22/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a violência de gênero, especialmente contra a mulher. Refletir sobre o dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Aula interativa;
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Inicie esta aula com os alunos em roda, para facilitar o debate, e questione se alguém sabe o que foi comemorado no dia 25 de novembro.
Depois de ouvir a reposta dos alunos, apresente a imagem disponível abaixo e questione o motivo de ainda podermos ver cenas como estas em nossa sociedade.
Figura 1 – Mulher com rosto marcado por agressões.
http://1.bp.blogspot.com/_Fr91KP2hjHk/Sa_8HuMxSDI/AAAAAAAAACc/AFPHy7b8Pdk/s400/violencia+contra+mulher.jpg. Acessado em: 08 dez. 2009.
Depois da breve discussão projete o filme disponível no YouTube que celebra o dia 25 de novembro, como o dia Internacional contra a Violência Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
http://www.youtube.com/watch?v=7uQN0qoVzbw
Figura 2 – Imagem da campanha publicitária contra a violência de gênero.
Após apresentar o vídeo pergunte aos alunos se eles conhecem mulheres nesta situação e o que eles pensam sobre a violência de gênero. Questione se eles sabem que no Brasil foi aprovado uma lei criminalizando qualquer tipo de violência (Lei Maria da Penha - veja mais em recursos complementares).
Sugestão:
O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
Atividade 1
Retome com os alunos a importância da existir uma data comemorativa contra a violência de gênero, questione o que eles acham disso e sugira que os alunos, em duplas, pesquisem sobr e esta data em portais d a Internet (disponíve is abaixo).
Sugestões de links:
http://www.andes.org.br/imprensa/ultimas/contatoview.asp?key=6269
http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/dia-internacional-da-nao-violencia-contra-mulheres
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=43281
Feito isto, o professor poderá discutir com os alunos o que aprenderam, o que acharam das informações, se acham que esta data é importante etc.. O professor poderá usar as questões norteadoras propostas abaixo para organizar a discussão e fechar o debate deixando uma pergunta em aberto: se a bebida e o ciúmes são os responsáveis pela violência contra a mulher?
Questões norteadoras:
Porque é necessário existir uma data para se combater a violência contra a mulher?
Qual o tipo de violência que ainda é praticada contra a mulher?
Como é possível mudar a realidade da violência?
Que atitude as mulheres devem tomar para se defender da violência?
Atividade 2
Com a questão em aberto sobre a origem da violência sugira que os alunos assistam ao vídeo abaixo para refletir um pouco sobre a origem da violência contra a mulher. Ainda na sala de vídeo, disponibilize o vídeo “Não é fácil I e II”
(Figs. 2 e 3).
http://www.youtube.com/watch?v=h-wAs5Ltvm8&feature=related
Figura 2 - Imagem da primeira parte do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=MadsPoUuwo8&feature=related
Figura 3 - Imagem da segunda parte do vídeo
Os vídeos, de aproximadamente 10 minutos cada, são uma representação da vida de um homem trabalhador que está em uma situação de desemprego e que toma atitudes violentas contra sua esposa. Este homem se reencontra com o menino que foi no passado e passa a refletir sobre suas atitudes. O vídeo mostra que a violência não tem relação com a bebida ou o desemprego, mas sim com o aprendizado social de uma cultura em que o homem se condiciona a não expressar seus sentimentos e a usar a força para se impor.
O vídeo está em português, com legenda em espanhol.
Após a apresentação do vídeo sugira um novo debate com a turma focalizando as mensagens o filme. O professor poderá lançar algumas questões:
Porque o homem se sentia mal em relação a sua esposa?
Vocês acham que ele está certo por ter estes sentimentos?
Como ele resolvia os seus problemas? Com quem ele conversava?
Porque ele não conseguia conversar com a esposa ou com os amigos?
Para vocês o fato de um homem se abrir e expor seus sentimentos é negativo?
Porque ele não conversava com os filhos? Ou brincava com eles?
Como o homem da história conseguiu solucionar seus problemas?
Atividade 3
Neste momento, no laboratório de informática, o professor deverá sugerir que os alunos façam pesquisas, em duplas, sobre a violência contra a mulher. O professor poderá deixar a atividade livre ou sugerir alguns sites que tratam da temática.
Sugestões de links:
http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=773&a mp;Itemid=117
Após as pesquisas, o professor poderá sugerir a prod ução de um texto que reflita sobre como a violência de gênero pode ser resultado de um processo histórico e cultural e, também, sobre a importância de ainda existir um dia Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
O professor poderá complementar as informações da aula com os dados sobre a Lei Maria da Penha.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm
Sugerimos ainda que em outra oportunidade o professor poderá utilizar as aulas dos professores Paulo Rennes e Andreza Leão, disponível no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12116
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14636
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3756
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3752
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao tema, a violência contra a mulher e sua relação com o aprendizado cultural. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa e produção dos textos. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos conteúdos apresentados em vídeo.
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