15/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.
Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”.
Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “intensidade”.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor(a), essa coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do ensino fundamental, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.
O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.
"O meu boi morreu"
O meu boi morreu
O que será de mim
Mande buscar outro, ó morena
Lá no Piauí
O meu boi morreu
O que será da vaca
Pinga com limão, ó Morena
Cura urucubaca
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/fotos/200706/CCOM21_9807f7a426.jpg
Partitura de “O meu boi morreu”:
http://www.apostilaz.com.br/musica/partituras-populares-para-flautadoce.html
Coloque a letra da música no quadro (lousa). Inicialmente, proponha à turma a leitura do texto. Varie a dinâmica, pedindo que um grupo leia a primeira estrofe e o outro leia a segunda, e vice-versa.
Após esse momento, reescreva algumas palavras, colocando-as com tamanhos diferentes, e peça à turma que faça novamente a leitura do texto. Reescreva-as novamente, de modo a mudar o tamanho de outras palavras. Após algumas leituras, pergunte à turma o que aconteceu com o som das palavras. Provavelmente os alunos irão associar as palavras pequeninas aos sons mais fracos e as palavras maiores aos sons mais fortes. Veja o exemplo abaixo (colocamos as palavras em caixa alta por não haver a possibilidade de alterar o tamanho da fonte):
O meu BOI morreu
O que será de MIM
Mande buscar OUTRO, ó morena
Lá no PIAUÍ
O meu BOI morreu
O que será da VACA
Pinga com LIMÃO, ó Morena
Cura URUCUBACA
Neste momento, você iniciará um pequeno debate sobre a “intensidade” dos sons: sons que podem ser fracos e sons que podem ser fortes. Faça um rápido levantamento, junto à turma, de sons da natureza/mundo ou do cotidiano que apresentam diferença de intensidade (por exemplo: o canto de um pássaro bem pequeno é mais fraco que o som emitido por uma águia etc.).
Volte à canção “O meu boi morreu” e desta vez cante com a turma. Proponha variação de intensidade entre as execuções, como também dentro de uma mesma execução: você pode predeterminar que a primeira estrofe será forte e a segunda será entoada suavemente. Posteriormente, como desafio, não faça combinações verbais prévias para o canto – deixe que os alunos sigam a sua regência: para sons fortes, seu gestual de mãos deverá ser amplo; para sons fracos, seu gestual deverá ser bem comedido.
Observação:
Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis.
Organize os alunos em roda, sentados no chão. Escolha um tema para a primeira rodada: nomes de frutas, por exemplo. Cada aluno deverá entoar um nome de uma fruta, de acordo com o pulso estabelecido. Você marcará a pulsação em um tambor ou atabaque, variando entre sons fortes e fracos. Os alunos entoam seus nomes de fruta de acordo com a intensidade do som do tambor. A cada rodada, varie o tema (nomes de países, animais, cores etc.)
Toque a canção “O meu boi morreu” em algum instrumento harmônico (teclado, violão, acordeon) e proponha à turma que dance e ande conforme a música. Você deverá variar quanto à dinâmica (ver definição em Recursos Complementares) – toque alguns trechos de maneira mais forte e outros de maneira mais suave. Varie também quanto aos comandos corporais: em alguns momentos, peça que os alunos façam movimentos apenas com os braços, sempre seguindo a música; em outros, peça que utilizem somente os pés, cabeça e pescoço, pernas etc.
Nesse arranjo, a música será executada três vezes. Na primeira vez, todos cantam e tocam instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, pandeirolas, coquinhos, ganzás, pratos etc.), marcando a pulsação. Não há variação de dinâmica.
Na segunda vez, os alunos deverão apenas tocar seus instrumentos de percussão, marcando o ritmo da canção. Você continuará fazendo a harmonia e a melodia no seu instrumento harmônico. Os alunos tocarão a canção seguindo um crescendo, ou seja, o volume crescerá gradualmente ao longo da música.
Na terceira e última vez, os alunos apenas cantarão a música, numa espécie de diminuendo, ou seja, o trecho inicia-se forte e termina piano (ver a definição destes termos em Recursos Complementares).
Instrumentos de percussão utilizados na atividade 4
http://www.aimmesasecadeiras.com.br/os22/images/bandinha_ritmica.jpg
Dica
Outras dinâmicas podem ser propostas para o arranjo, podendo surgir de uma criação coletiva.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon) e o uso de instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, pandeirolas, coquinhos, ganzás, pratos etc.).
Definição de “dinâmica” – Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_musical
"MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – pianissimo a fortissimo":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19744
"MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
Letra de “O meu boi morreu”:
http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#boimorreu
Vídeo e áudio de “O meu boi morreu”:
O(a) professor(a) deverá observar se:
1) os alunos associaram a mudança no tamanho das palavras (escrita) à mudança na intensidade das palavras entoadas na Atividade 1;
2) os alunos participaram ativamente do debate proposto, evidenciando compreensão do conceito de “intensidade” na Atividade 1;
3) os alunos cantaram a música com variação de intensidade na Atividade 1, de acordo com combinação prévia;
4) os alunos associaram a mudança no gestual da regência à mudança de intensidade na execução na Atividade 1;
5) os alunos associaram a variação de intensidade do estímulo sonoro do tambor à variação de intensidade das palavras entoadas na Atividade 2;
6) os alunos associaram a variação de intensidade do estímulo sonoro do teclado à variação dos movimentos corporais na Atividade 3;
7) os alunos executaram o arranjo proposto na Atividade 4, respeitando a dinâmica proposta.
Cinco estrelas 1 classificações
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10/09/2012
Cinco estrelasexcelente!!!!!!