Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Números Complexos, Forma trigonométrica

 

19/01/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Converter um número complexo da forma algébrica para a forma trigonométrica
  • Representar números complexos na sua forma trigonométrica
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

               Professor, apresente o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=AcrZ_nliI7I, trata-se sobre o assunto “forma trigonométrica de um número complexo”. Em seguida, peça a eles que pesquisem sobre o assunto. Como exemplo, citamos alguns sítios:

               Procure reforçar que da mesma forma que a cada número real pode-se associar um único ponto da reta real, assume-se que a cada elemento z = a + bi do conjunto dos números complexos corresponde um único ponto P(a,b) do plano cartesiano e vice-versa. A parte real de z é representada no eixo das abscissas, que é chamado de eixo real, e a parte imaginária, no eixo das ordenadas, que é o eixo imaginário.

               Professor, mostre aos seus alunos que existem alguns recursos para converter os números complexos para a forma trigonométrica. O mais simples é a calculadora científica que existem diversos modelos e marcas. Dentre os diversos modelos, utilizarem a Kenko 105B, mas qualquer calculadora científica pode ser utilizada, basta seguir as orientações do manual.

Por exemplo, para converter um número z= 2 + 2i, na forma algébrica, para a forma trigonométrica (ou polar), proceda da seguinte forma:

Ou seja, convertendo o número z = 2 + 2i para a forma trigonométrica teremos:

               Outro recurso é o GeoGebra. Ele reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart).

No caso desta atividade, tenha instalado previamente o GeoGebra em todos os computadores do laboratório de informática. Como documentação do software, temos:

Exemplos de operação do GeoGebra também podem ser obtidos em:

               O GeoGebra não suporta números complexos diretamente, mas pode usar pontos para simular operações com números complexos. Para converter o número complexo z = 2 +2i para a forma trigonométrica, proceda da seguinte forma:

Passo 1: Inserir ponto. Inserir um ponto O de coordenada (0,0), que corresponde à origem do plano Argand-Gauss. Insira também um ponto A, que corresponderá ao número z = 2 +2i. Na parte de baixo do aplicativo, existe uma caixa de texto destinada a entrada de dados e de fórmulas, digite ‘z = 2 +2i’. Clique com o botão direito do mouse sobre o ponto A, selecione a opção “Propriedades”. No separador ‘Álgebra’, selecione ‘Número complexo’ na lista de formatos de Coordenadas.

Passo 2: Criar um vetor. No terceiro botão da barra de botões, selecione a opção “Vetor definido por dois pontos”, e em seguida, clique nos pontos O e A. Observe que no lado esquerdo da tela aparece uma lista de objetos dependentes. Neste caso, temos agora um vetor “v”. Abra o Diálogo de Propriedades para o vetor, no separador ‘Álgebra’, selecione ‘Coordenadas polares’ na lista de formatos de Coordenadas.

               Professor, peça aos alunos que selecione, no primeiro botão da barra de botões, a opção “Mover”; cliquem no ponto A e mova-o; e observem os valores, módulo e do argumento, do vetor “v”.

               Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas em qualquer um dos recursos citados. Outros recursos estão disponíveis em “Recursos complementares”. Para elaboração da lista de exercícios, existem exemplos disponív eis nos sítios abaixo:

               Professor, um momento interessante seria uma atividade lúdica sobre o assunto. Em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2637 existem diversas atividades.

Recursos Complementares

Parte teórica:

Vídeos:

Números complexos nas calculadoras científicas:

Calculadoras On-line:

Atividades on-line com números complexos:

Outros:

Tutoriais:

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Onice Sousa, C.E. NASCIMENTO DE MORAES , Maranhão - disse:
    onice10@gmail.com

    05/12/2012

    Quatro estrelas

    Adorei o trabalho, possui bastante informações úteis. Através dele dá pra se ralizar muitas aulas de forma diferenciada utilizando os recursos citados. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.