Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PRIMEIRA DENTIÇÃO - HIII! MEU DENTE VAI CAIR!

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber  as mudanças que ocorre no corpo;
  • Apropriar-se de mais um  gênero textual – textos informativos;
  • Valorizar a leitura como fonte de informação;
  • Buscar a leitura para adquirir conhecimento;

Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio acerca do tema abordado.

Estratégias e recursos da aula

A professora conversa com a classe sobre a importância da primeira dentição e de cuidar dos dentes, a fim de mantê-los saudáveis.

Combina com os alunos  e comenta sobre a possibilidade da ida de um dentista à escola para conversar com eles sobre esse tema.

A professora organiza com os alunos um questionário, com perguntas do interesse das crianças ao dentista que irá na escola.

Exemplo de algumas perguntas:

  1. Nome do entrevistado e quanto tempo trabalha na profissão?
  2. Quando e como aconteceu a escolha para a profissão?
  3. O que é saúde bucal?
  4. O que é primeira dentição?
  5. Por que mudam os dentes?

As perguntas acima são apenas algumas sugestões, o interessante será as crianças terem um espaço garantido para colocarem suas dúvidas, elaborarem perguntas e assim buscarem  esclarecimentos com o profissional competente.

Procurar comprar ou pedir que o dentista traga um exemplo de dente de plástico que seja  da área da odontologia para que as crianças possam manipular o objeto concreto com o objetivo de verificar e entender as diversas camadas dentárias.

imagem de sorrisounident.com.br

Outra proposta é a leitura de textos informativos, obtidos através dos sites citados nos recursos complementares, por parte da professora sobre a primeira dentição. Como sugestão, segue uma adaptação do texto extraído: Wikipédia, a enciclopédia livre.

DENTIÇÃO TEMPORÁRIA

O Dente decíduo, dentição decídua, dentição de leite, ou dentição temporária , conhecida também dentição infantil ou primeira dentição, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de humanos e outros mamíferos.

O desenvolvimento dentário começa durante o período embrionário e os dentes tornam-se visíveis (erupção dentária) na boca durante a infância. São geralmente substituídos, após a sua queda, por dentes permanentes, embora, na ausência desta, possam conservar-se e manter a sua função durante alguns anos.

Cronologia da dentição infantil

O surgimento dos primeiros dentes costuma ser aos 6 meses e prolonga-se aproximadamente até aos 30 meses, embora haja bebês que têm o primeiro dente tão cedo quanto os três meses ou tão tarde quanto um ano.

imagem de multioral.com.br

Cronologia aproximada do surgimento é a seguinte:

  • 6 a 9 meses: incisivos centrais inferiores.  
  • 9 a 10 meses: incisivos centrais superiores.
  • 10 a 11 meses: incisivos laterais superiores.
  • 11 a 12 meses: incisivos laterais inferiores.
  • 12 a 14 meses: caninos inferiores e superiores.   
  • 14 a 24 meses: primeiros e segundos molares inferiores e superiores.

As funções dos dentes temporários são as seguintes:

  • preparar os alimentos para a digestão e assimilação em etapas em que a criança está em máximo crescimento.
  • servem de guia de erupção: mantêm o espaço para a dentição permanente.
  • estimulam o crescimento dos maxilares com a mastigação.
  • sons: os dentes anteriores intervêm na criação de certos sons.
  • estética.

Na dentição temporária há 20 dentes no total: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares temporários.

DENTES PERMANENTES

Dentes permanentes são assim denominados os dentes que sucederam a dentição decídua (ou dentes de leite).

Um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes: 16 na mandíbula (inferior) e 16 na maxila (superior).

As funções dos dentes permanentes são as seguintes:

  • os dentes incisivos (oito) tem por função principal a de cortar alimentos, eles possuem menor força mandibular.
  • os caninos (quatro), por serem pontiagudos, tem a função de dilacerar e perfurar os alimentos.
  • os dentes pré-molares (oito) e os molares (doze), tem por função principal a de esmagar e triturar os alimentos para a posterior deglutição, eles possuem enorme força mandibular.   

 pt.wikipedia.org/wiki/Dente_decíduo  

Depois a professora registra no blocão as informações obtidas através destas leituras, este deve ser  fixado em um espaço na sala, pois servirá de suporte para a construção de um jogo de trilha, onde as crianças terão a oportunidade de estarem expondo seus conhecimentos acerca do tema abordado.

A profesora divide a classe em grupos para eles elaborarem  jogos de trilha, os alunos devem colocar no percorrer do caminho algumas informações obtidas acerca do tema trabalhado. Por exemplo:

  • UM ADULTO POSSUI 32 DENTES, AVANCE 1CASA.
  • UMA CRIANÇA POSSUI 20 DENTES, AVANCE 2 CASAS.
  • VOCÊ CHUPOU MUITAS BALAS, COITADO DOS SEUS DENTES, FIQUE UMA RODADA SEM JOGAR.
  • SE VOCE USA FIO DENTAL, PARABÉNS! AVANCE 3 CASAS.

No momento da construção dos desafios da trilha, o professor deve buscar ao máximo a participação dos alunos dentro de seus grupos.

Segue exemplo da trilha:

A professora deve garantir em sala um espaço onde os alunos possam brincar com todas as trilhas elaboradas.

Recursos Complementares
Avaliação

A professora observará o interesse das crianças frente o tema abordado, visto que nessa faixa etária é comum a troca dos dentes e como foi a reação deles diante das informações sobre  uma situação tão vivenciada nesse período em que se encontram.

Através do questionário anterior a ida do dentista à escola,  listar as dúvidas  dos alunos sobre a dentição e no decorrer da leitura dos textos informativos e após a  visita deste profissional à escola,  verificar se foram esclarecidas as dúvidas, assim como as curiosidades sobre tal assunto.

Verificar frente a construção dos desafios das trilhas, a colocação dos conteúdos abordados em classe.

Garantir um espaço da aula onde possa ser analisado a construção das trilhas com os alunos, assim como os  conteúdos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.