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JORNAL
Edição 71 - Ações de Sustentabilidade
04/05/2012
 
ou

A Escola Sustentável

Lúcia Legan - Editora Imprensa Oficial – Brasil – 2007 –2ª edição

O livro tem como objetivo convencer o leitor, especialmente crianças e jovens, de que é preciso plantar para a nossa nutrição, e salvar a Terra para a alimentação das gerações futuras. A tarefa, segundo o autor, cabe aos professores, para quem a obra é um grande passo para saber o que e como ensinar.


Carta da Terra na Educação

Moacir Gadotti – Editora Instituto Paulo Freire – Brasil – 2010 – 1ª edição

Paradigma da sustentabilidade implica na construção de novos valores, conhecimentos e aprendizagens. No esforço de comunicar, sensibilizar, mobilizar e formar a comunidade de vida do planeta, o papel da educação ambiental tem se acentuado desde a década de oitenta. A Carta da Terra emerge como uma declaração de princípios éticos e valores fundamentais para a construção de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica. Ela inspira todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada; ela nos desafia a examinar nossos valores e princípios éticos.


Alfabetização Ecológica

Fritjof Capra e outros – Editora Cultrix – Brasil – 2007 – 1ª edição

Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser 'ecologicamente alfabetizadas'. O conceito de 'alfabetização ecológica', inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação ambiental como disciplina escolar.


Pedagogia da Terra

Moacir Gadotti – Editora Peirópolis – Brasil

O livro nos revela a Terra como um novo paradigma. A Terra vista como uma única comunidade para reorientar a prática pedagógica. O autor, filósofo da educação, aborda categorias e conceitos filosófico-pedagógicos, oferecendo inúmeros exemplos concretos de experiências que os incorporam, sugestões de leitura, bem como questões para reflexão e aprofundamento dos temas transdisciplinaridade, sustentabilidade, virtualidade, cidadania planetária, ética, globalização, mundialização etc.


Criando Habitats na Escola Sustentável

Lucia Legan – Editora Imprensa Oficial – Brasil – 2010 – 1ª edição

Esta obra dá aos educadores as ferramentas necessárias para criar um vasto currículo em meio ambiente, cativando estudantes em atividades divertidas e práticas na sala de aula ao ar livre. Não existe criança que não possa fazer diferença nas questões que vão dominar o futuro de todos os brasileiros.


Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em Transformação

André Trigueiro – Editora Globo – Brasil

A obra reúne uma seleção de artigos, entrevistas e comentários do jornalista. Alguns dos principais temas da atualidade - aquecimento global, água, biodiversidade, consumo irracional dos recursos naturais, lixo, energia, meio ambiente nas cidades - aparecem em lugar de destaque, com a preciosa colaboração de especialistas convidados pelo autor para comentar os assuntos abordados. O livro apresenta soluções para vivermos num mundo autosustentável, procurando despertar a sociedade para a importância do debate de questões que estão intrinsecamente relacionadas ao modelo socioeconômico em que estamos imersos.


Saber Ambiental – Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder

Enrique Leff – Editora Vozes – Brasil

Este livro é um olhar para a emergência e construção de um saber que ressignifica as concepções do progresso, do desenvolvimento e do crescimento sem limites, para configurar uma nova racionalidade social, com ressonâncias no campo da produção e do conhecimento, da política e das práticas educativas.


Meio Ambiente no Século 21

André Trigueiro (Coord.) – Editora Autores Associados – Brasil – 2005 – 4ª edição

Neste início de século 21, em que a humanidade enfrenta o esgotamento dos recursos naturais do planeta, 21 autores foram desafiados a explicar como a questão ambiental se insere em respectivas áreas de conhecimento.


Educação Ambiental – Princípios e Práticas

Genebaldo Freire Dias – Editora Gaia – Brasil – 2004 – 9ª edição

Este livro reúne as informações básicas conceituais sobre a Educação Ambiental, faz um histórico de suas atividades pelo mundo, sugere mais de cem atividades para sua prática, fornece subsídios para a ampliação dos conhecimentos sobre a área e expõe as diferentes formas legais de ação individual e comunitária que possibilitam um exercício de cidadania, visando uma melhor qualidade de vida. Trata-se de uma obra inovadora pelo seu pioneirismo como documento para estudiosos e leigos, posicionando a EA como instrumento de busca da harmonia racional e responsável entre o homem e o seu meio ambiente.


Desenvolvimento Sustentável – Que bicho é esse?

José Eli da Veiga & Lia Zatz – Editora Autores Associados – Brasil – 2008 – 1ª edição

A obra aborda algumas das grandes questões da ciência na atualidade, sem palavras difíceis ou jargões. No mundo da ciência, busca-se evidências e, enquanto não se consegue uma resposta definitiva, formula-se hipóteses. Assim, os autores nos apresentam algumas dessas hipóteses segundo a visão dos otimistas e dos pessimistas.


Dilemas e Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Elimar Pinheiro do Nascimento (Org.) – Editora Garamond – 2007 – 1ª edição

Este livro é fruto de um debate entre os maiores especialistas em desenvolvimento sustentável sobre a forma de fazer um país crescer, ao mesmo tempo beneficiando sua população e conservando suas riquezas naturais.

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