28/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
- Construir um berimbau de caniço.
- Conhecer o contexto musical em que o instrumento é utilizado.
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas: MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir um berimbau de caniço você precisará de:
a) Um pedaço de bambu ou cana da índia de aproximadamente 1m (um metro) de comprimento. Também é possível utilizar outros tipos de madeira ou mesmo outros materiais, contanto que tenham um pouco de flexibilidade;
b) Um pedaço de arame ou corda de instrumento musical, por exemplo: violão, guitarra, contrabaixo, violoncelo ou outros, contanto que seja feita de aço. Também é possível utilizar cordas de náilon, mas estas não possuirão a mesma projeção de som;
c) Uma lata de tamanho médio, como as de leite em pó, por exemplo;
d) Barbante;
e) Alicate, martelo e tesoura.
Conhecendo o instrumento
Diga que o instrumento que vocês construirão hoje é semelhante ao berimbau tradicional. Este instrumento tem uma relação muito forte com a cultura africana e, principalmente, com a capoeira. Veja nos Recursos Complementares algumas páginas com informações históricas sobre o berimbau.
Dê exemplos de como o berimbau é usado normalmente em Música. Peça para os alunos prestarem atenção no modo como o instrumento é usado, e na função que desempenha na música de capoeira e na música popular.
Toques de berimbau
http://www.youtube.com/watch?v=equsS_jcEZw
Orquestra de berimbaus
http://www.youtube.com/watch?v=MYeP0P54CAc
Jogo de São Bento Grande
http://www.youtube.com/watch?v=bSy5cpLU-zM&NR=1
"Africadeus" (Naná Vasconcelos)
http://www.youtube.com/watch?v=1XhIiUrBalI
Discuta com os alunos sobre as diferentes maneiras em que o berimbau foi utilizado nos vídeos, observando as diferentes funções e os estilos dos exemplos musicais apresentados. O berimbau produz muitas notas/alturas diferentes? Os sons duram muito? E os recursos dinâmicos? Há como explorar diferentes timbres?"
Construindo o instrumento
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.
Preparando a lata:
1. Você deverá tirar o rótulo e a tampa da lata.
2. A seguir, faça dois buracos na base da lata. Os buracos deverão estar diametralmente opostos e próximos à parede da lata. Use um prego grande e um martelo para isso.
Figura 1 - lata furada (imagem de nossa autoria)
3. Depois, passe um pedaço de barbante de aproximadamente dez centímetros pelos dois buracos e emende suas pontas com nós bem apertados.
Preparando o caniço:
1. Pegue a corda de metal e emende um bom pedaço de barbante a cada uma de suas extremidades (aproximadamente 20 cm).
2. Amarre esses pedaços de barbante a cada uma das extremidades da vara, dando várias voltas bem apertadas para uma boa fixação. O resultado final será semelhante a um arco.
Unindo as duas partes:
Pegue o “arco” e passe-o por dentro do laço de barbante unido à cabaça em aproximadamente 10 cm (dez centímetros). O berimbau estará pronto para ser tocado.
Figura 2 - esquema do berimbau (imagem de nossa autoria)
Abaixo está um link com um músico tocando um instrumento semelhante ao que construímos. No exemplo, é chamado de "berinlata" e é feito com um cano de plástico ao invés de bambu.
http://www.youtube.com/watch?v=pH-FjngeA9A
Utilizando o instrumento
É hora de tocar o instrumento. Peça para cada aluno pegar seu berimbau e explique como devem empunhá-lo.
1. Coloque a base da vara (a parte mais próxima da lata) no chão ou sobre uma superfície fixa como uma mesa.
2. Com a mão esquerda segure a vara na parte superior, próximo a sua ponta.
3. A mão esquerda segurará a baqueta e golpeará a corda.
4. A mão direita deverá envergar levemente a vara para conseguir notas mais graves.
Obs.: Esta não é a maneira tradicional de se tocar um berimbau, que pressupõe também o uso de um chocalho (caxixi) na mão que segura a baqueta e uma pedra ou metal (dobrão) na mão que segura a vara.
No início, talvez os alunos sintam um pouco de dificuldade para empunhar o berimbau, mas é importante uma boa empunhadura para se atingir um bom domínio técnico do instrumento. Não passe ao próximo passo se os alunos não estiverem conseguindo segurá-lo da maneira adequada.
Então, peça para os alunos testarem os diferentes sons do berimbau: com a corda esticada; envergando a vara de diferentes maneiras, esticando ou afrouxando mais a corda; com a baqueta atacando a corda levemente; com a baqueta atacando com mais força. Pergunte quais foram as diferenças entre as várias maneiras de tocar o instrumento.
Agora faça um exercício para tocar o berimbau que variará de acordo com a idade dos alunos. Assim, a sequência abaixo deverá ser usada em ordem crescente até o ponto que você julgar adequado.
1. Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o berimbau com a corda esticada marcando a pulsação.
2. Depois você pode dificultar um pouco pedindo para eles modificarem a envergadura do instrumento em certos pulsos. Por exemplo:
1 (corda esticada) - 2 (corda esticada) - 3 (vara envergada) - 4 (corda esticada)
3. Crie outras combinações corda esticada e vara envergada à vontade.
4. Outra opção é tocar não somente pulsos de forma diferente, mas trechos inteiros da canção. Por exemplo:
1a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - 2a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - Repetição do refrão (corda esticada)
Recursos Educacionais do MEC
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Capoeira na escola
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1378
Mare capoeira
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347
Página com informações e gravuras sobre o berimbau e os primórdios da capoeira no Brasil
http://www.nestorcapoeira.net/galeria.htm
Artigo da Wikipédia sobre berimbau
1) Certifique-se de que todos os alunos construíram o berimbau de caniço de maneira adequada;
2) Verifique se todos conseguiram executar o instrumento de forma satisfatória.
Quatro estrelas 4 classificações
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20/09/2013
Cinco estrelasEsa ea melhor aula eu adorei
11/03/2012
Cinco estrelassou professora de capoeira e minha turma compreende crianças de 06 acima até adolescentes de 16 anos. estou fascinada com as pesquisas de aula que tenho feito neste site. muito têm me ajudado para tornar estas aulas mais ricas e interessantes. parabéns a equipe e muito obrigada!
05/11/2011
Quatro estrelasMuito boa a idéia de "construção", pois, as "oficinas" do Programa Mais Educação podem ser ainda mais ampliadas pelos professores e monitores.
26/02/2011
Cinco estrelasachei muito bom