Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 6

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar as músicas propostas em uníssono e a 2 vozes;

Familiarizar-se com o modo menor;

Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança;

Realizar os passos da ciranda;

Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamento da atividade;

Tocar, em instrumentos de percussão, novo ritmo característico do bumbo na ciranda.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal;

Execução do ritmo característico do bumbo na ciranda;

Internalização dos passos da ciranda.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Faça uma revisão da música “Casa de Farinha”, aprendida na aula anterior. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14897

Nesse momento, sugerimos que, em algumas execuções, faça o acompanhamento em instrumento harmônico (piano, violão, acordeon) e, em outras, faça a “levada” da ciranda com o pandeiro.

“Casa de Farinha”

(autor desconhecido)

Mandei fazer uma casa de farinha

Bem maneirinha que o vento possa levar

Oi passa sol, passa chuva, oi passa vento

Só não passa o movimento

Do cirandeiro a rodar

Achei bom, bonito

Meu amor brincar

Ciranda maneira

Vem cá, cirandeira

Vem cá balançar!

Sugerimos algumas dinâmicas para esse momento:

1) Proponha variações de andamento e tonalidade (Dó Menor ou Ré Menor);

2) Sugira aos alunos que marquem a pulsação com palmas e outros sons corporais. Como desafio, divida a turma em dois grupos – um será responsável pela marcação da pulsação e o outro baterá junto com o ritmo da melodia;

3) Proponha a mesma atividade do item 2, desta vez com instrumentos de percussão (caxixis, clavas, cocos, pandeiros, atabaques, surdos, etc.). Utilize sons corporais.

Observação:

1) A harmonização é simples, variando entre os primeiro e quarto graus menores e a dominante. No caso da tonalidade escolhida ser Dó Menor, os acordes são: Cm (primeiro grau menor), Fm (quarto grau menor) e G7 (dominante). Em Ré Menor, temos: Dm (primeiro grau menor), Gm (quarto grau menor) e A7 (dominante).

Colocamos aqui nossa transcrição:

Atividade 2

Apresente aos alunos uma nova possibilidade de execução da música “Casa de Farinha”: as partes "A" e "B" são cantadas ao mesmo tempo como em um arranjo coral. A parte "B" começa a ser cantada logo após a anacruse da parte "A":

“Man – dei  fa – zer...

                         A – chei bom...”

Veja a partitura abaixo:

undefinedundefined

undefined

Sugerimos que mostre aos alunos uma gravação desta execução. Caso não encontre, você mesmo pode gravar (cantando) a primeira parte para mostrar aos alunos, e pedir que tentem cantar a segunda parte junto com a gravação. Faça a mesma coisa com a segunda parte – enquanto a gravação toca a segunda parte, peça aos alunos que cantem a primeira. Nesse momento, cante com eles.

Após algumas tentativas, divida a turma em dois grupos: um cantará a parte "A" e o outro cantará a parte "B". Posteriormente, faça a troca. Cante alternadamente com cada grupo.

Observação:

A organização espacial pode facilitar ou dificultar a proposta. Mantenha os grupos nitidamente separados.

Atividade 3

Proponha a realização de uma grande roda de ciranda em que os alunos dançarão e cantarão as três músicas aprendidas até o momento: “Frevo e Ciranda”, “Mamãe Oxum” e “Casa de Farinha”. Divida a turma em dois grupos: um que comporá a roda e outro que tocará os instrumentos graves de percussão (atabaques, surdos), fazendo a marcação do bumbo na ciranda.

Para conhecer a melodia de "Mamãe Oxum", consulte a aula 4 (link abaixo) desta coleção ou veja o link em Recursos Complementares.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13672

Para conhecer a melodia de "Frevo e Ciranda", consulte a aula 3 (link abaixo) desta coleção ou veja o link em Recursos Complementares:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13671

Faça uma revisão das duas marcações aprendidas até então: marcação “simplificada” (os alunos marcam apenas o tempo 1 do compasso quaternário, os tempos 2, 3 e 4 estão em pausa) e marcação “original” (os alunos marcam os quatro tempos do compasso quaternário, sendo o primeiro mais “forte” - toque "solto", e os tempos 2, 3 e 4, com toque "preso"). Peça à turma que cante, e vá ordenando a troca de marcações.

Quanto ao canto, sugira a execução “antiga” da música “Casa de Farinha” – partes "A" e "B" são cantadas por todos, de maneira subsequente e, na repetição da música, faça a divisão de vozes sugerida anteriormente – partes "A" e "B" cantadas ao mesmo tempo. Assim, temos a seguinte forma para a execução das três cirandas: 1) “Frevo e Ciranda” em Fá Menor; 2) “Mamãe Oxum” em Dó Menor; 3) “Casa de Farinha” (em Dó Menor), sem divisão de vozes e 4) “Casa de Farinha”, com divisão de vozes.

Observação:

O número de repetições de cada ciranda fica a seu critério.

Dicas

1) Proponha arranjos para o momento final de execução das três cirandas, explorando:

a) entradas/saídas de instrumentos;

b) repetições;

c) uso de percussão corporal

d) convenções para os instrumentos de percussão.

2) Faça uma grande roda de ciranda na escola em que seus alunos possam ser responsáveis por ensinar os passos e as músicas aos demais.

Recursos da aula

Sugerimos a utilização de instrumentos harmônicos (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (surdo, atabaque, cajón, clava, caxixi, pandeiro, coco, entre outros).

Recursos Complementares
Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos cantaram as músicas propostas em uníssono e a 2 vozes, realizaram os passos da dança, e executaram nos instrumentos de percussão as duas “levadas” do bumbo na ciranda.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.