13/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Um supermercado divertido!
1. Solicitar com pelo menos um mês de antecedência que as crianças tragam de casa para a escola, embalagens de alimentos do tipo: caixas de sucrilhos, sabão em pó, latas de leite e chocolate em pó, embalagens vazias de refrigerantes, bolachas, salgadinhos, etc. Dê preferência para embalagens que possuam os nomes escritos com letra maiúscula.
2. Confeccionar com as crianças o dinheiro que será usado por elas para efetuarem suas compras no supermercado divertido. Dispor papel cartão e tinta guache e pedir que elas recortem o papel em tirinhas e pinte com 4 cores. Estabeleça uma regra/ valor para cada cor. Por exemplo: Verde vale 1 (um), Amarelo vale 2 (dois), Vermelho vale 3 (três) e azul vale 4 (quatro).
3. Montar na sala um pequeno mercado, com prateleiras para expor os produtos que as crianças trouxeram de casa, e se possível dispor um pequeno carrinho para as compras. Pedir que as crianças colem estas fichinhas nos produtos. Esta marcação poderá ser realizada com as próprias fichinhas utilizadas para a confecção do dinheiro. Neste momento o professor deverá levantar as seguintes questões:
Uma sugestão para essa faixa etária é atribuir valor de acordo com a preferência, por exemplo, o que eles mais gostam deverá ser mais caro. Esta estratégia envolverá as crianças na atividade e facilitará a compreensão dos valores atribuídos.
2º Momento: Hora da brincadeira!
Separar as crianças em duplas e pedir que elas de duas a duas se dirijam ao mercado para comprarem o que desejarem. É importante estabelecer uma regra: cada dupla de crianças poderá comprar apenas três produtos.
3º Momento: O que eu comprei?
1. Dispor as crianças em roda e pedir que cada dupla apresente ao grupo os produtos comprados;
2. Após esta apresentação cada dupla deverá observar o nome do produto escrito no rótulo, em seguida ler o nome e depois a letrinha inicial do nome do produto.
3. Após a leitura solicitar que a criança escreva em um painel a letrinha inicial e faça um desenho do produto comprado.
4. Esta atividade deverá ser realizada coletivamente. O painel pode ser de papel Kraft cortado num tamanho que abranja todas as crianças da roda. À medida que uma dupla de crianças for apresentando seus produtos e representando estes produtos no painel, outras podem começar sua apresentação e assim sucessivamente.
4º Momento: Atividade de casa.
Montar uma atividade que explore a imagem do produto e a letrinha inicial do nome deste produto. A letrinha inicial do produto apresentado na atividade poderá ser colocada de forma vazada, de modo que as crianças possam preencher as mesmas. É importante ressaltar que neste tipo de atividade deverá ser encaminhada uma orientação às famílias lembrando-as que o movimento de escrita deverá ser sempre realizado “da esquerda para a direita”. Veja o exemplo abaixo:
Como recurso complementar sugerimos duas publicadas aqui no Portal do Professor. A primeira destas aulas propõe a confecção de embalagens e a outra aborda conceitos matemáticos através da criação de embalagens para determinados produtos.
Explorar rótulos e as legendas destes rótulos proporciona às crianças uma aproximação das linguagens oral e escrita. Além de uma inserção social da criança no universo letrado. Neste sentido a avaliação desta aula deverá ser feita de forma paulatina, observando as crianças individualmente e registrando as dificuldades de cada uma delas e em que momento estas dificuldades surgiram. Após esta observação, criar estratégias que visam superar estas dificuldades. Uma excelente sugestão é explorar as letras em revistas e jornais, comparando-as e escrevendo-as, onde as crianças construíram hipóteses para decifrar o código escrito.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/07/2012
Cinco estrelasAdorei, fiz com minha turmnha do jardim II na escola em trabalho e foi um sucesso!!!!
24/04/2011
Quatro estrelasPARABÉNS! AMEI AS ATIVIDADES.TRABALHEI COM MINHA TURMA 3º PERÍODO COMPRA E VENDA NA LOJA DE BRINQUEDOS, MONTADO NA SALA DE AULA. UTILIZEI AS NOTAS FALSAS, SE EU TIVESSE VISTO A SUA IDEIA ANTES, COM CERTEZA A MINHA FICARIA MAIS RICA. CONTINUE POSTANDO AS SUAS ATIVIDADES, ASSIM AJUDARÁ OUTROS PROFISSIONAIS. ABRAÇO.
09/11/2010
Quatro estrelasMuito interessante esta aula, integrando conteúdos, de forma adequada a educação infantil Podemos ainda acrescentar a importância da boa alimentação e a reciclagem de embalagens.