Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição – aula 15

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o jogo proposto em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Atividade 1

Como nas aulas 6, 9 e 12 desta coleção (ver: Recursos Complementares), os alunos deverão selecionar mais uma brincadeira que será adaptada para o gestual de mãos. Sugerimos a retomada dos questionários previstos para a aula 1, para que, a partir da lista de jogos selecionados, seja feita nova votação para a escolha da quarta brincadeira a ser transformada - a transformação ocorrerá apenas em relação à forma de brincar, pois a música cantada será mantida. Caso a prática dos questionários seja inviável, faça suas próprias sugestões, ou mesmo faça um rápido levantamento com a turma no momento da aula. Sugerimos a brincadeira de corda “Senhoras e Senhores” para adaptação para o gestual de mãos.     

Atividade 2

Coloque a letra de “Senhoras e Senhores” no quadro (lousa) e inicie com a turma um rápido processo de memorização, seguindo os passos abaixo:

“Senhoras e Senhores”

Um homem bateu em minha porta e eu abri

Senhoras e senhores, ponham a mão no chão

Senhoras e senhores, pulem de um pé só

Senhoras e senhores, deem uma rodadinha

E vá pro olho da rua!

Observação: Existem muitas versões quanto ao texto e à rítmica para essa brincadeira. A seguir, disponibilizamos alguns links com versões que serviram de base para a elaboração da partitura aqui apresentada (no link de áudio, somente um trecho da canção corresponde ao jogo).

Veja o texto em: http://www.jangadabrasil.com.br/novembro27/ca27110e.htm      

Ouça "Senhoras e Senhores". Somente um trecho da canção (de 55" a 1'15" ou de 2'28" a 2'45") corresponde ao jogo: http://www.24listen.net/s-_gifQduGA/trem-da-alegria--15-pula-corda-15--20/   

1) Leitura – faça a leitura do texto com a turma. Selecione trechos que podem ser lidos por grupos diferentes ou mesmo escolha palavras isoladas que podem ser lidas por toda a turma.

2) Cantar a música – cante com a turma algumas vezes. Da mesma maneira que no passo anterior, você pode dividir a turma em grupos que ficarão responsáveis por determinados trechos.  Varie o andamento a cada execução.  

3) Música e acompanhamento com palmas:

a) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.

b) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas seguindo o ritmo do que é cantado. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.

c) Proponha uma fusão das atividades acima propostas: um grupo canta a música, marcando a pulsação com palmas; o outro canta a música, batendo no ritmo da canção.   

4) Música e acompanhamento com instrumentos de percussão - Proponha os mesmos passos do item 3, apenas mudando os recursos sonoros. Use clavas, caxixis, pandeiros, cocos, agogôs, pandeirolas, tantans, entre outros instrumentos.

Atividade 3

Proponha a realização da brincadeira da maneira como é praticada tradicionalmente.

Como brincar?

Esta é uma brincadeira de corda. Enquanto duas crianças “batem a corda” e os demais cantam, uma a uma deve pular, seguindo as orientações da canção: 1) colocar a mão no chão, 2) pular de um pé só e 3) dar uma rodada. A última orientação é dada – “e vá pro olho da rua” – e a criança deverá sair da corda sem interromper o movimento.

Observações:

1) Leve a turma para um espaço amplo, como o pátio da escola ou mesmo a quadra onde acontecem as aulas de Educação Física.

2) Você deve orientar os “batedores” da corda para a manutenção de um movimento regular. Naturalmente muitas das crianças “baterão” a corda no chão no primeiro tempo de cada compasso da música. Oriente-os dessa forma.

Dicas

1) Varie o andamento da canção a cada rodada.

2) Enquanto a brincadeira acontece, selecione alguns alunos para marcarem a pulsação ou o primeiro tempo de cada compasso (conforme o movimento da corda) em instrumentos de percussão, tais como: clavas, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas e tantans.

Recursos da Aula

Sugerimos o uso de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Recursos Complementares

Links das aulas citadas da coleção "Jogos de Mãos":

Aula 6: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13257

Aula 9: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18047 

Aula 12: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18091

Textos acadêmicos:    

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf    

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf 

Texto sobre Brincadeira de Roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate

Avaliação

O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção dos jogos foi ativa e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução da brincadeira. Ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguem realizar a brincadeira "Senhoras e Senhores".

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.