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JORNAL
Edição 71 - Ações de Sustentabilidade
04/05/2012
 
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Professora compartilha experiência de implantação de laboratório de ensino de matemática em MG

As variadas atividades realizadas no LEM atraem os estudantes

As variadas atividades realizadas no LEM atraem os estudantes

Autor:Arquivo pessoal


A professora Renata Rodrigues de Matos Oliveira compartilha com os leitores do Jornal do Professor algumas informações sobre o projeto para a implantação do primeiro laboratório de ensino de matemática da Rede Municipal de Ensino de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Renata desenvolveu o projeto em 2010, na Escola Vereador Jose Ferreira Aguiar, em conjunto com a professora Fernanda Rodrigues Alves Costa.

Formada em matemática, Renata tem especialização em matemática aplicada e em ciências por investigação. Com oito anos de magistério, leciona nas escolas José Ferreira Aguiar e Professor Hilton Rocha. A professora Fernanda está no magistério há dez anos. Também formada em matemática, é aluna do mestrado em matemática na Universidade Federal de São João Del-Rei.

De acordo com Renata, o projeto foi desenvolvido devido ao baixo índice dos estudantes nas provas sistêmicas e nas escolares, bem como pelo desinteresse apresentado pelos alunos em relação à disciplina matemática. Ela explica que o laboratório de matemática proporciona aos estudantes um ambiente favorável para construção de conceitos, procedimentos e habilidades matemáticas; estimula a criatividade, além de incentivar alunos e professores a participar de eventos para troca de experiências e aprimoramento dos princípios e concepções da educação matemática.

O projeto foi inserido na Proposta Político Pedagógica da escola e a carga horária de matemática foi ampliada de três para quatro aulas, sendo uma partilhada com ciência, possibilitando o atendimento quinzenal no laboratório. O local dispõe de um quadro de informes e curiosidades, sólidos geométricos em acrílico, armários e prateleiras para jogos, materiais didáticos e instrumentos de medição, além de computador, impressora, scanner, TV, DVD, retroprojetor e mesas redondas. São atendidos, atualmente, 730 estudante diretamente no laboratório e 200 indiretamente.

Com a implantação dessa proposta de trabalho foi possível perceber alguns avanços, dentre eles: organização de oficinas de confecção de jogos com material alternativo (participação de pais, ex-alunos e voluntários); rede de trocas entre professores; participação e premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na feira municipal de ciências e tecnologia.

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