26/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal (diferentes partes do corpo) em uma mesma peça musical
2) Criar um acompanhamento rítmico com percussão corporal para uma melodia convencional associado a um estilo musical
3) Reinterpretar uma melodia usando o corpo como instrumento musical
Para um bom aproveitamento da aula, é necessário que um trabalho de percussão corporal já tenha sido feito anteriormente. Preferencialmente, essa aula deve ser a continuação de um processo iniciado nas aulas abaixo:
MÚSICA - Percussão corporal: Pés
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
MÚSICA - Percussão corporal: Mãos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
MÚSICA: Percussão Corporal - Boca
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separamos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares). Nas aulas Composição 1 e 2, as pesquisas feitas anteriormente com percussão corporal serão reintegradas em atividades de criação musical.
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://vimeo.com/groups/contemporarydance/videos/11721175
Inicie discutindo o que faz com que um estilo musical seja reconhecido como tal. Instrumentação? Letra? Forma de interpretar? Discuta com os alunos e peça para eles darem exemplos de músicas em estilos diferentes. Os links abaixo mostram peças em vários estilos (você pode optar por outros que julgar mais adequados):
http://www.homerock.net/tag/birth-months/
"No more Mr. Nice Guy" (Alice Cooper) - http://www.youtube.com/watch?v=XZnhuOEUFXA
Há alguma relação do cantor Alice Cooper com a plateia? A música é suave ou agressiva? Há algum tipo de encenação?
Imagem retirada do vídeo encontrado no endereço abaixo:
"Águas de Março" (Tom Jobim) - http://www.youtube.com/watch?v=FI1b9RK10JI
Este é um grande clássico da Bossa Nova cantado por Elis Regina. A interpretação é agressiva ou suave? Que instrumentos podem ser ouvidos?
http://www.yomarnathalia.com/CC/ccruz/biografia.html
El Alacran (Rafael de Cuba) - http://www.youtube.com/watch?v=EqY6xe-XdKI
De que forma os cantores atuam nesta salsa? Há alguma relação explícita da música com a dança? Qual a instrumentação utilizada?
Direcione a discussão com os alunos para uma comparação entre instrumentação, forma de cantar, relação do cantor com a plateia, postura dos artistas e outros pontos que possam distinguir os estilos musicais.
Proponha uma atividade para deixar os alunos mais inteirados da parte rítmica dos gêneros musicais a serem abordados na aula. Faça um recorte com dois estilos musicais. Aqui usaremos rock e maracatu, mas você pode usar outros, se assim desejar.
Pergunte aos alunos sobre o acompanhamento dos exemplos mostrados na Atividade 1. Toque-os de novo, se necessário. Como eles poderiam reproduzir com a voz o acompanhamento do rock? E o acompanhamento do maracatu? Espere até que se chegue a uma decisão sobre uma célula rítmica básica para definir cada estilo. Peça ao grupo para tocar em instrumentos de percussão ou reproduzir com a voz.
A partir daí, lance um desafio: realizar as células rítmicas com percussão corporal. É possível reproduzí-las usando os sons descobertos nas aulas anteriores? Como seria? Os vídeos, a seguir, mostram exemplos de como alcançar o objetivo proposto.
Maracatu - http://www.youtube.com/watch?v=jqbeBm8moA8
Rock - http://www.youtube.com/watch?v =Usc_2HpBHaQ
Agora divida a turma em grupos de quatro a oito alunos e proponha que se faça uma composição. O objetivo será interpretar uma peça musical com canto e percussão corporal.
1 - Cada grupo se dividirá em cantores e percussionistas (eles poderão se dividir na proporção que desejarem);
2 - Enquanto os percussionistas estiverem realizando o acompanhamento rítmico da música com percussão corporal, os cantores estarão interpretando a melodia com o canto ou mesmo o assobio;
3 - Promova as apresentações com posterior discussão dos trabalhos. Se possivel, grave as performances. As células rítmicas estavam condizentes com o que se definiu no passo anterior?
Os links abaixo podem ser úteis para despertar a criatividade para o trabalho. Observe as interpretações que utilizam percussão corporal e melodias de diferentes estilos:
Barbatuques - "Peixinhos do Mar/Marinheiro só" - http://www.youtube.com/watch?v=CR93HCRMnwo
Barbatuques - "Carcará" (João do Vale) - http://www.youtube.com/watch?v=FZy_rsgKcLY
MSTR Quintett - Bossa Nova - http://www.youtube.com/watch?v=8kq-G9YNHDE&feature=related
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Javier Romero Naranjo - http://www.youtube.com/watch?v=k4O9cHv0c30
Avalie segundo os seguintes critérios:
1) A participação na discussão a respeito das diferenças entre os estilos;
2) A qualidade da execução das células rítmicas dos estilos musicais da Atividade 2;
3) A coerência das composições com os estilos propostos em suas apresentações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!