02/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira “Senhoras e Senhores” para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta”, divulgados nas aulas 1 e 2 desta coleção:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8929
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9578
Atividade 1
Proponha a realização da brincadeira “Senhoras e Senhores”, como é praticada tradicionalmente.
“Senhoras e Senhores”
Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua!
Observação:
Existem muitas versões quanto ao texto e à rítmica para essa brincadeira. A seguir, disponibilizamos alguns links com versões que serviram de base para a elaboração da partitura aqui apresentada (no link de áudio, somente um trecho da canção corresponde ao jogo).
Veja o texto em: http://www.jangadabrasil.com.br/novembro27/ca27110e.htm
Ouça "Senhoras e Senhores". Somente um trecho da canção (de 55" a 1'15" ou de 2'28" a 2'45") corresponde ao jogo: http://www.24listen.net/s-_gifQduGA/trem-da-alegria--15-pula-corda-15--20/
Como brincar?
Esta é uma brincadeira de corda. Enquanto duas crianças “batem a corda” e os demais cantam, uma a uma deve pular, seguindo as orientações da canção: 1) colocar a mão no chão, 2) pular de um pé só e 3) dar uma rodada. A última orientação é dada – “e vá pro olho da rua” – e a criança deverá sair da corda sem interromper o movimento.
Observações:
1) Leve a turma para um espaço amplo, como o pátio da escola ou mesmo a quadra onde acontecem as aulas de Educação Física.
2) Lembre-se de orientar os “batedores” da corda para a manutenção de um movimento regular.
Dica
1) Varie o andamento da canção a cada rodada.
Atividade 2
Proponha a adaptação da brincadeira “Senhoras e Senhores” para o jogo de mãos “150”.
Como brincar?
Organize os alunos em duplas, um de frente para o outro. A música de “Senhoras e Senhores” inicia-se e as duplas começam a fazer o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso). Ao final da frase “e vá pro olho da rua!”, quem estiver com as mãos por baixo não deverá deixar seu oponente bater. Caso isso aconteça, o perdedor deve deixar a dupla, e outra criança assume o seu lugar.
Dicas
1) Varie o andamento a cada repetição da brincadeira.
2) Proponha que os gestos originais da brincadeira de corda sejam incluídos no novo jogo de mãos. Assim, as crianças deverão seguir as orientações de: 1) por a mão no chão; 2) pular de um pé só (sugira que apenas fiquem apoiadas sobre um dos pés, eliminando o ato de pular); 3) dar uma rodada.
Atividade 3
Proponha a adaptação da brincadeira “Senhoras e Senhores” para o jogo de mãos “Adoleta”.
Como brincar?
Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Senhoras e Senhores” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Após a frase “e vá pro olho da rua”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, quem não acertou o tapa deverá sair da roda; caso contrário, quem recebeu o tapa sai da brincadeira. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.
Observação:
Para esta atividade, não sugerimos a manutenção dos gestos da brincadeira original, pois a arrumação da turma em roda e com os braços unidos limita os movimentos de rodar e colocar a mão no chão, por exemplo.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Selecione alguns alunos para marcarem a pulsação ou algum outro ostinato rítmico em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans, etc) durante a execução da música.
Recursos da Aula
Sugerimos o uso de instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
Texto sobre Brincadeira de Roda:
Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos
http://www.lengalalenga.com.br/
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as três versões propostas para a brincadeira “Senhoras e Senhores” e se cooperaram para um bom rendimento das atividades.
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