Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conceitos de Música – cultura e significado - aula 4

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formular critérios e parâmetros do que possa ser música.         
  • Compreender as influências do meio social e cultural na construção dos significados em música.             
  • Identificar características culturais de sua escola e/ou comunidade.
  • Organizar uma composição musical.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical não formal.
  • Noções sobre os 'gostos' musicais dos alunos e o que consideram música ou não.

Estratégias e recursos da aula

         Caro(a) professor(a), esta série de aulas é destinada a discutir por meio de experiências práticas a serem desenvolvidas em sala de aula, os conceitos de música identificados nos sensos comuns cotidianos. Sugerimos para aprofundamento da noção de 'sensos comuns' a leitura do artigo do professor Luís Carlos Lopes (vide link 1 em Recursos Complementares).                  

         Ao mapear ‘preconceitos’ sonoros, buscamos transpor a visão de música limitada à noção de ‘gosto estético’ para uma perspectiva crítica do fenômeno sonoro, que é anterior às categorizações e aos gêneros musicais historicamente estabelecidos. É essencial que antes da aula o professor possa aprofundar a reflexão sobre os seus próprios conceitos do que considera música ou não. Neste processo pessoal recomendamos experimentar outros olhares sobre padrões históricos e de sensos comuns para absorver e compreender também as manifestações musicais difundidas nas mais diversas mídias presentes no cotidiano de seus alunos.                  

         Como base teórica de apoio, sugerimos a leitura do texto do livro “O ouvido pensante” de R.Murray Schafer (vide link 2 em Recursos Complementares), especialmente as páginas 25 a 36 e 119 a 124. Este material constitui uma rica fonte de insights para desdobramentos posteriores em sala de aula.  

Atividade 1

         Professor, para a discussão com os alunos peça que deem exemplos de estilos de música ouvidos em suas comunidades ou na escola.

         Proponha algumas perguntas problematizadoras:

         1)    O que nos leva a se identificar com determinada música? Será o ritmo, o texto da letra, a forma de cantar, a dança, o modo de vestir?

         2)    Estes elementos reunidos fazem parte de uma cultura em comum, ou seja, são identificáveis em determinados grupos e caracterizam uma identidade coletiva?

         3)    Como a música pode expressar as características de um determinado grupo social?

         A partir das respostas dadas, debata as diversas opiniões. Provoque os alunos para que construam argumentos que possam justificar seus pontos de vista.

         Para situar esta discussão com exemplos práticos, peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 6 integrantes e listem características culturais observadas em suas comunidades e no espaço da escola.

Atividade 2  

         a) Oriente os alunos para que elaborem uma pequena composição selecionando como temática os aspectos descritos de sua escola ou comunidade. Estes elementos devem formar um ‘banco de palavras’ que podem ser conectadas em frases que serão depois ‘musicadas’. Segue um exemplo possível de banco de palavras:

praça

campo de futebol 

 funk 

 pipa   

 árvore 

 história  

feira  

feijão com arroz    

 biblioteca

         Este banco pode ser ampliado de acordo com a criatividade e a observação dos alunos.  Estimule os grupos a pesquisarem histórias sobre seus lugares de origem, a descobrir aspectos que possam ser valorizados e ressignificados. Pergunte:

  1. A música pode ser uma maneira de contar histórias de um lugar?
  2. De denunciar problemas?
  3. De fazer críticas construtivas?
  4. Uma música pode valorizar o que uma comunidade tem de bom?  

         Faça desta tarefa um trabalho de resgate da autoestima e aposte na inventividade de seus alunos para transformar estas palavras em música.       

         b) Proponha agora que os alunos conectem as palavras criando frases. Por exemplo:

         “A praça tem muitas histórias,

         tem feira, pipa e futebol.

         Comemos feijão com arroz,

         de noite dançamos o funk”.

         Perceba que nesta pequena estrofe algumas estruturas foram modificadas. Por exemplo: de 'campo de futebol' usou-se apenas a palavra futebol. As palavras conectivas são livres. A estratégia do banco de palavras é estimular e oferecer parâmetros para a criação. Desta maneira, é mais fácil quebrar a inibição e aflorar a criatividade dos alunos. Vale frisar que é apenas uma das formas possíveis testadas na prática. O professor com seus alunos pode e deve criar novas soluções a partir desta.

         c) Dê um tempo para a elaboração das composições. Estimule os alunos a experimentarem algumas formas diferentes de cantar o mesmo trecho antes de fazerem suas escolhas. Comece a se relacionar com o texto, falando em voz alta, e percebendo as possibilidades sonoras e rítmicas das palavras.

         Instigação: Uma fala organizada de forma intencional também é música?

         Ouça com os alunos o exemplo:

         Canção "Falta de sorte" - Comadre Fulozinha: http://www.myspace.com/comadrefulozinha  

 Atividade 3

         Organize este momento para que os alunos apresentem suas composições. É importante que respeitem o momento de cada grupo e que possam se ouvir atentamente. Após as apresentações, incentive que cada aluno dê sua opinião e também receba os comentários dos colegas, exercitando tanto a fala quanto a escuta crítica.

         Se possível, grave as apresentações para que possam recorrer às execuções sonoras do material musical criado ao longo da discussão.

         Se achar necessário, oriente o debate com perguntas:

  1. As músicas compostas diferem das ouvidas no rádio ou na televisão? Em que aspectos?
  2. Constituem uma expressão significativa no espaço da escola ou da comunidade?
  3. Podem ser associadas a um gênero ou a uma dança?
  4. O que poderia ser acrescentado às performances para um maior impacto na apresentação? Isto demandaria um tempo de preparação? Ensaios?

Obs.: Para maiores informações sobre música, recepção, gosto e identidade, veja os links 3, 4 e 5.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade os alunos devem ser capazes de ampliar seus conceitos de música. Avalie:

  1. Como foi a participação dos alunos no debate? Os alunos se envolveram na discussão com argumentações coerentes com o assunto?
  2. Os alunos compreenderam as influências do meio social e cultural na construção dos significados em música?
  3. Conseguem identificar características culturais de suas comunidades e escola?   
  4. As composições musicais tinham uma estrutura que demonstrava intencionalidade musical na organização de sons?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.