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Elaboração textual e adequação linguística: da carta pessoal ao torpedo

 

03/09/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir textos adequando-se aos gêneros carta pessoal, telegrama, correio elegante, bilhete e torpedo.

Reconhecer as características de cada gênero.

Identificar as principais estruturas de composição de cada gênero em questão.

Diferenciar linguagem formal de informal, bem como as marcas linguísticas que estão presentes em cada uma.

Apresentar e analisar as características que diferenciam os gêneros a serem estudados.

Selecionar fontes de pesquisa seguras para a realização de pesquisas sobre os gêneros a serem estudados

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 5 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa proposta de aulas, é preciso saber se os alunos conhecem as mais diversas formas de comunicação tanto aquelas mais antigas quanto as atuais, tais como: carta pessoal, telegrama, correio elegante, bilhete, sites de relacionamento e torpedo.

Pergunte qual desses acima eles mais utilizam para se comunicar com pessoas a longa distância e qual é a menos utilizada também. Ao responderem, peça-lhes que identifiquem os motivos que justifiquem tais escolhas.

Registre as respostas no mural da sala, bem como a relação das formas de comunicação antigas e atuais elencadas anteriormente. Além disso, verifique se os alunos conhecem as funções e o uso social de cada uma que foi destacada.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie a aula de uma forma diferente. Veja:

"Recordando"

Verifique com seus alunos se eles usam os gêneros textuais elencados nos "Conhecimentos Prévios".

É preciso também que os alunos destaquem o tipo de registro linguístico utilizado nas formas de comunicação elencadas. Há especificidades? Quais? Existem aspectos divergentes e convergentes? Quais? Quem as utiliza? Em quais circunstâncias são usadas?

Proponha aos alunos que eles façam uma pesquisa de opinião entre pessoas de variadas idades, para verificar que forma de comunicação que elas mais utilizam atualmente, bem como em que contextos são escritas.

Estabeleça um número de pessoas a serem entrevistadas e após realizadas as entrevistas, transforme os resultados obtidos em gráficos com as respostas dadas. Analise-os com os alunos e depois, coloque-os em exposição no mural da sala de aula.

Em um segundo momento:

Apresente para os alunos um livro de literatura infantil, cuja história acontece através da escrita e da leitura de cartas pessoais. Ei-lo:

http://images.americanas.com.br/produtos/item/717/8/717801g.gif 

(Acesso em 11/08/2010)

Há um vídeo disponível na internet que apresenta o livro acima, além de indicá-lo como uma leitura indispensável:

http://www.youtube.com/watch?v=6Zynaz66W0c 

(Acesso em 11/08/2010)

Ao fazer a leitura do livro para seus alunos, peça que eles atentem para a estrutura composicional dos textos, o tipo de vocabulário utilizado e os recursos estéticos. Professor, independente do ano escolar, é importante, professor fazer leitura oral. Apresente uma entonação eficiente e observe a reação deles diante do encantamento de uma leitura bem feita.

Peça que escrevam um comentário literário sobre o livro lido. Confronte-o com o vídeo. Transforme o depoimento da criança do vídeo em texto escrito. Apresente-o aos alunos. Peça que eles comparem os registros, observem o vocabulário utilizado, verifiquem se apresentam coerência e se podem ser caracterizados como um resenha.

Retome o conceito e as características de uma resenha literária. Se preciso, auxilie-os a estruturarem esse gênero textual. Na seção dos Recursos Complementares, há referências sobre o assunto, que você pode acessar, no sentido de enriquecer ainda mais as suas aulas.

Mesmo sendo um livro de histórias do universo infantil é importante que se faça uma “visita” aos contos de fadas, pois as cartas escritas fazem referências aos enredos e ainda retoma algumas questões deixadas para o depois do “...e foram felizes para sempre.”

Cada carta apresentada no livro pode ser reproduzida em uma apresentação em slides, como o Powerpoint. Assim, posibilitará uma melhor visualização da mesma para a análise a ser feita. É importante que os alunos à medida que participam das análises feitas, registrem as conclusões no caderno.

Feitas a leitura e a análise das cartas do livro, pergunte aos alunos se eles têm o hábito de escrever cartas. Se já receberam, se alguém com quem eles convivem faz esse uso.

Peça que tragam para a sala de aula, alguma carta pessoal recebida por eles ou por alguém próximo. Para alunos de anos escolares iniciais, escreva a solicitação por meio de bilhetes à família.

Caso não as tenham, providencie fotocópias de algumas cartas pessoais para todos.

Aula 2

Professor,

Antes da leitura do conteúdo das cartas distribuídas, peça aos alunos que digam o que eles veem na folha, que elementos compõem uma carta: local e data, saudação ou vocativo, o corpo do texto, uma despedida, assinatura, o corpo/assunto do texto.

