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Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia;

- Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física;

- Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento excessivo.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer os principais riscos a saúde associados ao sedentarismo.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá debater possíveis riscos presentes na prática excessiva de atividades físicas. O tema será um transtorno conhecido como vigorexia, que ganha destaque progressivo em nossa sociedade e atinge principalmente homens jovens.

Atividade 1: 

Caro professor, inicie a aula com uma provocação para a turma. Praticar exercícios traz benefícios para a saúde. Falso ou verdadeiro? É possível que a maioria da turma afirme que “sim”, a prática de atividades físicas está relacionada com a manutenção ou a melhoria da saúde do individuo. Estimule os alunos a apontarem opiniões contrastantes sobre o tema e peça que apresentem exemplos que sustentem suas afirmações.

Há inúmeros exemplos veiculados em diversos meios de comunicação, que apontam uma relação causal entre a prática de atividade física e a manutenção ou melhoria da saúde geral do sujeito. Ao longo da aula, o papel do professor será problematizar esse tema relativizando algumas afirmações ou imagens cristalizadas na mídia. O tema da vigorexia servirá como meio para a condução do debate.

Dica: Caro professor, para um maior aprofundamento nos debates sobre a relação entre atividade e física e saúde indico a leitura de outras propostas que obordaram essa questão com maior ênfase.

Atividade física e saúde - um projeto de pesquisa para a escola (Aula 3) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13727  

Atividade física e saúde - um projeto de pesquisa para a escola (Aula 4) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13728   

Atividade física e saúde - um projeto de pesquisa para a escola (Aula 5) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13729 

Atividade 2: 

Na segunda atividade, o professor irá provocar a turma com dois exemplos extremos. O primeiro, de um indivíduo que não realiza nenhum tipo de atividade física regular – seja orientada ou não – conhecido como indivíduo sedentário. O segundo exemplo, um famoso atleta de alto rendimento. Escolha um esporte que agrade seus alunos, por exemplo, o futebol ou vôlei. Para esse plano de aula apresentarei o exemplo do atleta Ronaldo Nazário (atualmente jogador do Sport Club Corinthians Paulista).

http://sabetudofc.wordpress.com/2010/07/31/romario-vs-ronaldo/ 

Destaque rapidamente as características contrastantes de ambos os indivíduos:

Sedentário: trabalha sentado a maior parte do dia; vai para o trabalho de carro; não realiza atividades físicas – sejam elas em academias ou ao ar livre; alimentação pouco equilibrada com excesso de carboidratos e gorduras.

Atleta: realiza em média entre 4 e 6 horas de atividade física, 6 dias por semana; compete em alto rendimento 2 vezes por semana; realiza atividades aeróbicas e exercícios de força em grande intensidade; possui alimentação equilibrada com grande aporte calórico para suprir os gastos diários.

Após a apresentação da descrição dos 2 personagem faça nova provocação. Na opinião de vocês, ambos os indivíduos possuem hábitos saudáveis? Sim ou não? É possível que muitos alunos associem o sendentarismo com doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, entre outros fatores de risco. Já no caso do atleta de alto rendimento provavelmente teremos opiniões contrastantes. Alguns podem associar a imagem do atleta com saúde; outros podem citar problemas relacionados à prática excessiva de atividade física em alta intensidade. Vale lembrar, as inúmeras contusões e cirurgias realizadas por esportistas profissionais ao longo de suas carreiras em diferentes modalidades. Recentemente Ronaldo Nazário, em entrevista coletiva, admitiu as enormes dores musculares que sente ao longo das sessões de treinamento e afirmou que sua aposentadoria no futebol (ele hoje tem 33 anos) está próxima.

O professor deverá mediar o debate levantando aspectos positivos e negativos relacionados à prática de atividade física. É importante desconstruir a mensagem propagada na mídia, que afirma que é há uma relação causal entre a prática de atividade física e o conceito de saúde.

Atividade 3: 

A última atividade deverá aproximar o cotidiano dos jovens estudantes do debate realizado anteriormente com atletas de alto rendimento. Sabemos que muitos indivíduos comuns (não atletas) realizam atividade física orientada com motivações diversas: estética, saúde, lazer e etc. Dessa forma, os alunos irão realizar uma pesquisa sobre os riscos da prática excessiva de atividade física nas academias de ginástica. Tal comportamento em casos extremos é conhecido como um transtorno chamado vigorexia, que em geral acomete homens em idade jovem.

Faça uma rápida enquete na turma:

1- quais alunos realizam atividade física fora da escola?

2- qual a freqüência?

3- quantas horas semanais dedicadas à prática física?

Após obter as respostas compare os dados dos alunos com informações sobre indivíduos que apresentam o transtorno conhecido como vigorexia. É importante que os alunos compreendam que há um traço de obsessão nesse transtorno, que pode levar a inúmeros problemas físicos e psicológicos. Além do número de horas excessivas de atividade física diária há um eterno descontentamento com a aparência física.

A atividade de pesquisa deverá ser realizada no laboratório de informática. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá responder os seguintes pontos:

1- definição do conceito vigorexia;

2- os principais sintomas desse transtorno;

3- os riscos que oferece para a saúde do indivíduo;

4- principais formas de tratamento.

Cada grupo deverá preparar uma apresentação com duração de 10 minutos que responda os quatro itens indicados anteriormente.  

http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm  

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html

Recursos Complementares

Como leitura complementar para o professor indico o artigo:

PALMA, Alexandre; BAGRICHEVISKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana. "Análise sobre os limites da inferência causal no contexto investigativo 'exercício físico-saúde".

http://boletimef.org/biblioteca/2140/livro/BoletimEF.org_Livro-A-saude-em-debate-na-Educacao-Fisica-v.1.pdf 

Avaliação

Ao final da aula o professor irá reunir a turma para revisar os principais pontos debatidos na aula:

1- Quais os riscos para a saúde da prática excessiva de atividade física?

2- Quais os riscos para a saúde do sedentarismo?

3- A rotina de treinamento dos atletas de alto rendimento são sinonimo de saúde?

4- Descreva os principais sintomas da vigorexia.

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