Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Material Cuisenare – Noção de frações

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir a noção de frações;
  • Ler frações;
  • Classificar frações.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DIDÁTICOS

Material Cuisenaire industrializado ou confeccionado pelo professor, folha de papel quadriculado e lápis de cor.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • Todas as atividades devem ser feitas em duplas.
  • A utilização de material concreto exige organização e preparo. Abaixo, sugerimos algumas providências que achamos importante ser observadas:
    • Prepare a aula pelo menos um dia antes.
    • Se na escola não há material Cuisenaire industrializado, confeccione-o em papel quadriculado ou cartolina colorida. Para isso, leia em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570 as instruções para confecção do material. Separe as barras em envelopes, um para cada dupla. Cada envelope deverá conter 10 barras brancas, 6 barras vermelhas, 4 barras verde-claras, 4 barras lilases, 3 barras amarelas, 3 barras verde-escuras, 3 barras pretas, 3 barras marrons, 3 barras azuis e 3 barras laranja.
    • Prepare também um conjunto de peças com o dobro do tamanho para você utilizar de forma que todos os alunos possam acompanhar as suas instruções e correções.
    • Prepare uma lista de exercícios para cada aluno contendo as atividades propostas.
  • Dinâmica de trabalho
    • Antes de distribuir o material, combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar no envelope o material (ou na caixa), verificando se não caiu nenhuma barra no chão.
    • Esclareça aos alunos que, com essas peças, realizarão algumas atividades.
    • Peça para que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que os alunos possam manipular o material. Só depois mostre cada barra para a classe, dizendo a cor e solicitando aos alunos que separem as barras correspondentes contidas em seus envelopes.
    • Ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos.

Em sala de aula (2 aulas)

               Professor, peça aos alunos que, em duplas, juntem as carteiras para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades.

Fonte: http://www.cambauba.org.br/images/2008/prat_ped_divisores_4ano/0.jpg

               Converse com eles sobre a necessidade de trabalhar com frações, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10401, e apresente a eles o vídeo http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003575.wmv, até 1 minuto e 17 segundos o restante do material destina-se aos professores. Comente também que para representar uma fração, com o material Cuisenaire, faremos da seguinte forma:

Ou seja, teremos duas linhas de barras para representar uma fração, onde a de cima representa o numerador e a debaixo, o denom inador. Aproveite o momento, e trabalhe a leitura das frações, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10405. Para que os alunos possam praticar um pouco, providencie:

    • Uma folha de papel quadriculado par a um;
    • Uma caix a de lápis de cor para cada dupla de alunos (ou solicite com antecedência aos alunos que tragam de casa).

Elabore uma lista de exercícios para que eles pratiquem um pouco, com exercícios do tipo:

1) Represente as frações com o material Cuisenaire e escreva com se lê:

Classificação das frações

a) Próprias - quando o numerador é menor que o denominador. Mostre aos alunos o exemplo abaixo e peça a eles que cada um monte um exemplo de fração e peça ao colega que verifique se esta certa.

b) Impróprias - quando o numerador é maior que o denominador. Proceda da mesma forma descrita anteriormente.

c) Aparentes – quando o numerador é múltiplo do denominador, ou seja, quando o denominador é divisível pelo denominador. Proceda da mesma forma descrita no frações próprias.

                Professor, apresente algumas frações representadas na forma de material Cuisenaire e peça a eles que as leiam. Após, isto apresente alguma atividade lúdica para que eles possam praticar um pouco. Nos sítios abaixo temos algumas sugestões e em “Recursos complementares” também:

No laboratório de informática (1 aulas)

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que acessem o sítio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplicação que trabalha com material Cuisenaire em ambiente informatizado. O detalhamento de utilização do aplicativo esta em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570.

Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, peça a eles façam as atividades realizadas em sala de aula, servirá como fixação e será um estímulo para realizar atividades de uma forma dif erente.

Recursos Complementares

Aplicativos on-line:

Outros sítios sobre o assunto:

Vídeos:

Jogos:

Fotos:

Avaliação

Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos sobre subtração, as ações e os comentários dos seus alunos durante a realização das tarefas escritas e na utilização do software. Utilize esses registros para avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.