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JORNAL
Edição 60 - Alfabetização
22/09/2011
 
ou

Os Segredos da Alfabetização

Maria Fernandes – Editora Cortez – Brasil – 2008 – 1ª edição

A criança descobre o mundo letrado pensando, formulando hipóteses, expressando idéias e sentimentos, enfim, apropriando-se de conhecimentos que permitem a comunicação com seus semelhantes na realidade em que vive. A proposta deste livro fundamenta-se em discussões e pesquisas atuais que direcionam para um trabalho de construção da linguagem. O objetivo é o letramento, ou seja, desenvolver vivências de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais e reflexão sobre o funcionamento do sistema linguístico.


Alfabetização: a Criança e a Linguagem Escrita

Cláudia Maria Mendes Gontijo – Editora Autores Associados – Brasil

O livro, fruto de um trabalho de pesquisa, analisa e discute o processo de apropriação da linguagem escrita em crianças na fase inicial de alfabetização escolar. É uma referência importante para os pesquisadores que se dedicam a estudar os processos de ensino e aprendizagem da linguagem escrita, para os professores alfabetizadores e para estudantes das diversas áreas (psicologia, letras e pedagogia) que têm auxiliado a compreensão da alfabetização.


Letramento: um tema em três gêneros

Magda Soares – Editora Autêntica – Brasil

O leitor pretendido para este livro é aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema – letramento – em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circunstâncias, para três tipos diferentes de leitores.


Reflexões sobre Alfabetização

Emília Ferreiro – Editora Cortez – Brasil – 2009 – 25ª edição

Emilia Ferreiro descobriu e descreveu a "psicogênese da língua escrita" e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Ela desloca a investigação do "como se ensina" para "o que se aprende". O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. Essa mudança conceitual sobre a alfabetização acaba levando a mudanças profundas na própria estrutura escolar.


Aprender a Ler e a Escrever: uma Proposta Construtivista

Ana Teberosky & Teresa Colomer – Editora Artmed – Brasil – 2002 – 1ª edição

A obra mostra a história de como crianças de cinco ou seis anos aprendem a ler e a escrever e de como os demais personagens e o cenário intervêm na aprendizagem da leitura e da escrita. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista proporciona reflexões e propostas importantes para os educadores favorecerem o diálogo educativo, no qual as crianças, os adultos e os materiais constituem um triângulo no qual cada parte contribui para construir a trama desta história.


A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores

L. S. Vigostsky – Editora Martins Fontes – Brasil – 2007

Há muito tempo o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotski é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. Esta obra vem suprir grande parte dessa falha. Trata-se de uma seleção dos ensaios mais importantes de Vigotski.


Alfabetizar e Letrar: um Diálogo entre a Teoria e a Prática

Marlene Carvalho – Editora Vozes – Brasil

Por que muitas professoras consideram difícil ensinar a ler? Que diferença existe entre ser alfabetizado e ser letrado? Que textos escolher para as crianças? Por que é tão difícil o diálogo entre pesquisadores universitários e professores do ensino fundamental? Estas são algumas das questões abordadas nessa obra. A autora argumenta que é possível alfabetizar crianças e adultos, isto é, ensinar-lhes o código alfabético, e, ao mesmo tempo, com a mesma ênfase, convidá-los a participar da aventura do conhecimento implícita no ato de ler.


Alfabetização no Brasil: Questões e Provocações da Atualidade

Ezequiel Theodoro da Silva (Org.) – Editora Autores Associados – Brasil – 2007 – 1ª edição

Os autores desta obra são estudiosos que vêm, há bastante tempo, se dedicando ao estudo sério e rigoroso da alfabetização e do letramento. Todos eles, indistintamente, sabem muito bem que conduzir pedagogicamente uma criança para o mundo da escrita nos dias de hoje não é tarefa das mais fáceis e que, por isso mesmo, o condutor (professor) necessita de uma síntese permanente de conhecimentos provindos de diferentes áreas, além de uma sensibilidade - ou aconchego - muito grande quando das interações com as crianças nos passos da alfabetização.


A formação do símbolo na criança

Jean Piaget – Editora LTC – Brasil - 2010

A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível.


Alfabetização em Processo

Emília Ferreiro – Editora Cortez – Brasil – 2004 – 15ª edição

A autora aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma série de hipóteses elaboradas através da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivencias externas mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.


Problema de Aprendizagem na Alfabetização e Intervenção Escolar

Maria Irene Miranda – Editora Cortez – Brasil – 2008 – 1ª edição

O livro apresenta-nos uma imagem viva de escola e de seus vários processos. Por seu intermédio, acompanhamos o desenvolvimento intelectual dos alunos na leitura e na escrita, com seus avanços, suas continuidades e rupturas. Não estamos diante de figuras abstratas ou idealizadas: seus alunos e professores, pessoas como tantas outras, foram os protagonistas dessa história. Tudo isso faz com que esse trabalho tenha voz própria. Ele nos convida ao risco, a assumir nossa responsabilidade na tarefa de organizar deliberadamente as aprendizagens das novas gerações, considerando sempre o passado e o futuro.


Os Processos de Leitura e Escrita

Emília Ferreiro e Margarita Gomes Palácio - Editora Artmed – Brasil

A abordagem interdisciplinar extremamente esclarecedora deste livro é decorrência da reunião inédita de importantes especialistas mundiais.


Desenvolvimento da Escrita - 100 Propostas Práticas para o Trabalho com Crianças de Seis Anos

Geraldo Peçanha de Almeida – Editora Wak – Brasil – 2008 – 1ª edição

Com a regulamentação do ensino fundamental de nove anos, passamos a incluir na escola fundamental a criança de seis anos de idade, antes pertencente à educação infantil. Desta forma, muitos professores que só atuavam com crianças mais velhas ficaram sem textos que apresentem metodologias específicas para o trabalho pedagógico com leitura e escrita nesta faixa de idade. Este livro apresenta um leque de sugestões a esses professores.


Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita – Método Fônico para Tratamento

Geraldo Peçanha de Almeida – Editora Wak – Brasil – 2010 – 2ª edição

Este livro é rigorosamente metodológico, estruturado e formatado para atender especificamente os alunos com características médias ou acentuadas de aprendizagem na leitura e na escrita. Trata-se de uma possibilidade fônica, ou seja, não é um método global de alfabetização, porque ele não parte do texto e das ideias que são apresentadas ali para posterior desmembramento e trabalho por parte de alunos e professores. É um método pensado para atender crianças e adultos que fogem ao padrão regular de aprendizagem. Isto quer dizer que todas as atividades aqui propostas irão partir de um princípio que deverá ser desencadeado e desenvolvido gradativamente pelos professores.


Diário de uma Alfabetizadora

Bárbara Freitag – Editora Papirus – Brasil – 2009 – 4ª edição

Esse livro relata o dia a dia de um processo de alfabetização realizado em condições peculiares. Maria, cozinheira, analfabeta do interior brasileiro, e Bárbara, socióloga, professora universitária, uma alfabetizadora improvisada. Com tais características o processo de alfabetização apresenta alguns entraves, mas, apesar deles, a alfabetização é um sucesso.

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