23/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar as modalidades competitivas definidas em cada ano de ensino e propor alterações que melhor atendam aos interesses e necessidades do/a aluno/a;
Identificar, propor e definir, coletivamente, as alterações necessárias nas regras para atender os interesses e as necessidades dos/as alunos/as;
Adquirir competência educacional, utilizando a reprodução, modificação e criação, para construir coletivamente, um modelo de competição diferente do tradicional, em que a convivência seja prazerosa, cooperativa, justa e mais democrática.
Sobre competição visitar os links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21379
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21399
Aulas 1 e 2
Propor aos/às alunos/as reproduzir uma Competição Esportiva igual à última que sua turma/ano de ensino tenha participado, mesmo que tenha vivenciado no ano anterior.
Sugerimos visitar o link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15925
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13719
Informar aos/às alunos/as que irão jogar mantendo a mesma forma de organização, o mesmo regulamento, a mesma modalidade esportiva, respeitando inclusive, os mesmos princípios vivenciados pelo grupo anteriormente.
Caso não seja possível, sugerimos que escolham um modelo de competição já conhecida para que possa ser reproduzida pelo grupo. Ex. Campeonato Brasileiro de Futebol, Olimpíadas Estudantis, Jogos Internos da escola e etc.
Realizar a Competição Esportiva reproduzindo o modelo definido pelos/as alunos/as.
Aula 3
Após a vivência desta atividade competitiva, avaliar com os/as alunos/as a experiência, destacando o que foi positivo, negativo e que sugestões o grupo apresenta para a próxima atividade competitiva que será realizada na escola.
Utilizar painéis, cartazes ou mídias eletrônicas para que todos/as alunos/as possam visualizar a síntese desta avaliação, destacando aos aspectos avaliados positivamente, as mudanças necessárias e sugestões apresentadas pelo grupo.
Destacar a importância da avaliação e como ela se constitui em instrumento útil para orientar o planejamento e organização de uma competição esportiva que melhor atenda aos interesses dos/as alunos/as.
Aula 4
Apresentar uma proposta de Competição Esportiva que será realizada na escola contemplando as sugestões apresentadas pelos alunos, durante o processo de avaliação.
Itens que devem ser destacados:
Discutir e avaliar com os/as alunos/as se a proposta de estrutura da próxima atividade competitiva se aproxima ou não tanto das questões destacadas na avaliação realizada anteriormente.
Aulas 5 e 6
Definir com os/as alunos quais serão os princípios a serem respeitados para a organização e divisão das equipes. O número de equipes deverá ser proporcional à quantidade de quadras / espaços adaptadas para a realização da modalidade competitiva previamente definida, bem como à quantidade de materiais / equipamentos disponíveis para a sua prática.
Após essa definição, escolha as equipes e solicite que cada equipe sugira modificações e adequações às regras da/s modalidade/s competitiva/s escolhida/s para que possa ser praticada no interior da escola, respeitando os princípios que garantam a participação efetiva e prazerosa dos/as alunos/as, que minimize o individualismo, a valorização do rendimento e qualquer tipo de pré-conceito.
Orientar aos/às alunos/as que discutam e definam:
Organizar as equipes e orientar para que realizem atividades que favoreçam o treinamento dos fundamentos técnicos e táticos destacados, e a adequação das regras desta modalidade esportiva.
Solicitar aos/às alunos/as de cada equipe que, após o treinamento e as modificações propostas, avalie se as mesmas atende a expectativa do grupo e aos objetivos propostos anteriormente: a participação efetiva e prazerosa dos/as alunos/as, a minimização do individualismo, da valorização do rendimento e de qualquer tipo de pré-conceito.
Após experimentar as mudanças nas regras, sugira que cada equipe procure a outra para apresentar as modificações e jogar juntos, respeitando a proposta de modificação apresentada por cada equipe.
Aulas 7 e 8
Reunir todas as equipes para socializar as modificações feitas e definir quais mudanças serão respeitadas por todas as equipes no mesmo ano de ensino/turma. Para isso:
Aulas 9 e 10
Realizar, na turma e ano de ensino, os jogos da modalidade respeitando a estrutura apresentada e as regras definidas por todas equipes no ano de ensino.
Ao final, solicitar que cada equipe avalie a competição realizada, apontando o que foi bom, o que foi ruim e o que precisa melhor, além de propor alterações necessárias para a próxima competição.
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
Observar se durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as definições retiradas no coletivo.
Avaliar em conjunto com os/as alunos/as se os princípios pedagógicos definidos foram respeitados tanto no planejamento, quanto na vivência da atividade competitiva.
Comparar e discutir com os/as alunos/as se as avaliações realizadas contribuíram ou não para orientar o planejamento e organização da competição esportiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!