Pergunte se todas as cartas têm a mesma estrutura. O que difere? Por quê? Como? A ausência de um dos elementos composicionais interfere na compreensão do conteúdo? De que forma isso se dá? Como esse problema poderá ser resolvido?

Registre sempre as contribuições dos alunos e os incentive a aprender a fazer anotações do que acham importante.

Em relação à leitura do conteúdo das cartas: Qual o assunto principal? Que outros assuntos aparecem? Como eles foram apresentados?

Chame a atenção dos alunos para a linguagem informal do texto: que elementos linguísticos (palavras, expressões, formas de tratamento do destinatário) e não-linguísticos (assunto/conteúdo do texto) comprovam isso?

Depois de todas as discussões, proponha aos alunos que escrevam uma carta a alguém muito próximo a eles na sala de aula. Verifique se o texto escrito corresponde à estrutura analisada anteriormente.

Ao receber a carta, o destinatário deverá, além de ler e apreciar a leitura, apontar ao seu rementente, as alterações que devem ser feitas, caso sejam necessárias.

Aula 3

Professor,

Depois do estudo da carta pessoal, apresente mais duas formas de comunicação. Uma que outrora era muito utilizada – o telegrama -, e outra que ainda é usada pelas pessoas: o bilhete.

Primeiro, pergunte aos alunos se eles já viram, enviaram ou receberam algum telegrama. Eis alguns exemplos:

http://portal.cofeci.gov.br/images/profissao/Cap09_02.jpg 

(Acesso em 11/08/2010)

Pergunte aos alunos se eles conhecem o remetente. Se já ouviram falar, pois se trata de uma pessoa que teve uma significação no cenário político brasileiro.

Conhecendo ou não, converse com um colega da área de Geografia Política ou de História para fazer uma explanação sobre o papel fundamental que essa pessoa pública desempenhou na história brasileira. Uma sugestão seria propor aos alunos que fizessem uma pesquisa orientada no laboratório de informática. O professor ou você mesmo pode propor uma Webquest nesse momento. Trata-se de uma ferramenta interessante de pesquisa. Veja:

http://webquest.sp.senac.br/textos/oque 

(Acesso em 14/08/2010)

O mesmo pode ser feito em relação ao remetente do telegrama abaixo. Dessa vez, peça o auxílio ao colega da área de Arte ou Música de sua escola.

http://www.artilhariacultural.com/wp-content/uploads/2010/07/telegrama.jpg 

(Acesso em 11/08/2010)

Professor,

Eis um exemplar do impresso utilizado para o preenchimento manual da mensagem do telegrama:

http://www.prof2000.pt/users/lenas/telegrama.JPG 

(Acesso em 11/08/2010)

Apresente também os elementos linguísticos utilizados na elaboração do telegrama e a estrutura dele:

No telegrama, é possível abreviar, reduzir palavras e usar determinadas formações: ATEH - até LAH - lá EH - é IMPAGO - não pago VOSSIA, VOSSA SENHORIA - Vossa Senhoria AVBRASIL - Avenida Brasil GAMALIMA - Gama Lima LAN - lã ET - e SDS - saudações CT - cotejar, cotejado RESEU - em resposta a seu telegrama, recebi seu telegrama.

São requisitos considerados básicos na redação do telegrama:

• Texto conciso, claro e objetivo.

• Preferência por formas simples a compostas. Exemplo: comprara e não havia comprado.

• Ausência da expressão de cortesia: por favor, obrigado.

• Eliminação de rasuras, anulações, acréscimos ou outras alterações.

• Não permissão da translineação, ou seja, a divisão de palavras.

• O telegrama deve ser grafado em letras maiúsculas. SEGUE FATURA HOJE.

• Supressão dos hifens nos compostos e expressões com pronomes oblíquos: ESCREVAME DANDO PREÇOTETO.

• Omissão de acentos gráficos: SOLUÇÕES SEGUEM AMANHAM.

• Eliminação de preposições: DIA VINTE CORRENTE (e não DIA VINTE DO CORRENTE).

• Os números inteiros são escritos em algarismos arábicos: 200, 1950.

