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Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4)

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Confeccionar os objetos necessários para a prática da corrida de orientação;

Identificar as necessidades na produção do evento para a comunidade escolar;

Criar estratégias para divulgar o evento na escola e fora dela;

Mobilizar a comunidade escolar para o grande evento de Corrida de Orientação.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de lazer e atividades físicas;

Compreender as regras e o funcionamento geral da modalidade "Corrida de Orientação".

Estratégias e recursos da aula

O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.

Até esse momento, os alunos já realizaram os objetivos supracitados (1 e 2): mapearam os espaços físicos disponíveis para a prática de atividades físicas no entorno da escola e selecionaram a prática da corrida de orientação para ser apresentada como prática de lazer para a comunidade escolar. Além disso, pesquisaram as regras e o funcionamento geral da modalidade "corrida de orientação". É chegado o momento de organizar o evento para a comunidade escolar.

PRIMEIRA ATIVIDADE DA AULA:

A primeira atividade da aula consistirá em um grande "brainstorming" (tempestade de idéias) com a pergunta: “O que é necessário realizar para organizarmos o nosso evento?” Essa estratégia difere de uma posição mais tradicional na qual o professor apresentaria, a priori, tudo o que os alunos deveriam realizar. Nessa perspectiva metodológica, o professor iniciará um debate a partir das informações apresentadas.

Dica: Muitos alunos já podem ter tido experiências passadas com organização de eventos. Essas experiências devem ser valorizadas e poderão agregar muito ao trabalho coletivo da turma.

Na técnica "brainstorming", o professor deverá anotar todas as idéias do grupono quadro-negro , sem reprimir nenhuma idéia. É importante que os alunos pensem no que deverá ser feito antes do evento (preparação inicial) e no dia do evento.

O professor dividirá o quadro-negro em duas partes: 1) preparação inicial do evento e, 2) as necessidades no dia do evento.
Preparação inicial: 1) equipamentos para a corrida – prisma, picotador, mapa, bússola, número para identificar os participantes; 2) cartazes, emails e outros materiais de divulgação do evento; 3) água e outros hidratantes; 4) brindes ou premiações para os participantes etc.
No dia do evento: 1) fiscais para a prova; 2) mesário e pessoal para auxiliar na organização geral; 3) pessoal de apoio para auxiliar os participantes ao longo do circuito etc.

Os alunos deverão ser capazes de calcular os eventuais custos desse evento e pensar soluções para arcar com os custos (por exemplo, pedir ajuda à direção da escola, à associação de pais da escola, ao comércio local que poderá ser parceiro do evento etc.)

Dica: A preparação de eventos é certamente um desafio enorme. Experiências passadas indicam que, em geral, são necessárias 8 semanas para organizar um evento de lazer para a comunidade escolar.

Esse, certamente, é o momento mais delicado/difícil do projeto, ou seja, "materializar" o que foi pensado. Indico a construção de um cronograma de atividades, com metas semanais que devem ser executadas pelos diferentes grupos. Os alunos, em grupos, deverão montar um cronograma de atividades que deverão ser realizadas a cada semana. O professor deverá ser o grande coordenador do projeto, propondo soluções para os problemas apresentados pelos alunos.
Por exemplo: Cronograma GRUPO 1 (parte financeira) – Primeira semana: calcular os custos totais do projeto; 2) Segunda semana: reunião com a Direção da escola para pedir auxílio financeiro para o evento; 3) Terceira Semana: reunião com a associação de pais para pedir auxilio financeiro etc. 4) Quarta semana: reuniões com os comerciantes locais para pedir auxílio financeiro para o projeto.



SEGUNDA ATIVIDADE DA AULA:
A divulgaç ão do evento é eleme nto central para o sucesso da atividade. A segunda atividade da aula consistirá na elaboração de estratégias para a divulgação do evento. A divulgação é fundamental para empolgar a comunidade escolar e convencê-la a participar da atividade.

O primeiro problema enfrentado será convencer a comunidade escolar a participar de uma atividade (corrida de orientação), que muitos certamente desconhecem. Nesse sentido, indico a possibilidade de divulgar a modalidade como uma grande “caça ao tesouro”. Trata-se de uma atividade lúdica, que objetiva percorrer um caminho indicado no mapa o mais rápido possível, passando por todos os “pontos de controle”. A corrida de orientação elaborada na sua escola pode ser feita em dupla (dois colegas de classe) ou ainda em família (pai, mãe, e filho/aluno), todos correndo juntos atrás do “tesouro”.

TERCEIRA PARTE DA AULA:
Construção e adaptação de materiais para a realidade do evento de orientação elaborado pelos alunos. É importante destacar que alguns dos materiais necessários para a concretização do evento são caros (por exemplo, a bússola). Para isto, o professor deverá procurar uma parceria com instituições ou grupos de orientação da sua cidade. Eles poderão ajudar na confecção do mapa ou ainda emprestar bússolas e outros materiais.

Alguns materiais presentes na corrida de orientação poderão ser confeccionados ou adaptados pelos próprios alunos. Por exemplo, em vez de utilizar o picotador para marcar o cartão de controle, os alunos poderão optar por canetas de diferentes cores para cada ponto de controle. Ganhará a prova aquele que tiver seu cartão de controle marcado com as diferentes canetas na ordem correta. É preciso que o professor auxilie os alunos na solução dos problemas para a concretização do evento.

Dica: Reforço a importância de o professor estabelecer contato com grupos de orientação da sua cidade ou ainda com as federações de orientação presentes nos diferentes estados no Brasil. Muitas universidades federais do Brasil já possuem grupos de orientação que realizam trabalhos educativos em escolas, promovendo eventos e divulgando a modalidade. No Estado do Rio de Janeiro, indico o contato com o Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COUFRJ).

Recursos Complementares

Como leitura complementar, indico os seguintes planos de aula disponíveis no Portal do Professor:

Aula 2: Introduzindo o mapa na aula de corrida de orientação
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13150


Aula 5 – Construindo a trabalhando com o prisma da corrida de orientação
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13284


Aula 6 – Montando e vivenciando um percurso de corrida de orientação
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13425

Para entrar em contato com as federações de orientação nos Estados brasileiros ver:
http://www.cbo.org.br/site/orientacao_estados/index.php


Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
http://www.eefd.ufrj.br/coufrj

Avaliação

O professor deverá acompanhar o planejamento do evento e avaliar a sua execução. Indico a auto-avaliação como instrumento. Outra possibilidade é a construção de uma ficha a ser respondida pelos participantes do evento (pais, outros professores, técnicos da escola, etc.) com suas impressões sobre o evento.

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