A professora Renata Rodrigues de Matos Oliveira compartilha com os leitores do Jornal do Professor algumas informações sobre o projeto para a implantação do primeiro laboratório de ensino de matemática da Rede Municipal de Ensino de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Renata desenvolveu o projeto em 2010, na Escola Vereador Jose Ferreira Aguiar, em conjunto com a professora Fernanda Rodrigues Alves Costa.
Formada em matemática, Renata tem especialização em matemática aplicada e em ciências por investigação. Com oito anos de magistério, leciona nas escolas José Ferreira Aguiar e Professor Hilton Rocha. A professora Fernanda está no magistério há dez anos. Também formada em matemática, é aluna do mestrado em matemática na Universidade Federal de São João Del-Rei.
De acordo com Renata, o projeto foi desenvolvido devido ao baixo índice dos estudantes nas provas sistêmicas e nas escolares, bem como pelo desinteresse apresentado pelos alunos em relação à disciplina matemática. Ela explica que o laboratório de matemática proporciona aos estudantes um ambiente favorável para construção de conceitos, procedimentos e habilidades matemáticas; estimula a criatividade, além de incentivar alunos e professores a participar de eventos para troca de experiências e aprimoramento dos princípios e concepções da educação matemática.
O projeto foi inserido na Proposta Político Pedagógica da escola e a carga horária de matemática foi ampliada de três para quatro aulas, sendo uma partilhada com ciência, possibilitando o atendimento quinzenal no laboratório. O local dispõe de um quadro de informes e curiosidades, sólidos geométricos em acrílico, armários e prateleiras para jogos, materiais didáticos e instrumentos de medição, além de computador, impressora, scanner, TV, DVD, retroprojetor e mesas redondas. São atendidos, atualmente, 730 estudante diretamente no laboratório e 200 indiretamente.
Com a implantação dessa proposta de trabalho foi possível perceber alguns avanços, dentre eles: organização de oficinas de confecção de jogos com material alternativo (participação de pais, ex-alunos e voluntários); rede de trocas entre professores; participação e premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na feira municipal de ciências e tecnologia.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!