• Aglutinação de números, em virtude de importância substancial: CENTO VINTESEIS DEZESSEISMIL QUARENTASEIS

• Grafia de datas: 261098 — 26 de outubro de 1998 2610998 — 26 de outubro de 1998

• Emprego de pontuação: VG vírgula PT ponto PTVG ponto-e-vírgula BIPT dois-pontos INT interrogações (?) ABRASPAS abrir aspas FECHASPAS fechar aspas.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos oferece hoje serviços de Fonegrafia ou Serviço de Telegramas Fonados. Pode-se passar um telegrama sem sair do escritório ou de casa. Disca-se 135 (Código de São Paulo) e dita-se o texto. O telegrama é cobrado por meio da conta telefônica. Se o cliente desejar, poderá receber cópia do telegrama expedido. Antes de fazer a ligação, elabora-se a mensagem de acordo com a técnica de linguagem telegráfica. Evitem-se sobretudo artigos, conjunções, preposições, advérbios, adjetivos.

http://www.portaladm.adm.br/Portinstrumental/modelos%20de%20documentos.pdf  

(Acesso em 11/08/2010)

Professor,

Diante de como se escreve um telegrama, proponha aos alunos que escrevam telegramas para familiares, amigos ou pessoas públicas. Que mensagens poderiam ser escritas? A que contextos poderiam estar relacionadas? Que tipo de tratamento poderia ser utilizado? Seria o mesmo? Em que circunstâncias poderia ser diferenciado? Que pronome de tratamento seria utilizado?

Conte para os alunos que, com o advento de novas tecnologias de comunicação, os Correios modernizaram o telegrama. Leve-os ao laboratório de informática de sua escola e apresente a novidade. Peça que eles verifiquem os custos de um telegrama e se puderem, o façam.

Acesse o link a seguir e veja:

http://www.correiosonline.com.br/pt_telegrama_sel.asp 

(Acesso em 14/08/2010)

Professor,

No laboratório de infomática, apresente para os alunos um video sobre a segunda forma de comunicação a ser estudada nesta aula: o bilhete.

http://www.youtube.com/watch?v=ASdHSmNGUoU&feature=related 

(Acesso em 13/08/2010)

Comente com os alunos o texto escrito no bilhete do menino Max endereçado para a colega de classe.

Peça para que eles o reproduzam por escrito. Como seria a estrutura dele? Existiria alguma regra de redação? Qual(Quais) seria(m)?

Compare os textos reproduzidos e apresente um outro exemplo de um bilhete escrito com a linguagem mais informal.

Depois, desafie os alunos a transformarem o bilhete do menino do vídeo em uma carta, obedecendo às características deste gênero já estudadas em sala na primeira aula. Veja se aplicaram corretamente as regras e indique as alterações a serem feitas, se necessário.

Depois, distribua o bilhete a seguir:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/09/licenciamento_declaracao-356x500.jpg 

(Acesso em 13/08/2010)

Professor,

Faça a leitura do bilhete. Contextualize-o, informando para os alunos dados sobre a pessoa mencionada: o cantor Hermeto Pascoal. . Você pode, inclusive, permanecer no laboratório de informática e pedir que façam o acesso ao seguinte endereço eletrônico, da referência que aparece no bilhete:

http://www.hermetopascoal.com.br/discografia.asp 

(Acesso em 13/08/2010)

Compare o bilhete de Hermeto Pascoal com o que foi reproduzido pelos alunos a partir do video apresentado.

Peça para os alunos listarem as semelhanças e as diferenças na linguagem, na estrutura dos dois textos.

Por fim, apresente as características desse gênero texual e os elementos que compõem a a sua estrutura. Há uma aula já publicada no Portal do Professor que explica essas questões. Acesse-a:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18871 

(Acesso em 13/08/2010)

A prática da escrita é de suma importância nesses momentos. Indica se o aluno apreendeu e compreendeu o assunto. Diante disso, peça que os alunos escrevam um bilhete em resposta ao menino Max do vídeo sob a perspectiva da garotinha ou da professora e outro ao Hermeto Pascoal, sob o ponto de vista de um fã. Observe se eles internalizaram as condições de produção e como o elaboraram. Troque-os entre si e peça para que os leitores escrevam novos bilhetes para os autores, indicando as alterações a serem feitas ou parabenizando pelo texto bem escrito que obedece às regras do gênero estudado.

Aula 4

Professor,

Inicie a aula, conversando com os alunos sobre uma prática de comunicação muito utilizada em festas juninas: o correio elegante. Conte para eles um pouco sobre essa prática e como é feita. Note que é muito semelhante à estrutura de um bilhete, embora o contexto em que é escrito é bem definido e está ligado à conquista amorosa. Portanto, a função de linguagem utilizada é a poética e a expressiva, na qual revelam os sentimentos em relação a outra pessoa. Há a questão do anonimato, que é parte fundamental desse jogo de relações.

http://blog.gringo.nu/wp-content/uploads/correio.jpg 

(Acesso em 13/08/2010)

Convide alguns alunos da turma para serem os mensageiros do correio elegante e o promova na hora do intervalo.

Não se esqueça de confeccionar com os alunos, os cartões onde as mensagens serão escritas. Coloque-os em uma cesta e pronto. Convide o professor da área de Artes pra auxiliar os alunos nesta atividade.

