Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 60 - Alfabetização
22/09/2011
 
ou

A não violência é tema de projeto de professora do Paraná

A carência de heróis no mundo foi discutida na sala de aula

A carência de heróis no mundo foi discutida na sala de aula

Autor:Arquivo da escola


Há 25 anos no magistério, Ângela Loss Machado sempre gostou de ensinar e sua experiência inclui ensino fundamental, médio e superior. Formada em letras e em educação física, com pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos e em Processo Ensino-Aprendizagem, atualmente ela dá aulas de português e inglês no Colégio Estadual Santa Maria, na Colônia Dona Luiza, em Ponta Grossa (PR), para alunos das séries finais do fundamental (6º ao 9ºano).

Seu amor ao magistério começou quando ainda era era muito jovem e cursava o antigo ginásio em um colégio interno. “Quando ia para a casa de meus pais, numa localidade chamada Lagoa Seca, próximo a Guarapuava, resolvi dar aulas”. Então, seu pai, que era gerente de uma serraria, arrumou uma casa desocupada com bancos e mesas simulando uma sala de aula. Também providenciou tudo o que era necessário, como quadro-negro, giz, cadernos e lápis.

Durante os períodos de férias, Ângela e sua irmã davam aulas para os filhos dos empregados da serraria e não se esqueciam de oferecer a merenda escolar. Eram bolachas e balas que compravam na conta do pai. “Chegamos a alfabetizar algumas crianças que tinham a mesma idade ou eram maiores que nós”, relembra.

Professora apaixonada pelo seu trabalho, Ângela desenvolveu, recentemente, o projeto multidisciplinar Um jeito diferente de educar, tendo como objetivo principal estimular a cultura da não violência além de proporcionar uma atividade recreativa aos alunos.

A ideia foi levar os alunos ao cinema, já que muitos deles nunca tinham ido assistir a um filme. Foram, então, assistir Capitão América, por ser um filme de ação e aventura. Como tarefa, comentaram sobre a carência de heróis em um mundo tão conturbado.

“Propomos a seguinte pergunta: Se você fosse herói o que combateria? E o que defenderia?”, conta Ângela, que ficou surpresa com as respostas interessantes que surgiram: defenderia a Lei Maria da Penha, a escola pública, os idosos,a igualdade... e combateria a corrupção, a pedofilia, a imoralidade, a prostituição, as drogas...

“Fiquei surpresa e ao mesmo tempo triste ao ver como que essas crianças e adolescentes convivem e se preocupam”, diz a professora. Ela enviou seu projeto para compartilhar com os leitores do Jornal do Professor. Leia abaixo.

Colégio Estadual Santa Maria

Ensino Fundamental e Médio

Rua Corruíra, s/n – Colônia Dona Luiza - colsanta@ig.com.br

1. Projeto Pedagógico Extra Classe: Um jeito diferente de educar

2. Local: Cine Lumiere

3. Data: 15/08/2011 – Segunda-feira

4. Horário e local: Saída: 7h30min (Em frente ao Colégio Estadual Santa Maria)

Previsão de retorno: 11h30min

5. Disciplina: Multidisciplinar

6. Justificativa:

Ultimamente, a frequência de episódios de violência na escola tem chamado a atenção dos governos e da sociedade. É um tema muito debatido entre os que estão mais diretamente envolvidos com o mundo da educação. A violência na escola caracteriza-se por atos de indisciplina, brigas, agressões, intimidações, depredações do patrimônio, etc.

Por isso, as escolas necessitam constantemente de inovações para complementar o trabalho pedagógico e tentar minimizar essa questão tão lamentável envolvendo os jovens e adolescentes.

Desta forma está sendo proposta esta aula passeio que englobará diversas disciplinas como língua portuguesa, inglês, história, ciências, sociologia, artes, filosofia entre outras, pois serão realizadas várias atividades sobre o filme em questão, a partir do qual muitas curiosidades e atitudes poderão ser exploradas.

7. Objetivos

Oferecer aos educandos subsídios para explorar diferentes atitudes, analisando de forma crítica e reflexiva, a ação de combater / defender.

Fortalecer a necessidade de mudanças de atitudes na forma de perceber, comunicar e agir diante das dificuldades.

Entender a violência, sua causa, suas consequências e os fatores que a mantêm.

Perceber que a não-violência é um processo de pequenas e contínuas transformações que se integram as nossas experiências e aprendizagens anteriores.

Observar que, muitas vezes, movidos por um desejo, por um desafio, pela busca de significados para a nossa existência, pela necessidade de crescimento e de reconhecimento, agimos involuntariamente com violência.

Esclarecer que a raiva e os sentimentos negativos são sinalizadores importantes de que a mudança é necessária, pois o desequilíbrio nos leva a atitudes e comportamentos agressivos.

Estimular o desenvolvimento da solidariedade com ações úteis e benéficas para nossas vidas.

Produzir ações reais em prol da cultura da não violência.

Utilizar a leitura cinematográfica e debater temas relacionados à educação, violência, liderança, relações humanas.

Mobilizar um maior envolvimento dos alunos nas atividades em defesa da construção de uma cultura da Paz, que é o foco principal discutido a partir deste clássico do cinema.

7. Público Alvo

Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Santa Maria.

8. Avaliação

Será feita através de trabalhos como discussões com registros escritos, desenhos, colagem e também repasse àqueles que não tiveram oportunidade de participar da aula passeio.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.