Cleo Fante – Editora Verus – Brasil
O livro tem como objetivo despertar autoridades educacionais, educadores, pais, alunos e a sociedade em geral para o assunto, muitas vezes encoberto nas escolas. Embora ofereça um panorama mundial sobre o problema, a autora destaca a realidade vivida hoje no Brasil e apresenta um programa inédito e extremamente prático a ser aplicado nas escolas, que já vem sendo desenvolvido em alguns estabelecimentos de ensino, com sucesso.
Marie-Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor - Editora Artmed – Brasil
Com o objetivo de discutir e apresentar alternativas para enfrentar o problema do bullying, esta obra reúne conhecimento psicológico e experiência educacional, oferecendo uma abordagem bem-sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais. O texto é complementado com inúmeras atividades e estratégias de fácil implementação, acompanhadas de programas apropriados para o trabalho nas escolas.
Jane Middelton-Moz e Mary Lee Zawadski – Editora Artmed – Brasil
Em um dos poucos títulos a explorar o bullying, da infância à idade adulta, as autoras deste livro oferecem uma valiosa ajuda: usam estudos de caso sobre os bullies e suas vítimas para chegar ao centro do problema, examinando os aspectos de hostilidade explícita e proporcionando um plano para dar um fim a ele.
Alessandro Constantini – Itália Nova Editora – 2004 - Brasil
Bullying é um tipo de comportamento ligado à agressividade física, verbal ou psicológica e vem sendo estudado na Europa há dez anos, logo após ter sido evidenciada sua correlação com o suicídio de adolescentes. A comunicação e a afetividade são os únicos instrumentos eficazes para a aproximação entre adultos e adolescentes e devem ser usados para enfrentar e prevenir um fenômeno em expansão entre jovens de todo o mundo. Com este livro, Alessandro Costantini orienta pais e professores naquilo que mais os assusta e preocupa: uma adolescência problemática.
Pedrinho Guareschi e Michele Reis da Silva (organizadores) – Editora Mundo Jovem – 2007 - Brasil
Este livro procura desvendar as causas e origens do fenômeno chamado bullying, partindo da conceituação. Faz uma análise das relações entre os seres humanos, dá exemplos concretos, propõe atitudes para prevenção, sugere atividades e subsídios para estudo e debate sobre o assunto.
Carolina Giannoni Camargo – Editora All Print - Brasil
É uma obra prática que permite aos pais e professores conhecerem de forma bem completa o que é o bullying, como identificar vítimas e agressores e como ajudar os envolvidos nesta violência. Traz ainda uma reflexão sobre a educação de nossos filhos ou alunos frente ao complexo mundo em que vivemos e também sobre nosso papel, como educadores, na diminuição dos casos de bullying.
Cleo Fante e José Augusto Pedra – Editora Artmed - 2008 - Brasil
O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo e é causa de grande sofrimento. Como conseqüências, encontram-se o comprometimento da saúde emocional, da qualidade das relações interpessoais, da construção da cidadania e, principalmente, da ruptura no processo educacional, podendo ser apontado como uma das causas dos elevados índices de evasão e retenção escolar no país.
Luis Dill – Editora Cia das Letras - Brasil
Dante é novo na escola. Vem de um bairro mais pobre, gosta de ler A divina comédia, de Dante Alighieri, e alimenta uma paixão secreta. Logo a aparência dele e sua classe social viram combustível para o riso dos colegas. A perseguição se torna sistemática e ganha força no ciberespaço, onde, no confortável anonimato de uma comunidade na internet, inúmeros jovens ridicularizam e hostilizam Dante. O que era para ser apenas 'brincadeira' de adolescentes ganha dimensões trágicas, extravasa o âmbito virtual e se instala como ameaça concreta. As conseqüências serão devastadoras.
Louis Sachar – Editora Record – 2006 – 1ª edição
Todos evitam sentar perto de Bradley Chlakers na sala de aula. Ele é brigão, faz brincadeiras de mau gosto e ameaça bater até nas meninas! Nem mesmo sua professora agüenta mais seu péssimo comportamento. Ele não faz dever de casa, só tira notas baixas, já repetiu de série e tem uma imaginação muito fértil para contar mentiras. Quando um novo aluno entra na escola e se oferece para ser seu amigo, Bradley não consegue acreditar que alguém possa gostar dele. Mas, em pouco tempo, seu comportamento hostil acaba por afastar seu novo amigo, o que só acaba diminuindo sua auto-estima. Seu desempenho nas aulas também acaba levando-o para a sala da nova orientadora da escola, uma jovem dinâmica, carinhosa, competente e engraçada. Ela acha Bradley um menino inteligente e generoso e sabe que ele poderia mudar se ao menos não tivesse medo de tentar. Algumas vezes, o mais difícil é acreditar em si mesmo...
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!