 Ao retornarem à sala após o intervalo, peça para que os mensageiros socializem a experiência para os demais:

. Que vocabulario foi mais utilizado pelos autores das mensagens?

. Que reações dos destinatários foram percebidas diante das mensagens escritas?

. Se os autores demonstraram não saber como se faz o registro. Se o utilizaram adequadamente, mesmo sem ter uma aula “específica” para esse tipo de produção textual.

Leve os alunos para o laboratório de informática e mostre a eles que até o correio elegante atende à era digital. É possível enviá-lo através de sites de relacionamento. Veja:

http://vejasp.abril.com.br/especiais/correio-elegante-twitter 

(Acesso em 13/08/2010)

Outra forma de um correio elegante utilizada atualmente é o “torpedo” que tem a finalidade de enviar mensagens curtas e instantâneas via celular e estas na maioria dos casos, não são anônimas como o que acontece no correio elegante.

Pergunte aos alunos se eles utilizam esse recurso, com que frequência o fazem, que tipo de mensagem enviam e como elas são escritas.

Nesse momento, peça que os alunos escrevam exemplos de mensagens usadas no torpedo.

Quais seriam as “regras” de redação?

Que semelhanças teriam com as outras formas já estudadas anteriormente: carta, telegrama, bilhete, correio elegante?

Que pontos divergentes poderiam ser enumerados?

Depois, escolha uma das formas estudadas e peça que os alunos transformem a mensagem do torpedo escrita na escolhida, observando que alterações deveriam ser feitas para atender às suas especificidades.

Para os alunos do ensino fundamental final e do ensino médio, liste que outros gêneros textuais conhecem e já aprenderam consigo. Se ainda não o fizeram o uso, ensine-os. É fundamental que o nosso alunado tenha acesso e conheça os mais variados gêneros que existem.

Eis alguns exemplos de gêneros que podem ser trabalhados com seus alunos:

  1. Infográfico
  2. Artigo
  3. Editorial
  4. Resumo

Para todos as sugestões acima, há links para acessar aulas já publicadas no Portal em Recursos Complementares.

Para finalizar essa sequência de aulas, incentive os alunos a criarem um blog da turma, a fim de poderem socializar não somente os conhecimentos adquiridos durante as aulas, mas de socializarem suas experiências, manter contato, enfim, se comunicar. Professor, indico-lhe uma aula já publicada no Portal do Professor, para orientá-lo na criação desse blog. Acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 

(Acesso em 13/08/2010)

Recursos Complementares

Para enriquecer o seu trabalho, acesse:

http://imirante.globo.com/noticias/pagina242505.shtml - Reportagem: "Escrever uma carta: uma tradição que praticamente desapareceu" (Acesso em 13/08/2010)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7482 - Sobre a elaboração de resenhas - (Acesso em 13/08/2010) 

Filme "Central do Brasi"l de Walter Salles – maiores informações em: http://www.centraldobrasil.com.br/front.htm  (Acesso em 13/08/2010)

Filme: "Mensagem pra você" - sinopse e informações sobre o filme: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1291   (Acesso em 13/08/2010)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11547 - Aula sobre Infográfico (Acesso em 24/08/2010) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13855 - Aula sobre Artigo de opinião (Acesso em 24/08/2010) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18582 - Aula sobre Editorial (Acesso em 24/08/2010) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6247 - Aula sobre Resumo (Acesso em 24/08/2010) 

Avaliação

Professor,

É fundamental que você acompanhe os alunos em todos os processos de elaboração textual.

Avalie juntamente com eles, se a atividade desenvolvida está sendo significativa ou não, que dificuldades eles encontraram na realização da mesma.

Nas produções textuais, avalie se os alunos usaram recursos de coesão e de corência gramatical e se conseguiram perceber e aplicar as especificidades que caracterizam os gêneros estudados.

Observe se houve uma aproximação maior entre os alunos após as atividades interativas e se apresentaram uma autonomia progressiva na produção escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Rigner, s , Bahia - disse:
    rignerbang@hotmail.com

    31/01/2012

    Cinco estrelas

    Perfeito


  • Janaina Moraes Vieira, Escola Municipal Américo Vespúcio , Rio de Janeiro - disse:
    janamoraes1@yahoo.com.br

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o link com a tecnologia! O histórico do gênero textual está bem contextualizado.


  • Irailde, E E Poeta Garcia Rosa , Sergipe - disse:
    prof.irailde@gmail.com

    07/09/2010

    Quatro estrelas

    Esta é uma atividade que promove a interação e troca de conhecimento entre os alunos levando-os ao maior entendimento de como ocorre o processo de comunicação, além de fazê-los entender o objetivo e utilização de cada um dos gêneros aqui estudados. Parabéns!


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