17/12/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
As estratégias utilizadas serão:
-Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.
AULA 1
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula conversando com os alunos sobre música: se eles gostam de ouvir música, se alguma vez já pensaram como ela é construída e etc. Feito isto, o professor deverá apresentar aos alunos um recurso de áudio - no qual há a apresentação de duas músicas que versam sobre a importância da preservação de recursos naturais. Recomendamos que o professor faça um recorte no recurso de áudio para que sejam apresentadas aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água, pois o recurso é um programa “Escola Brasil” – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!
Recurso:
link do recurso no site do Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3
Após a apresentação do aúdio, o professor deverá conversar com os alunos sobre as músicas apresentadas, favorecendo que eles percebam que por trás da letra das músicas existia um tema. O professor pode perguntar se eles já conheciam as músicas apresentadas no recurso, se eles sabem de que assunto as músicas tratam etc. Em seguida, o professor deverá mostar as letras das músicas apresentadas no recurso para os alunos e pedir que eles prestem atenção nelas enquanto elas são tocadas (novamente). É importante que o professor retome as perguntas feitas a eles anteriormente (se perceberam o tema de que se trata as músicas etc.).
Letras das músicas apresentadas no recurso:
Figura 1 - Relacionada com a letra da música abaixo. Disponível em: www.fatonovo.com.br/img/passeio_rio.jpg Acesso em: 12. Dez. 2008.
Rio de lágrimas
(Tião Carreiro, Piraci e Lourival Santos)
O rio de Piracicaba
Vai jogar água prá fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Lá no bairro onde eu moro
Só existe uma nascente
A nascente dos meus olhos
Já brotou água corrente
Pertinho da minha casa
Já formou uma lagoa
Com lágrimas dos meus olhos
Por causa de uma pessoa
Eu quero apanhar uma rosa
Minha mão já não alcança
Eu choro desesperado
Igualzinho a uma criança
Duvido alguém que não chore
Pela dor de uma saudade
Eu quero ver quem não chora
Quando ama de verdade
Referência da letra da música:
Disponível em: http://www.mpbnet.com.br/musicos/passoca/letras/rio_de_lagrimas.htm Acesso em 29/set/2008.
Figura 2 - Relacionada com a letra da música abaixo. Disponível em: http://piskologo.flogbrasil.terra.com.br/1192031860.jpg Acesso em: 12. Dez. 2008.
Planeta água
(Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.
Referência da letra da música:
Disponível em: http://www.guilherme-arantes.planeta-agua.buscaletras.com.br/ Acesso em 29/set/2008.
Atividade 2
Nesta atividade, o professor deverá sugerir aos alunos que eles, em grupos de até quatro integrantes, elaborem músicas sobre um determinado tema ou então um tema de seu interesse, para fazer com que a atividade tenha mais significado. Observamos que o professor deverá explicar aos alunos algumas estratégias para a elaboração de música, como, por exemplo, a utilização de rimas.
Rimas:
As rimas são palavras que têm na sua terminação a mesma conformidade de sons, por exemplo, no trecho desta música de Guilherme Arantes:
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Com esta atividade, além do tema sobre a preservação da água ser abordado, o professor poderá trabalhar os processos da escrita (ortografia, gramática etc.) e a criatividade - duas competências fundamentais para a vida dos alunos e que devem ser desenvolvidas, principalmente, no processo de Educação Escolar.
Sugestão de aulas disponíveis no Portal do Professor que abordam a temática da escrita de textos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491
Após a elaboração das letras das músicas, os alunos deverão fazer a apresentação destas para a sala de aula.
Observação:
Ressaltamos que é importante que o professor apresente aos alunos outras letras de música para que eles tenham um repertório maior no momento da elaboração de sua música e do tema desta. Abaixo seguem sugestões de alguns sites com letras de músicas de Toquinho, Vinícius de Moraes e Chico Buarque para o professor trabalhar com os alunos:
http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/o-caderno.html
http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/aquarela.html
http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/a-casa.html
http://vagalume.uol.com.br/chico-buarque/historia-de-uma-gata.html
http://vagalume.uol.com.br/chico-buarque/joao-e-maria.html
Nome | Tipo |
---|---|
Dia Mundial da Água | Áudio |
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/04/2010
Quatro estrelasGostei das sugestões da aula, veio em boa hora porque estou fazendo um trabalho na sala de aula sobre músicas e eles estao fazendo suas músicas.
24/03/2010
Quatro estrelasBrincando de Compositor, sem dúvida é uma aula bastante interessante, os alunos podem criar suas composições; partindo do pressuposto de que toda criação poética é uma composição. Ora, levar músicas de relaxamento para sala de aula sensibiliza, o aluno terá um momento de reflexão. Esse papel a música é bastante importante, para o professor, e imprecidível o conhecimento em música, aliás, boa música.
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns! foi uma aula muito interessante.
24/03/2010
Três estrelasLegal a dica... mas penso em estimular a criação a partir de paródias e levar um violão para eles ouviram as produções... Que tal?
24/03/2010
Cinco estrelasO planejamento dessa aula apresenta um ótimo argumento e informação ao aluno enquanto construtor de conhecimentos. Percebe-se que o plano de aula redimensiona os conhecimentos já adquiridos tanto para o educador como para o educando, reformulando-os e ao mesmo tempo acrescentando novos saberes de uma aprendizagem constante na sala de aula e nos espaços em que o aluno vai frequentando para buscar novos saberes. O uso da informática em sala de aula proporciona bons resultados ao aluno aprendiz.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns ao criador deste plano de aula, ja fazia dia q eu estava procurando um plano de aula sou estudando te Pedagogia e estou no 2º semestre por isso ainda não consigo fazer achei super interessante Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante e criativa, já que trabalho com alunos fora da faixa etária, o que me faz buscar alternativas mais dinâmicas. Grata pela ajuda. Bom dia!
24/03/2010
Três estrelasAchei super interessante esta sugestão de aula para se trabalhar com musica. As atividades propostas despertam interesse dos alunos e são mais significativas pelo integração que proporciona. Porém, creio que o tempo para se trabalhar este tipo de atividade deve ser bem maior para favorecer a fixação
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns!!!Uma aula bastante interessante.Peço permissão para aplicar com a minha turma de 5ª série. Cordialmente, Acassí