12/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
· Definir o balé clássico como uma dança erudita;
· Entender o balé clássico historicamente;
· Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços;
· Visualizar (através de pequenos vídeos) a plasticidade da dança clássica;
· Reconstruir a dança clássica na escola;
Sugerimos rever alguns conceitos que seguem abaixo:
Propor a brincadeira dança da vassoura adaptando suas características para contextualizar o balé clássico historicamente.
O professor deverá:
Atividade 1:
Dança da vassoura.
Iniciar a brincadeira organizando a turma em casais. Distribuir uma vassoura para um menino e outra para uma menina. Ligar a música pré-estabelecida pelo professor. Pedir aos alunos que comessem a dançar e propor que as vassouras sejam passadas de mão em mão, trocando ou modificando inevitavelmente os casais formados anteriormente.
Atividade 2
Propor que a brincadeira dança da vassoura seja realizada somente pelos meninos. O professor deverá:
1. Separar os meninos das meninas e colocá-las como observadoras (sentadas ou de pé, não importa como, o importante é que elas possam ver e assistir com clareza o que está prestes a acontecer);
2. Formar duplas de meninos. Um dos colegas fará o papel das meninas;
3. Pedir que os meninos que farão os papéis femininos na brincadeira se vistam, por cima de suas roupas, a maior quantidade de roupa possível, trazidas pelo professor (a idéia é aumentar o peso e volume de seus corpos tentando representar as vestimentas das mulheres da antiguidade);
http://strawberrycity.blogspot.com/2008/11/papiers-la-mode.html (07/12/2010)
4. Manter a mesma música da atividade anterior. Ao iniciar a música a brincadeira começa;
5. Entregar uma vassoura a um dos meninos. Dessa fez quando a dupla for desfeita pelo colega que estava com a vassoura ele terá que escolher entre o personagem do homem ou da mulher na dança;
6. Pedir as meninas, ao final da brincadeira, que expressem suas sensações e pensamentos sobre o que acabaram de ver.
Atividade 3
O professor deverá agora:
Após as vivências o professor deverá juntar a turma (se possível sentados em roda no chão) e propor a eles que identifiquem características distintas entre a primeira parte da atividade, da segunda e da terceira. A idéia é levar os alunos a perceber que devido às vestimentas os corpos (principalmente braços e pernas) se comportam e se movimentam de forma mínima, devagar e cautelosamente.
Atividade 4
O professor deverá: separar novamente os meninos das meninas, pedir aos alunos que se organizem em grupos de 5 ou 6 pessoas, manter o mesmo gênero musical e pedir que eles criem uma cena dançante usando sensações e movimentos corporais percebidos na atividade 1,2 e 3. O professor deverá criar um ambiente antigo, como bailes e festa em grandes salões dos palácios, com reis rainhas e seus súditos. Essa ambientação será a temática da cena e é importantíssima para o bom andamento da aula. Quando a cena estiver pronta pedir que cada grupo faça sua apresentação para o restante da turma.
Finalizadas as apresentações desfazer os grupos e propor a organização de novos grupos, também com 5 ou 6 alunos, juntando meninas e meninos dessa fez. O professor pedirá aos grupos que também criem pequenas cenas utilizando o que acabaram de fazer como também suas sensações e movimentos corporais das atividades anteriores. Manter a mesma ambientação anterior para criação das cenas. Propor ao final desse processo que todos os grupos também apresentem suas cenas para o restante da turma.
Obs.: A música clássica deverá ser utilizada como fundo musical por todos os grupos em todos os momentos da atividade e das apresentações. A fala pode existir desde que não interfira nessa regra. O simples fato de a música estar sendo ouvida pelos alunos ajudará a construir um ambiente direcionado a dança clássica.
Atividade 5
Conclusão da aula. O professor deverá pedir novamente que os alunos sentem no chão, dessa vez de frente para uma televisão com DVD.
Qual é a História do balé clássico?
O professor deve, então, resgatar o que foi relatado na aula sobre dança erudita, dando novos desdobramentos ao assunto destacando a linguagem clássica da dança (Aula Portal do Professor: Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito " http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012 ").
Primeiro fato que faz do balé uma dança erudita seria sua idade, ele é muito antigo. Segundo fato seria a presença em grandes companhias de dança a remontagem dos antigos e grandiosos balés de repertório. Em terceiro a rigidez e conservações de seus códigos de movimentos (do seu surgimento até hoje) e finalmente o caráter acadêmico, ou seja, sendo objeto de estudos por pensadores de dança como de outras áreas científicas.
Do seu surgimento até os dias atuais o balé clássico teve quatro grandes momentos históricos. O professor deve relacionar cada momento a seguir com as atividades anteriores proposta nesta aula.
Vídeo atual sobre danças da corte. Referência: Aula Portal do Professor "Contextualizando a dança como fenômeno popular e erudito." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012 (acessados pela internet em 04/06/2010):
http://www.youtube.com/watch?v=OMlk8IhH0J0
Fragmentos de vídeos atuais sobre grandes balés de repertórios já criados. A possibilidade dos alunos conhecerem o nome e assistir a uma breve ilustração vem reforçar os objetivos dessa aula.
Copélia: http://www.youtube.com/watch?v=GVlPd8daPmw 31/05/2010.
Don Quixote: http://www.youtube.com/watch?v=kh4eckjMI70&feature=related 31/05/2010.
Giselle: http://www.youtube.com/watch?v=8xuE2ThzgI8 31/05/2010.
La Bayadère: http://www.youtube.com/watch?v=69yh-B-Q89E 31/05/2010.
La Fille Mal Gardèe: http://www.youtube.com/watch?v=CCHAWiQAZEY 31/05/2010.
Lago dos Cisnes: http://www.youtube.com/watch?v=liX1exuIkks 31/05/2010. e
Paquita: http://www.youtube.com/watch?v=iKP2ycZVAIs 31/05/2010.
O Quebra Nozes: http://www.youtube.com/watch?v=4uFadKorDgQ 21/11/2010.
Raymonda: http://www.youtube.com/watch?v=e_UEC8SGIZk&NR=1 31/05/2010.
Romeu e Julieta: http://www.youtube.com/watch?v=SWzBy3uYjwI&feature=related 31/05/2010.
A Bela Adormecida: http://www.youtube.com/watch?v=hRJH8RSHzv8&feature=related 26/09/2010.
Caso o professor tenha dificuldade em identificar as posições dos pés no balé acessar o seguinte link (o vídeo iniciar com a sexta posição dos pés, que não foi trabalhado nesta aula por fatores histórico): http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=cSrHzElOAHw 25/08/2010.
Texto 1:
http://www.fec.unicamp.br/~marimeza/historiadoballet%5B1%5D.html
Sites para dicas sobre a técnica ou códigos do balé: 19/06/2010.
Imagem das posições dos braços: http://2.bp.blogspot.com/_3Xd_laCS_Oc/SnxLvxZI6zI/AAAAAAAAAjM/L5hZ2DbMA6k/s400/Ballet+Position+Poster 19/06/2010
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!