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JORNAL
Edição 88 - Educação Infantil
13/06/2013
 
ou

Educação Infantil – Fundamentos e Métodos

Zilma Ramos de Oliveira – Editora Cortez – Brasil – 2010 – 7ª edição

Este livro aborda aspectos que historicamente têm orientado a ideia de quais seriam as funções da creche e da pré-escola enquanto instituições de atendimento e educação de crianças pequenas e de como o cotidiano delas deva ser organizado. Destaca elementos para a construção de uma proposta pedagógica por parte das instituições infantis com base numa visão de desenvolvimento como processo sociocultural que envolve a criança como um todo na interação com parceiros diversos em ambientes simbolicamente estruturados e com base no reconhecimento da importância de um trabalho com as famílias na promoção do direito das crianças à infância.

 


Projetos e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2012 – 1ª edição

Este livro tem como proposta sugerir projetos exitosos para a educação infantil, a maior parte dos mesmos experimentados ou analisados pelo autor em mais de quarenta anos como diretor de escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além destes, inclui-se inúmeros outros projetos estudados e muitas vezes observados em escolas de outros países que representam referências pela atenção e cuidado com que trabalham a infância.

 


Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

Maria Carmen Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn – Editora Penso – Brasil – 2007

As autoras colocam a pedagogia de projetos, na qual a criança é o ator por excelência, no centro do processo educacional.

 


Os Fazeres na Educação Infantil

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitoria, Adriano Gosuen, Ana Cecília Chaguri – Editora Vozes – Brasil – 2009 – 11ª edição

O livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com crianças em creches e pré-escolas. Os temas abordados são: alimentação, higiene, materiais didáticos, brinquedos, afetos e desafetos, limites, disciplina, medos, brigas etc.

O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças.

 


Aprender e Ensinar na Educação Infantil

Eulália Bassedas, Teresa Huguet, Isabel Solé – Editora Penso – Brasil – 1999

Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como fazê-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.

 


Interações, Brincadeiras e Valores na Educação Infantil

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2012

Neste livro não são propostas apenas por seu valor lúdico e socializante, embora essa razão, por si só, tivesse seu mérito. Mas, para além da interação que proporcionam, o autor acrescenta-lhes importantes subsídios para fomentar debates após cada atividade, perguntas para reflexão, argumentação, meditação e internalização das falas em vista do crescimento, do aprendizado e do aperfeiçoamento integral dos alunos.

 


Interações – Diálogos com as Inquietações dos Educadores da Primeira Infância

Clélia Cortez, Joska Ailine Baroukh – Editora Edgard Blucher – Brasil – 2012

Este livro foi tecido e m conversas com educadores de creche de vários lugares do país sobre suas dúvidas, questionamentos e inquietações. De conversa em conversa, de laçada em laçada, o conhecimento foi sendo ampliado e aprofundado, tecido a muitas mãos! Qual a melhor maneira de apoiar os professores, senão estabelecer um diálogo franco e direto em que as dúvidas possam aparecer para serem discutidas?

 


Imaginação e Criação na Infância

L.S. Vigotski – Ana Luísa B. Smolka (Org) – Editora Ática - Brasil

Nesta obra, Vigotski destaca a importância do trabalho pedagógico no sentido de criar condições e formas para que as crianças possam participar da cultura. Assim, salienta a capacidade da criança de conservar a experiência vivida e ao mesmo tempo transformá-la. Ao questionar os significados mais comuns do termo imaginação, ressalta as funções e as características da atividade criadora para a existência humana. Analisa as relações entre imaginação e realidade e mostra como a imaginação se apoia na experiência; como a experiência se apoia na imaginação; como a emoção afeta a imaginação e como a imaginação provoca emoções.

 

 

 


Só Brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil

Janet R. Moyles – Editora Artmed – Brasil

A autora oferece uma justificação completa para incluir o brincar no currículo da educação infantil e das séries iniciais e propõe formas efetivas de utilização do brinquedo no desenvolvimento integral das capacidades das crianças. A obra inclui temas como: O Brincar e a Aprendizagem; O Brincar Com e Por Meio da Linguagem; Resolvendo Problemas pelo Brincar; O Brincar e a Criatividade.

 


Atividades para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Kacianni Ferreira – Editora Wak – Brasil

A obra está distribuída em três partes. A primeira contém 41 atividades que incluem: atividades com ponto, linha e formas geométricas; atividades de recorte e colagem; atividades para fantoches; atividades para desenhar e pintar; atividades para projetos com temas relacionados às letras do alfabeto, às formas geométricas, aos numerais, aos instrumentos musicais etc.

 


Gestão e Motivação em Educação Infantil

Lynn R. Marotz, Amy Lawson – Editora Cengage Learning –

Este livro aborda uma das questões mais desafiadoras no ambiente de trabalho: a habilidade de encorajar a criatividade, a produtividade e o comprometimento constante dos funcionários. Voltada especialmente para a educação infantil, a obra respeita e reconhece os desafios enfrentados nessa área. Os princípios básicos da teoria motivacional são expostos com clareza e sugestões práticas são discutidas para incentivar a equipe, além de auxiliar o gestor motivado a desenvolver e implementar estratégias que vão ajudar os funcionários a, gradativamente, assumir a responsabilidade por sua própria motivação, que é a forma mais duradoura do paradigma motivacional.

