02/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Realizar o jogo proposto em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Atividade 1
Como nas aulas 6, 9 e 12 desta coleção (ver: Recursos Complementares), os alunos deverão selecionar mais uma brincadeira que será adaptada para o gestual de mãos. Sugerimos a retomada dos questionários previstos para a aula 1, para que, a partir da lista de jogos selecionados, seja feita nova votação para a escolha da quarta brincadeira a ser transformada - a transformação ocorrerá apenas em relação à forma de brincar, pois a música cantada será mantida. Caso a prática dos questionários seja inviável, faça suas próprias sugestões, ou mesmo faça um rápido levantamento com a turma no momento da aula. Sugerimos a brincadeira de corda “Senhoras e Senhores” para adaptação para o gestual de mãos.
Atividade 2
Coloque a letra de “Senhoras e Senhores” no quadro (lousa) e inicie com a turma um rápido processo de memorização, seguindo os passos abaixo:
“Senhoras e Senhores”
Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua!
Observação: Existem muitas versões quanto ao texto e à rítmica para essa brincadeira. A seguir, disponibilizamos alguns links com versões que serviram de base para a elaboração da partitura aqui apresentada (no link de áudio, somente um trecho da canção corresponde ao jogo).
Veja o texto em: http://www.jangadabrasil.com.br/novembro27/ca27110e.htm
Ouça "Senhoras e Senhores". Somente um trecho da canção (de 55" a 1'15" ou de 2'28" a 2'45") corresponde ao jogo: http://www.24listen.net/s-_gifQduGA/trem-da-alegria--15-pula-corda-15--20/
1) Leitura – faça a leitura do texto com a turma. Selecione trechos que podem ser lidos por grupos diferentes ou mesmo escolha palavras isoladas que podem ser lidas por toda a turma.
2) Cantar a música – cante com a turma algumas vezes. Da mesma maneira que no passo anterior, você pode dividir a turma em grupos que ficarão responsáveis por determinados trechos. Varie o andamento a cada execução.
3) Música e acompanhamento com palmas:
a) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.
b) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas seguindo o ritmo do que é cantado. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.
c) Proponha uma fusão das atividades acima propostas: um grupo canta a música, marcando a pulsação com palmas; o outro canta a música, batendo no ritmo da canção.
4) Música e acompanhamento com instrumentos de percussão - Proponha os mesmos passos do item 3, apenas mudando os recursos sonoros. Use clavas, caxixis, pandeiros, cocos, agogôs, pandeirolas, tantans, entre outros instrumentos.
Atividade 3
Proponha a realização da brincadeira da maneira como é praticada tradicionalmente.
Como brincar?
Esta é uma brincadeira de corda. Enquanto duas crianças “batem a corda” e os demais cantam, uma a uma deve pular, seguindo as orientações da canção: 1) colocar a mão no chão, 2) pular de um pé só e 3) dar uma rodada. A última orientação é dada – “e vá pro olho da rua” – e a criança deverá sair da corda sem interromper o movimento.
Observações:
1) Leve a turma para um espaço amplo, como o pátio da escola ou mesmo a quadra onde acontecem as aulas de Educação Física.
2) Você deve orientar os “batedores” da corda para a manutenção de um movimento regular. Naturalmente muitas das crianças “baterão” a corda no chão no primeiro tempo de cada compasso da música. Oriente-os dessa forma.
Dicas
1) Varie o andamento da canção a cada rodada.
2) Enquanto a brincadeira acontece, selecione alguns alunos para marcarem a pulsação ou o primeiro tempo de cada compasso (conforme o movimento da corda) em instrumentos de percussão, tais como: clavas, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas e tantans.
Recursos da Aula
Sugerimos o uso de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Links das aulas citadas da coleção "Jogos de Mãos":
Aula 6: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13257
Aula 9: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18047
Aula 12: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18091
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Texto sobre Brincadeira de Roda:
O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção dos jogos foi ativa e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução da brincadeira. Ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguem realizar a brincadeira "Senhoras e Senhores".
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!