Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Composição – Variação

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conceituar "variação" em Música;

b) Compor variações sobre temas apresentados.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573  

MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575  

MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576  

MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577 

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, a coleção “Música: Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.  

     Atividade 1

      Inicie a aula discutindo sobre a rotina do dia-a-dia. A ida para a escola durante a semana nos mesmos horários, a agenda de aulas sempre a mesma, a hora do almoço e do jantar... enfim, a existência de uma tendência à repetição no cotidiano.

      No entanto, pergunte se eles fazem exatamente as mesmas coisas nas aulas. Pergunte se acontecem exatamente as mesmas coisas no caminho para a escola. Eles comem as mesmas coisas todos os dias nas refeições?

      Conclui-se que existem variações no dia-a-dia, mas também há uma referência. Isso acontece também em Música quando utilizamos um tema musical como referência e a partir deste tema criamos posteriores variações.

      Atividade 2

      Passe a um trabalho de audição. Dê exemplos musicais e comente. Tente fazer com que os alunos descubram onde está o tema e onde estão as variações. Que elemento ou quais elementos foram modificados? A seguir, sugerimos três exemplos:

- Quinteto “A truta” (Schubert)  - http://www.youtube.com/watch?v=wlxVTpEyMEw 

- Variações de samba ao pandeiro   - http://www.youtube.com/watch?v=BXAZfqrZYiw 

- Variações sobre Scarborough Fair - http://www.youtube.com/watch?v=KRqtA4gBYQM 

      Atividade 3

      Agora passe ao exercício de composição. Divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para que eles criem uma ou mais variações sobre um tema determinado. É interessante oferecer um tema simples e conhecido: uma canção do repertório do grupo ou uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo.

      Outra possibilidade é oferecer um ostinato (veja mais em Recursos Complementares) para o grupo tocar ou cantar, e depois criar variações sobre o ostinato. Veja os exemplos abaixo:

      Visite os grupos durante o exercício ajudando a achar soluções para variar o tema, seja no andamento, no acompanhamento (pode ser feito com percussão corporal ou vozes, por exemplo) ou na duração de certas palavras, enfim, da forma como a criatividade permitir e de modo que o tema original ainda possa ser identificado e reconhecido.

Recursos Complementares

"Variação" em Música na wikipédia  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(m%C3%BAsica) 

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382 

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 02

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6384 

Avaliação

      Ao final, os alunos deverão apresentar seus trabalhos. Se possível, grave para posterior apreciação. A seguir, promova uma discussão sobre o que foi mostrado e analise o resultado junto com a turma. Provoque com perguntas e observações que destaquem características das peças compostas:

  1. As variações sobre o tema original estavam claras?
  2. Quais foram os elementos que variaram?
  3. De que maneira as variações modificaram o caráter e a interpretação da peça musical?

 

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.