 


Creches: Crianças, Faz de Conta & Cia

Zilma de M. Oliveira, Ana M. Mello, Telma Vitoria, Maria C. Ferreira – Editora Vozes – Brasil – 2003 – 12ª edição

O livro apresenta uma proposta pedagógica baseada em uma visão do desenvolvimento humano elaborada a partir dos trabalhos de Vygotsky, Wallon, Piaget e outros. Preocupa-se ainda em estruturar condições para a construção de conhecimentos em crianças pequenas

 


Matemática e Educação Infantil

Mercedes Carvalho e Marcelo Almeida Bairral (Orgs.) – Editora Vozes – Brasil –

Este livro busca contemplar o ensino da matemática desenvolvido na educação infantil a partir de referenciais teóricos no campo da educação, da educação matemática e da infância. Para tanto, apresenta ideias sobre cultura e infância passando pelas políticas públicas, que delineiam o fazer pedagógico na escola, e a formação dos professores para trabalhar com esse segmento. Também procura abordar diferentes ramos do conhecimento matemático ressaltados nos Referenciais Nacionais Curriculares da Educação Infantil, tais como o tratamento da informação, a resolução de problemas, os números e os processos de contagem e a geometria.

 


Oficinas de Musicalização

Cláudia Cascarelli – Editora Cortez – Brasil – 2012

Este livro contém 47 atividades para desenvolver o gosto pela música nas crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Organizado de forma lúdica, desenvolve a percepção, a arte e a crítica musical, além de criação de instrumentos a partir de materiais recicláveis.

 


Educação Infantil – Pra que te quero?

Carmem Craidy, Gládis E. Kaercher (Org.) – EditoraPenso – Brasil

Os autores procuraram olhar para a ação cotidiana dos educadores de creches e pré-escolas, buscando dialogar sobre as dimensões de educação e cuidado dessa prática.

 


Movimente-se

Sílvia Marina Guedes dos Reis – Editora Papirus – Brasil

A obra é voltada a todos os envolvidos com educação infantil, primeiro e segundo anos do ensino fundamental e com recreação nessa faixa etária. A obra trata da necessidade intrínseca que a criança tem de mexer o corpo, para que se desenvolva harmoniosamente. Traz uma série de brincadeiras, músicas, atividades e jogos feitos com sucatas, para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora global e final – fundamental para a vida e para a escolarização futura dos pequenos – trabalhando o esquema corporal, a lateralidade, o equilíbrio, a orientação espacial e temporal e o ritmo.

 


Educação Infantil: da Construção do Ambiente às Práticas Pedagógicas

Cassia Ravena Mulin de A. Medel – Editora Vozes – Brasil – 2011 – 1ª edição

Este livro fala do objetivo de levar às instituições de ensino que possuem a educação infantil e aos profissionais que atuam nesta área, uma visão de que é possível realizar um trabalho com as crianças de 0 a 6 anos de idade, obtendo resultados produtivos e positivos, sendo desenvolvido de maneira organizada e prazerosa.

 


Atividades na Pré-Escola

Idalina Ladeira Ferreira, Sarah P. Souza Caldas – Editora Saraiva – Brasil

O livro traz sugestões de atividades práticas voltadas para crianças de três a sete anos, com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral da criança.

 


Educação Infantil: para que, para quem e por quê?

Maristela Angotti (Org.) – Editora Alínea – Brasil – 2010 – 3ª edição

Este livro tem o grande mérito de revelar a produção científica de um grupo de pesquisa que adota a concepção ecológica do desenvolvimento humano para compreender melhor os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantis e o processo homólogo de desenvolvimento profissional. Ao mesmo tempo, registra e fortalece a iniciativa de uma universidade pública em oferecer um curso de especialização destinado à formação de docentes de educação infantil, que prima pelo tratamento das especificidades do trabalho com crianças de 0 a 6 anos e que congrega profissionais formadores de diversas áreas do saber.

 


Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos

Alessandra Arce, Lígia Márcia Martins (Orgs.) – Editora Alínea – Brasil – 2012 – 2ª edição

É possível falar em ensino para crianças menores de três anos? A criança produz, ou não, cultura? Pode-se dar aulas para bebês? Como se desenvolve a criança pequena? Podemos interferir em seu desenvolvimento? Quem trabalha no berçário, maternal e nas creches é professor ou educador? Estas e outras questões são objeto de análises e discussões nesta obra que pretende colocar o ensino como eixo do trabalho com os pequeninos. Para tanto, os autores aqui reunidos produziram textos que servem como auxiliares no pensar e fazer cotidiano das creches e salas de educação infantil, objetivando a formação integral da criança de 6 meses a 3 anos de idade.

 


Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil?

Alessandra Arce, Lígia Márcia Martins (Orgs.) – Editora Alínea – Brasil – 2010 – 2ª edição

O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassar as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos 7 anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.

 


Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento

Maristela Angotti (Org.) – Editora Alínea – Brasil – 2009

Os textos se propõem a construir saberes, com uma missão ética e, no caso da infância, considerar que podemos com ela, para ela e por ela, inventar outro jeito de fazer o mundo e a vida. A formação e profissionalização consistente dos adultos que se propõem como mediadores de saberes e subjetividades; as possibilidades de mobilização popular na garantia de direitos; as delicadas relações entre a escola e as famílias; o acesso das nossas crianças ao patrimônio cultural construído pela humanidade nas diversas expressões artísticas; a compreensão de que o conhecimento sobre a infância é direito de todas as pessoas que dela se acercam: eis aí, em uma ciranda que, inevitavelmente, inclui história, memória e mãos dadas, universidade, comunidade, pesquisa, ação, todos atores de viáveis transformações.

 

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