Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Violência contra a mulher: qual é a origem?

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a violência de gênero, especialmente contra a mulher. Refletir sobre o dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
150 horas (três horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Inicie esta aula com os alunos em roda, para facilitar o debate, e questione se alguém sabe o que foi comemorado no dia 25 de novembro.

Depois de ouvir a reposta dos alunos, apresente a imagem disponível abaixo e questione o motivo de ainda podermos ver cenas como estas em nossa sociedade.

undefined

Figura 1 – Mulher com rosto marcado por agressões.

http://1.bp.blogspot.com/_Fr91KP2hjHk/Sa_8HuMxSDI/AAAAAAAAACc/AFPHy7b8Pdk/s400/violencia+contra+mulher.jpg. Acessado em: 08 dez. 2009.

Depois da breve discussão projete o filme disponível no YouTube que celebra o dia 25 de novembro, como o dia Internacional contra a Violência Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

http://www.youtube.com/watch?v=7uQN0qoVzbw

undefined

Figura 2 – Imagem da campanha publicitária contra a violência de gênero.

Após apresentar o vídeo pergunte aos alunos se eles conhecem mulheres nesta situação e o que eles pensam sobre a violência de gênero. Questione se eles sabem que no Brasil foi aprovado uma lei criminalizando qualquer tipo de violência (Lei Maria da Penha - veja mais em recursos complementares).

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

Atividade 1

Retome com os alunos a importância da existir uma data comemorativa contra a violência de  gênero, questione o que eles acham disso e sugira que os alunos, em duplas, pesquisem sobr e esta data em portais d a Internet (disponíve is abaixo).

Sugestões de links:

http://www.andes.org.br/imprensa/ultimas/contatoview.asp?key=6269

http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/dia-internacional-da-nao-violencia-contra-mulheres

http://www.mulherecidadania.al.gov.br/noticias/tenda-vai-marcar-dia-internacional-da-eliminacao-da-violencia-contra-a-mulher/

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=43281

Feito isto, o professor poderá discutir com os alunos o que aprenderam, o que acharam das informações, se acham que esta data é importante etc.. O professor poderá usar as questões norteadoras propostas abaixo para organizar a discussão e fechar o debate deixando uma pergunta em aberto: se a bebida e o ciúmes são os responsáveis pela violência contra a mulher?

Questões norteadoras:

  • Porque é necessário existir uma data para se combater a violência contra a mulher?

  • Qual o tipo de violência que ainda é praticada contra a mulher?

  • Como é possível mudar a realidade da violência?

  • Que atitude as mulheres devem tomar para se defender da violência?

Atividade 2

Com a questão em aberto sobre a origem da violência sugira que os alunos assistam ao vídeo abaixo para refletir um pouco sobre a origem da violência contra a mulher. Ainda na sala de vídeo, disponibilize o vídeo “Não é fácil I e II”

(Figs. 2 e 3).

http://www.youtube.com/watch?v=h-wAs5Ltvm8&feature=related

Figura 2 - Imagem da primeira parte do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=MadsPoUuwo8&feature=related

Figura 3 - Imagem da segunda parte do vídeo

Os vídeos, de aproximadamente 10 minutos cada, são uma representação da vida de um homem trabalhador que está em uma situação de desemprego e que toma atitudes violentas contra sua esposa. Este homem se reencontra com o menino que foi no passado e passa a refletir sobre suas atitudes. O vídeo mostra que a violência não tem relação com a bebida ou o desemprego, mas sim com o aprendizado social de uma cultura em que o homem se condiciona a não expressar seus sentimentos e a usar a força para se impor.

O vídeo está em português, com legenda em espanhol.

Após a apresentação do vídeo sugira um novo debate com a turma focalizando as mensagens o filme. O professor poderá lançar algumas questões:

  • Porque o homem se sentia mal em relação a sua esposa?

  • Vocês acham que ele está certo por ter estes sentimentos?

  • Como ele resolvia os seus problemas? Com quem ele conversava?

  • Porque ele não conseguia conversar com a esposa ou com os amigos?

  • Para vocês o fato de um homem se abrir e expor seus sentimentos é negativo?

  • Porque ele não conversava com os filhos? Ou brincava com eles?

  • Como o homem da história conseguiu solucionar seus problemas?

Atividade 3

Neste momento, no laboratório de informática, o professor deverá sugerir que os alunos façam pesquisas, em duplas, sobre a violência contra a mulher. O professor poderá deixar a atividade livre ou sugerir alguns sites que tratam da temática.

Sugestões de links:

http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=773&a mp;Itemid=117

http://www.pagu.unicamp.br/

Após as pesquisas, o professor poderá sugerir a prod ução de um texto que reflita sobre como a violência de gênero pode ser resultado de um processo histórico e cultural e, também, sobre a importância de ainda existir um dia Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Recursos Complementares

O professor poderá complementar as informações da aula com os dados sobre a Lei Maria da Penha.

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm

Sugerimos ainda que em outra oportunidade o professor poderá utilizar as aulas dos professores Paulo Rennes e Andreza Leão, disponível no Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12116

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14636

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3756

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3752

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao tema, a violência contra a mulher e sua relação com o aprendizado cultural. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa e produção dos textos. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos conteúdos apresentados em vídeo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.