Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 30 - Acessibilidade e Inclusão
26/11/2009
 
ou

Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula

Maria Lúcia Castanheira – Editora Autêntica - Brasil

Em uma turma heterogênea cultural, linguística e cognitivamente, uma professora cria condições para que a diferença e a diversidade não sejam vistas como problema, como limite, como impossibilidade. Pelo contrário: nesta sala de aula, a diversidade se torna uma rica oportunidade de inclusão, de aprendizado para todos.


Inclusão Escolar - pontos e contrapontos

Valéria Amorim Arantes (organizadora) Maria Tereza Eglér Mantoan – Rosângela Gavioli Prieto - Editora Summus – 2006 - Brasil

Neste livro, as autoras abordam pontos polêmicos e controvertidos que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.


Incapacidade motora: orientações para adaptar a escola

Miguel Cardona Martin – Editora Artmed – Brasil

Esta obra apresenta sugestões para o trabalho com crianças portadoras de incapacidade motora, incluindo modelo de intervenção, propostas de materiais, de espaços e estratégias de trabalho junto aos vários profissionais envolvidos, às famílias e, sobretudo, enfocando as crianças com atenção, carinho e competência. São apresentadas sugestões e soluções, ilustradas, que podem ser aplicadas a outros ambientes.


Educação inclusiva: jogos para o ensino de conceitos

João Serapião de Aguiar - Editora Papirus - Brasil

Essa obra é fruto de uma experiência de pesquisa realizada com crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. O autor aborda os jogos como uma proposta metodológica de ensino de conceitos relevantes para a vida cotidiana, tendo por base a relação entre a atividade motora e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados apontam efeitos positivos, com implicações para a educação inclusiva. O livro inclui um programa de jogos para esse fim.


Acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns – Possibilidades e limitações

Moaci Alves Carneiro – Editora Vozes – 2ª Edição – 2008 – Brasil

Um livro sobre educação inclusiva, feito para auxiliar os educadores e instituições no trabalho diário com os alunos, no intuito de universalizar a escola e planejar o progresso de inclusão social. Essa obra faz parte da coleção Educação Inclusiva.


O desafio das diferenças nas escolas

Maria Tereza Egler Mantoan (Org.) - Petrópolis /RJ: Editora Vozes, 2ª Edição - 2009

As iniciativas educacionais apresentadas neste livro testemunham o esforço dos que estão trabalhando para que as escolas sejam, de fato, ambientes inclusivos de ensino e de aprendizagem. Os textos que compõem este livro foram inicialmente produzidos para respaldar uma série de emissões do Programa Salto para o Futuro, da TV Escola do Ministério da Educação, que tratou da inclusão escolar nos níveis básico e superior de ensino.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.