31/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal
2) Interpretar uma melodia convencional com percussão corporal, observando diferenças de alturas (sons graves e agudos)
3) Criar uma peça musical baseada em percussão corporal na forma rondó
Para um bom aproveitamento da aula, é necessário que um trabalho de percussão corporal já tenha sido feito anteriormente. Preferencialmente, essa aula deve ser a continuação de um processo iniciado nas quatro aulas abaixo:
MÚSICA - Percussão corporal: Pés
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
MÚSICA - Percussão corporal: Mãos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
MÚSICA: Percussão Corporal - Boca
Acrescentamos também o conhecimento de sons graves e agudos, veja a aula abaixo:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separamos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares). Nas aulas Composição 1 e 2, as pesquisas feitas anteriormente com percussão corporal serão reintegradas em atividades de criação musical.
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://vimeo.com/groups/contemporarydance/videos/11721175
Relembre com os alunos os conteúdos trabalhados nas aulas sobre percussão corporal. Peça para eles fazerem uma lista com todas as possibilidades de sons realizados com o corpo que eles puderem se lembrar. Quando eles terminarem, peça para fazerem um inventário dos sons, discriminando-os de acordo com a altura (do grave para o agudo), da seguinte forma:
Mãos - do mais grave ao mais agudo
Pés - do mais grave ao mais agudo
Boca - do mais grave ao mais agudo
Tronco - do mais grave ao mais agudo
Depois, peça para os alunos compararem os sons e abra uma discussão, colocando em questão que sons da percussão corporal são mais graves ou mais agudos; quais possuem os timbres mais singulares; quais possuem maior possibilidade de sustentação, etc.
Escolha uma melodia pequena ou um trecho de uma melodia maior e desafie os alunos a interpretarem-na usando os recursos de percussão corporal inventariados anteriormente. Os links, a seguir, mostram situações que podem ajudar na compreensão do objetivo proposto:
Erik Mongrain
http://www.bbc.co.uk/later/artists/erikmongrain/
http://br.youtube.com/watch?v=AbndgwfG22k
Dante Bucci
http://www.lastfm.com.br/music/Dante+Bucci/+images/21222617
http://www.youtube.com/watch?v=_rXcdcDB2S8
Embora não se trate de percussão corporal, em ambos os casos, houve uma exploração percussiva das alturas.
Bobby McFerrin - "My favorite things" (Richard Rogers)
http://www.youtube.com/watch?v=5wqplKtzWpI
Neste caso, o cantor faz a melodia e também o acompanhamento com a voz e percussão corporal.
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?paramend=1&IDCategoria=5452
"Peixinhos do mar / Marinheiro só" (domínio público)
http://www.youtube.com/watch?v=CR93HCRMnwo
O grupo Barbatuques interpreta uma melodia somente com percussão corporal, alcançando as alturas sem a necessidade de instrumentos convencionais.
Os alunos deverão executar a melodia proposta da seguinte maneira: todos cantam uma frase da melodia e, a seguir, interpretam-na com a percussão corporal. Procure limitar o trabalho a quatro frases para poder focar a discussão melodia X percussão.
Ao fim, discuta o trabalho feito, especialmente as outras possibilidades de timbres para as alturas utilizadas.
Faça uma atividade de composição. Crie um pequeno trecho percussivo com os alunos de, no máximo, dez segundos. Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos. Nomeie-os como grupos A, B, C, e assim por diante. Organize a seguinte atividade:
1 - Cada grupo deverá compor um pequeno trecho musical: uma frase de uma canção qualquer será cantada e depois reinterpretada com percussão corporal;
2 - Em círculo, a turma tocará o trecho percussivo composto por todos que servirá de refrão para o exercício;
3 - A seguir, um grupo cantará e tocará o trecho musical que compôs;
4 - O exercício musical (composição) terá a seguinte forma:
REFRÃO (todos) - Trecho Composto (grupo A) - REFRÃO (todos) - Trecho Composto (grupo B) e assim por diante, terminando com REFRÃO
Após a apresentação, discuta com os alunos sobre o sucesso ou não da performance.
As interpretações das melodias por parte dos grupos estavam adequadas? A peça como um todo usou elementos da percussão corporal de maneira ajustada ao exercício de criação proposto? Se possível, grave para que todos possam avaliar suas apresentações.
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Website do grupo Barbatuques - http://br.barbatuques.com.br/
Demonstração de percussão corporal por Fernando Barba - http://www.youtube.com/watch?v=hd3f03Typ9w
Considere na avaliação:
1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos e sua correção quanto às alturas
2. a participação na interpretação das melodias e nas atividades de criação
3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2012
Cinco estrelasMuito bom, vou começar agora uma oficina de percussão corporal do PIBID de Música e esse material me ajudará muito! Obrigada!