Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O meu boi morreu”): arranjos com percussão – aula 6

 

15/09/2010

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.  

Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”.   

Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “intensidade”.  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), essa coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do ensino fundamental, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.   

O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.

Atividade 1 – Memorização da letra e da canção   

"O meu boi morreu" 

O meu boi morreu

O que será de mim

Mande buscar outro, ó morena

Lá no Piauí

O meu boi morreu

O que será da vaca

Pinga com limão, ó Morena

Cura urucubaca

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/fotos/200706/CCOM21_9807f7a426.jpg 

Partitura de “O meu boi morreu”:  

http://www.apostilaz.com.br/musica/partituras-populares-para-flautadoce.html   

Coloque a letra da música no quadro (lousa). Inicialmente, proponha à turma a leitura do texto. Varie a dinâmica, pedindo que um grupo leia a primeira estrofe e o outro leia a segunda, e vice-versa.

Após esse momento, reescreva algumas palavras, colocando-as com tamanhos diferentes, e peça à turma que faça novamente a leitura do texto. Reescreva-as novamente, de modo a mudar o tamanho de outras palavras. Após algumas leituras, pergunte à turma o que aconteceu com o som das palavras. Provavelmente os alunos irão associar as palavras pequeninas aos sons mais fracos e as palavras maiores aos sons mais fortes. Veja o exemplo abaixo (colocamos as palavras em caixa alta por não haver a possibilidade de alterar o tamanho da fonte):

O meu BOI morreu

O que será de MIM

Mande buscar OUTRO, ó morena

Lá no PIAUÍ

O meu BOI morreu

O que será da VACA

Pinga com LIMÃO, ó Morena

Cura URUCUBACA

Neste momento, você iniciará um pequeno debate sobre a “intensidade” dos sons: sons que podem ser fracos e sons que podem ser fortes. Faça um rápido levantamento, junto à turma, de sons da natureza/mundo ou do cotidiano que apresentam diferença de intensidade (por exemplo: o canto de um pássaro bem pequeno é mais fraco que o som emitido por uma águia etc.).

Volte à canção “O meu boi morreu” e desta vez cante com a turma. Proponha variação de intensidade entre as execuções, como também dentro de uma mesma execução: você pode predeterminar que a primeira estrofe será forte e a segunda será entoada suavemente. Posteriormente, como desafio, não faça combinações verbais prévias para o canto – deixe que os alunos sigam a sua regência: para sons fortes, seu gestual de mãos deverá ser amplo; para sons fracos, seu gestual deverá ser bem comedido.

Observação:

Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis.  

Atividade 2 – Jogo das palavras

Organize os alunos em roda, sentados no chão. Escolha um tema para a primeira rodada: nomes de frutas, por exemplo. Cada aluno deverá entoar um nome de uma fruta, de acordo com o pulso estabelecido. Você marcará a pulsação em um tambor ou atabaque, variando entre sons fortes e fracos. Os alunos entoam seus nomes de fruta de acordo com a intensidade do som do tambor. A cada rodada, varie o tema (nomes de países, animais, cores etc.)   

Atividade 3 – Movimentação pela sala

Toque a canção “O meu boi morreu” em algum instrumento harmônico (teclado, violão, acordeon) e proponha à turma que dance e ande conforme a música. Você deverá variar quanto à dinâmica (ver definição em Recursos Complementares) – toque alguns trechos de maneira mais forte e outros de maneira mais suave. Varie também quanto aos comandos corporais: em alguns momentos, peça que os alunos façam movimentos apenas com os braços, sempre seguindo a música; em outros, peça que utilizem somente os pés, cabeça e pescoço, pernas etc.

Atividade 4 – Execução do arranjo para a canção “O meu boi morreu”

Nesse arranjo, a música será executada três vezes. Na primeira vez, todos cantam e tocam instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, pandeirolas, coquinhos, ganzás, pratos etc.), marcando a pulsação. Não há variação de dinâmica.

Na segunda vez, os alunos deverão apenas tocar seus instrumentos de percussão, marcando o ritmo da canção. Você continuará fazendo a harmonia e a melodia no seu instrumento harmônico. Os alunos tocarão a canção seguindo um crescendo, ou seja, o volume crescerá gradualmente ao longo da música.

Na terceira e última vez, os alunos apenas cantarão a música, numa espécie de diminuendo, ou seja, o trecho inicia-se forte e termina piano (ver a definição destes termos em Recursos Complementares).

Instrumentos de percussão utilizados na atividade 4

http://www.aimmesasecadeiras.com.br/os22/images/bandinha_ritmica.jpg 

Dica

Outras dinâmicas podem ser propostas para o arranjo, podendo surgir de uma criação coletiva.   

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon) e o uso de instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, pandeirolas, coquinhos, ganzás, pratos etc.).

Recursos Complementares

Definição de “dinâmica” – Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_musical 

"MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – pianissimo a fortissimo":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19744 

"MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576 

Letra de “O meu boi morreu”:   

http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#boimorreu          

Vídeo e áudio de “O meu boi morreu”:

http://www.youtube.com/watch?v=MypVqbmVA6c   

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se:

1) os alunos associaram a mudança no tamanho das palavras (escrita) à mudança na intensidade das palavras entoadas na Atividade 1;

2) os alunos participaram ativamente do debate proposto, evidenciando compreensão do conceito de “intensidade” na Atividade 1;

3) os alunos cantaram a música com variação de intensidade na Atividade 1, de acordo com combinação prévia;

4) os alunos associaram a mudança no gestual da regência à mudança de intensidade na execução na Atividade 1;

5) os alunos associaram a variação de intensidade do estímulo sonoro do tambor à variação de intensidade das palavras entoadas na Atividade 2;

6) os alunos associaram a variação de intensidade do estímulo sonoro do teclado à variação dos movimentos corporais na Atividade 3;

7) os alunos executaram o arranjo proposto na Atividade 4, respeitando a dinâmica proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.