorge Dias Llivi Ibanez – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2012 – 1ª edição

“Esta obra aborda diversos assuntos, desde os básicos aos mais avançados, assim, é um excelente material de estudos, tanto para jogadores experientes quanto para iniciantes.

O leitor iniciante no mundo do xadrez encontrará os conceitos básicos, o movimento das peças, as leis do xadrez de acordo com a FIDE e a notação do xadrez. Por sua vez, o leitor que já conhece e pratica o jogo encontrará uma coleção de armadilhas, pequenas partidas e partidas comentadas. A obra ainda propõe mais de quatrocentos exercícios resolvidos para que o leitor pratique seus conhecimentos. Enfim, o livro contém um material de estudos completo para os amantes de xadrez.”


Ensinando Xadrez na Escola

Danilo Pastoriza – Editora Baraúna – Brasil

“Inúmeros estudos demonstram os benefícios do xadrez para todas as faixas etárias: ajuda na memória, melhora a concentração, auxilia no raciocínio lógico, entre tantos outros. Diante de tantos argumentos a favor, é de assustar o quanto o jogo é pouco incentivado nas escolas, pois são raras aquelas que contam com o xadrez na sua grade curricular e, as que contam, fazem de maneira extracurricular e não obrigatória.”


O Ensino de Xadrez na Escola

Abel Segura Fontarnau – Editora Artmed – Brasil

“Direcionado a professores do ensino fundamental e a seus alunos, este livro apresenta vários exercícios de xadrez e suas respectivas soluções, divididos de acordo com as séries escolares.”


Para Aprender e Ensinar Xadrez na Escola

Adriano Caldeira – Editora Ciranda Cultural – Brasil – 2009

“Nesta obra, o autor apresenta os princípios do jogo de xadrez. Partindo de jogadas mais simples até chegar às mais complexas, esse livro contribui para a renovação do interesse por este jogo milenar.”


A Importância do Xadrez

Rubens Filguth (Org.) – Editora Artmed – Brasil – 2007

“Buscando responder à pergunta - por que o xadrez é importante?, Rubens Filguth, mestre internacional de Xadrez, reúne neste livro autores brasileiros e estrangeiros que pensam e pesquisam a respeito do xadrez e dos benefícios decorrentes de sua prática - tanto para o desenvolvimento intelectual como para as habilidades e aptidões interpessoais.”


Xadrez – Dicas para Iniciantes

Matthew Sadler – Editora Artmed – Brasil – 2007

“Escrito por Matthew Sadler, um dos principais jogadores do mundo, este livro se destina principalmente a jogadores iniciantes e tem como objetivo o aprimoramento de seu estilo de jogo e de seus resultados práticos.”


Aprendendo Xadrez

Stefan Bernwallner – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2005

“Este livro nasceu como livro didático, fruto do trabalho que o autor vem desenvolvendo como professor de xadrez no ensino fundamental de um grande colégio. Como tal, pode ser utilizado no âmbito escolar, sendo uma opção para suprir a falta de material didático de qualidade. Mas o livro, obviamente, não é restrito ao uso escolar.

Ele é destinado também a todos que querem aprender as regras e os segredos básicos do xadrez; a pais que querem entender a novidade que o filho está trazendo para casa, e a jogadores amadores, que querem melhorar consideravelmente o seu nível de jogo.

Enfim, este livro é para todos os iniciantes e amadores interessados em xadrez, dentro e fora da escola.”


Meu Primeiro Livro de Xadrez

Augusto Tirado, Wilson da Silva – Editora Expoente – Brasil – 7ª edição

“Esta edição apresenta um acréscimo de conteúdo e revisão das edições anteriores para oferecer aos educadores e alunos um material de qualidade. Foram acrescentadas páginas com novas informações que somadas às outras poderão trazer um estímulo maior no ensino e prática do jogo. A estruturação e aspectos visuais foram melhorados e o livro está em constante aprimoramento.

‘Meu Primeiro Livro de Xadrez’ vem sendo utilizado desde sua origem em diversas escolas públicas e particulares e apresenta resultados positivos, contribuindo no ensino e em diversos projetos de implantação do xadrez no Brasil. ‘Meu Primeiro Livro de Xadrez’ apresenta o conhecimento fundamental para a aprendizagem e prática do jogo de xadrez. Os autores distribuem o conteúdo em três capítulos dividindo em três fases: o diploma do peão, o diploma da torre e o diploma do rei. Com diversos exercícios o iniciante tem a oportunidade de aprender os conhecimentos básicos de uma forma simples e interessante.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.