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JORNAL
Edição 53 - Educação Profissional e Tecnológica
05/04/2011
 
ou

Educação Profissional no Brasil

Silvia Maria Manfredi – Editora Cortez – Brasil

Este livro constrói um retrato da educação profissional do Brasil contemporâneo, tomando como ponto de partida as relações e tensões entre trabalho, escola e profissionalização, vistas de uma perspectiva histórico-sociológica. Faz breve recuperação histórica das concepções e práticas que marcaram o desenvolvimento da educação profissional na sociedade brasileira, desde o período da colonização até nossos dias. Além de elaborar uma radiografia das iniciativas de educação profissional na atualidade, mostra que a educação se efetiva nos diversos espaços da sociedade, extrapolando o âmbito puramente escolar.


Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo

Jaqueline Moll & colaboradores – Editora Artmed – Brasil

Este livro aborda os desafios, as tensões e as possibilidades da educação profissional e tecnológica e aponta para uma relação fecunda entre Estado e sociedade. Organizado em blocos temáticos que apresentam os campos do debate da EPT contemporânea, tais como educação básica e a EPT, novas institucionalidades e novos perfis de formação, atores sociais da EPT, além de um amplo debate com ponderações históricas e conceituais sobre políticas, financiamento, técnica e tecnologia.


Educação Tecnológica

Mírian P.S. Zippin Grinspun (Org.) - Editora Cortez – Brasil

O objetivo deste livro é dicutir a relação educação e tecnologia presente na dimensão de uma educação tecnológica. A partir de uma visão interdisciplinar, e procurando levantar o estado da arte desta área educacional, o estudo se apresenta com dois aspectos fundamentais: o primeiro refere-se às bases da tecnologia, privilegiando-se o campo filosófico e histórico com ênfase na questão da ética, tecnologia e sociedade; o segundo aspecto evidencia dados referentes a um saber-fazer, relacionando à educação a tecnologia.


Educação Profissional e a Lógica das Competências

Fernando Fidalgo, Maria Auxiliadora M. Oliveira, Nara L. R. Fidalgo (Org.) – Editora Vozes - Brasil

Um livro centrado na educação profissional e na lógica das competências, no qual os autores expõem através de artigos, os resultados de muitas investigações científicas.


Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal

Maria Laura P. Barbosa Franco, Luís Pardal, Alexandre Ventura, Carlos Dias - Editora Autores Associados – Brasil

Este livro é resultado de pesquisa realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, juntamente com o Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.

Respeitadas as especificidades das políticas implementadas por países diferentes, o livro descreve e interpreta os projetos legais e normativos referentes a esse nível de ensino, iluminando o conhecimento necessário sobre a lógica interna e a racionalidade de ambos os sistemas de ensino.


O Ensino de Ofícios Artesanais e Manufatureiros no Brasil Escravocrata

Luiz Antônio Cunha – Editora Unesp – Brasil

Esta obra demonstra como a escravidão determinou o desprezo pelos "ofícios mecânicos" no Brasil na época do Brasil Colônia e Império, quando, após a abolição da escravatura, ninguém queria exercer atividades consideradas "coisas de escravos". Assim, a aprendizagem de ofícios acabou sendo imposta a quem não tinha meios de resistir, reforçando esse desvalor. Apresenta uma análise das instituições dedicadas ao ensino de ofícios: liceus de artes e ofícios, arsenais militares, asilos, propiciando ao leitor conhecer as propostas dos intelectuais do Império a respeito da aprendizagem profissional e seus esperados efeitos moralizantes. (Co-edição: Flacso)


O Ensino de Ofícios nos Primórdios da Industrialização

Luiz Antônio Cunha – Editora Unesp – Brasil

O ensino de ofícios industriais e manufatureiros passou a ser defendido como um dos meios de integração do proletariado na sociedade moderna, durante as primeiras décadas do Brasil republicano. As escolas profissionais buscaram os jovens que tivessem vocação e aptidão para os ofícios manuais. Passou-se à aprendizagem sistemática (ao taylorismo), em substituição à aprendizagem espontânea (como o artesanato). O autor

analisa as iniciativas públicas e privadas, confessionais e laicas de criação de instituições de ensino de ofícios, incluindo as que prepararam o caminho para as atuais. (Co-edição: Flacso)


O Ensino Profissional na Irradiação do Industrialismo

Luiz Antônio Cunha – Editora Unesp – Brasil

Esta obra aborda a origem e o desenvolvimento até a atualidade dos segmentos da educação brasileira com relação ao "Sistema S" (Senai, Senac, Sesi e Sesc) e à rede federal de escolas técnicas. Juntamente com os títulos O Ensino de Ofícios Artesanais e Manufatureiros no Brasil Escravocrata e O Ensino de Ofícios nos Primórdios da Industrialização, integra a trilogia que faz minucioso levantamento histórico da educação profissional no Brasil desde o período escravocrata até o ensino profissional na virada do século. (Co-edição: Flacso)


Saberes docentes e formação profissional

Maurice Tardif - Editora Vozes – Brasil – 2002 – 7ª Edição

O livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões européias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência. Também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.


Educação Profissional: caminhos na formação do professor

Cleia Maria da Luz Rivero e Waldemar de Oliveira Jr (Org.) - Editora Unimep – Brasil

Composta por análises de experiências vivenciadas com a formação pedagógica de bacharéis, com atuação como técnicos e instrutores de ensino nas escolas de educação profissional do ensino médio, a presente coletânea é uma oportunidade de reflexão expressiva a respeito da certificação desses profissionais que, amparados em dispositivos legais, descobrem o caminho que lhes permita, de técnicos/instrutores de ensino, tornarem-se professores/educadores.

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