Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)

 

31/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal

2) Interpretar uma melodia convencional com percussão corporal, observando diferenças de alturas (sons graves e agudos)

3) Criar uma peça musical baseada em percussão corporal na forma rondó

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para um bom aproveitamento da aula, é necessário que um trabalho de percussão corporal já tenha sido feito anteriormente. Preferencialmente, essa aula deve ser a continuação de um processo iniciado nas quatro aulas abaixo:

MÚSICA - Percussão corporal: Pés 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078 

MÚSICA - Percussão corporal: Mãos 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056 

MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075 

MÚSICA: Percussão Corporal - Boca 

Acrescentamos também o conhecimento de sons graves e agudos, veja a aula abaixo:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573 

Estratégias e recursos da aula

      Introdução

      Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.

       Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separamos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares). Nas aulas Composição 1 e 2, as pesquisas feitas anteriormente com percussão corporal serão reintegradas em atividades de criação musical.

      Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

Grupo Barbatuques  

http://vimeo.com/groups/contemporarydance/videos/11721175 

      Atividade 1 - Pesquisa

      Relembre com os alunos os conteúdos trabalhados nas aulas sobre percussão corporal. Peça para eles fazerem uma lista com todas as possibilidades de sons realizados com o corpo que eles puderem se lembrar. Quando eles terminarem, peça para fazerem um inventário dos sons, discriminando-os de acordo com a altura (do grave para o agudo), da seguinte forma:

      Mãos - do mais grave ao mais agudo

      Pés - do mais grave ao mais agudo

      Boca - do mais grave ao mais agudo

      Tronco - do mais grave ao mais agudo

      Depois, peça para os alunos compararem os sons e abra uma discussão, colocando em questão que sons da percussão corporal são mais graves ou mais agudos; quais possuem os timbres mais singulares; quais possuem maior possibilidade de sustentação, etc.

      Atividade 2 - Interpretação percussiva de alturas

      Escolha uma melodia pequena ou um trecho de uma melodia maior e desafie os alunos a interpretarem-na usando os recursos de percussão corporal inventariados anteriormente. Os links, a seguir, mostram situações que podem ajudar na compreensão do objetivo proposto:

Erik Mongrain

http://www.bbc.co.uk/later/artists/erikmongrain/ 

http://br.youtube.com/watch?v=AbndgwfG22k 

Dante Bucci

http://www.lastfm.com.br/music/Dante+Bucci/+images/21222617 

http://www.youtube.com/watch?v=_rXcdcDB2S8 

Embora não se trate de percussão corporal, em ambos os casos, houve uma exploração percussiva das alturas.

Bobby McFerrin - "My favorite things" (Richard Rogers)

http://www.youtube.com/watch?v=5wqplKtzWpI 

Neste caso, o cantor faz a melodia e também o acompanhamento com a voz e percussão corporal.

http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?paramend=1&IDCategoria=5452 

"Peixinhos do mar / Marinheiro só" (domínio público)

http://www.youtube.com/watch?v=CR93HCRMnwo   

O grupo Barbatuques interpreta uma melodia somente com percussão corporal, alcançando as alturas sem a necessidade de instrumentos convencionais.

      Os alunos deverão executar a melodia proposta da seguinte maneira: todos cantam uma frase da melodia e, a seguir, interpretam-na com a percussão corporal. Procure limitar o trabalho a quatro frases para poder focar a discussão melodia X percussão.

      Ao fim, discuta o trabalho feito, especialmente as outras possibilidades de timbres para as alturas utilizadas.

      Atividade 3 - Composição

      Faça uma atividade de composição. Crie um pequeno trecho percussivo com os alunos de, no máximo, dez segundos. Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos. Nomeie-os como grupos A, B, C, e assim por diante. Organize a seguinte atividade:

      1 - Cada grupo deverá compor um pequeno trecho musical: uma frase de uma canção qualquer será cantada e depois reinterpretada com percussão corporal;

      2 - Em círculo, a turma tocará o trecho percussivo composto por todos que servirá de refrão para o exercício;

      3 - A seguir, um grupo cantará e tocará o trecho musical que compôs;

      4 - O exercício musical (composição) terá a seguinte forma:

REFRÃO (todos) - Trecho Composto (grupo A) - REFRÃO (todos) - Trecho Composto (grupo B) e assim por diante, terminando com REFRÃO

      Após a apresentação, discuta com os alunos sobre o sucesso ou não da performance.

     As interpretações das melodias por parte dos grupos estavam adequadas? A peça como um todo usou elementos da percussão corporal de maneira ajustada ao exercício de criação proposto? Se possível, grave para que todos possam avaliar suas apresentações.

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk    

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo      

Website do grupo Barbatuques - http://br.barbatuques.com.br/   

Demonstração de percussão corporal por Fernando Barba - http://www.youtube.com/watch?v=hd3f03Typ9w 

Avaliação

      Considere na avaliação:

      1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos e sua correção quanto às alturas

      2. a participação na interpretação das melodias e nas atividades de criação

      3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Janaina, UFPI , Piauí - disse:
    ninaballet@hotmail.com

    07/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou começar agora uma oficina de percussão corporal do PIBID de Música e esse material me ajudará muito! Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.