Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal (diferentes partes do corpo) em uma mesma peça musical

2) Criar um acompanhamento rítmico com percussão corporal para uma melodia convencional associado a um estilo musical

3) Reinterpretar uma melodia usando o corpo como instrumento musical

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para um bom aproveitamento da aula, é necessário que um trabalho de percussão corporal já tenha sido feito anteriormente. Preferencialmente, essa aula deve ser a continuação de um processo iniciado nas aulas abaixo:

MÚSICA - Percussão corporal: Pés 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078 

MÚSICA - Percussão corporal: Mãos 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056 

MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075 

MÚSICA: Percussão Corporal - Boca

Estratégias e recursos da aula

      Introdução       

       Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.               

      Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separamos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares). Nas aulas Composição 1 e 2, as pesquisas feitas anteriormente com percussão corporal serão reintegradas em atividades de criação musical.    

      Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

       

http://vimeo.com/groups/contemporarydance/videos/11721175 

      Atividade 1 - Análise e discussão

      Inicie discutindo o que faz com que um estilo musical seja reconhecido como tal. Instrumentação? Letra? Forma de interpretar? Discuta com os alunos e peça para eles darem exemplos de músicas em estilos diferentes. Os links abaixo mostram peças em vários estilos (você pode optar por outros que julgar mais adequados):

    

http://www.homerock.net/tag/birth-months/     

     "No more Mr. Nice Guy" (Alice Cooper) - http://www.youtube.com/watch?v=XZnhuOEUFXA 

      Há alguma relação do cantor Alice Cooper com a plateia? A música é suave ou agressiva? Há algum tipo de encenação?

   

   

Imagem retirada do vídeo encontrado no endereço abaixo:

      "Águas de Março" (Tom Jobim) - http://www.youtube.com/watch?v=FI1b9RK10JI 

      Este é um grande clássico da Bossa Nova cantado por Elis Regina. A interpretação é agressiva ou suave? Que instrumentos podem ser ouvidos?

   

       

http://www.yomarnathalia.com/CC/ccruz/biografia.html 

      El Alacran (Rafael de Cuba) - http://www.youtube.com/watch?v=EqY6xe-XdKI 

      De que forma os cantores atuam nesta salsa? Há alguma relação explícita da música com a dança? Qual a instrumentação utilizada?

      Direcione a discussão com os alunos para uma comparação entre instrumentação, forma de cantar, relação do cantor com a plateia, postura dos artistas e outros pontos que possam distinguir os estilos musicais.

      Atividade 2 - Tocando a célula rítmica básica

      Proponha uma atividade para deixar os alunos mais inteirados da parte rítmica dos gêneros musicais a serem abordados na aula. Faça um recorte com dois estilos musicais. Aqui usaremos rock e maracatu, mas você pode usar outros, se assim desejar.

      Pergunte aos alunos sobre o acompanhamento dos exemplos mostrados na Atividade 1. Toque-os de novo, se necessário. Como eles poderiam reproduzir com a voz o acompanhamento do rock? E o acompanhamento do maracatu? Espere até que se chegue a uma decisão sobre uma célula rítmica básica para definir cada estilo. Peça ao grupo para tocar em instrumentos de percussão ou reproduzir com a voz.

      A partir daí, lance um desafio: realizar as células rítmicas com percussão corporal. É possível reproduzí-las usando os sons descobertos nas aulas anteriores? Como seria? Os vídeos, a seguir, mostram exemplos de como alcançar o objetivo proposto.

Maracatu - http://www.youtube.com/watch?v=jqbeBm8moA8 

Rock - http://www.youtube.com/watch?v =Usc_2HpBHaQ 

      Atividade 3 - Composição      

      Agora divida a turma em grupos de quatro a oito alunos e proponha que se faça uma composição. O objetivo será interpretar uma peça musical com canto e percussão corporal.

      1 - Cada grupo se dividirá em cantores e percussionistas (eles poderão se dividir na proporção que desejarem);

      2 - Enquanto os percussionistas estiverem realizando o acompanhamento rítmico da música com percussão corporal, os cantores estarão interpretando a melodia com o canto ou mesmo o assobio;

      3 - Promova as apresentações com posterior discussão dos trabalhos. Se possivel, grave as performances. As células rítmicas estavam condizentes com o que se definiu no passo anterior?

      Os links abaixo podem ser úteis para despertar a criatividade para o trabalho. Observe as interpretações que utilizam percussão corporal e melodias de diferentes estilos:

     

      Barbatuques - "Peixinhos do Mar/Marinheiro só" - http://www.youtube.com/watch?v=CR93HCRMnwo 

      Barbatuques - "Carcará" (João do Vale) - http://www.youtube.com/watch?v=FZy_rsgKcLY 

      MSTR Quintett - Bossa Nova - http://www.youtube.com/watch?v=8kq-G9YNHDE&feature=related 

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk    

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo   

Javier Romero Naranjo - http://www.youtube.com/watch?v=k4O9cHv0c30 

Avaliação

Avalie segundo os seguintes critérios:

1) A participação na discussão a respeito das diferenças entre os estilos;

2) A qualidade da execução das células rítmicas dos estilos musicais da Atividade 2;

3) A coerência das composições com os estilos propostos em suas apresentações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.