16/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
- Debater sobre o tema: diferenças e semelhanças entre homens e mulheres
- Analisar a letra da música “If I Were a Boy” de Beyoncé (disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/traducao.html)
- Reconhecer e produzir orações condicionais: If...(ex: If Jane studied she would pass)
- Desenvolver e utilizar estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa: compreensão da ideia central do texto
Orações condicionais: (2nd Conditional – exemplo: If Jane studied she would pass – se Jane estudasse ela passaria.).
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões do tema destas aulas, “diferenças e semelhanças entre homens e mulheres”, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro integrantes. Cada grupo receberá uma folha de papel para Flip-Chart (sulfitão) em branco e algumas revistas. O professor deverá requisitar que os alunos dividam a folha em duas partes: MAN (HOMEM) e WOMAN (MULHER). Assim, deverão recortar das revistas e colar de cada lado da folha imagens que ilustrem o que significaria ser MAN (HOMEM) e WOMAN (MULHER), formando cartazes.
Os cartazes criados pelos grupos serão expostos nas paredes da sala. A partir das figuras expostas, o professor instigará os alunos, em aula aberta, a refletirem sobre as imagens selecionadas, fazendo perguntas preferencialmente em Inglês. Por exemplo, o professor poderá perguntar: “Why are jewels related to woman? (Por que jóias são relacionadas a mulher?)”.
É importante, nesta etapa, que o professor os conduza a considerar de onde vem suas ideias acerca do que seja masculinidade e feminilidade.
ATIVIDADE 1
Após a turma toda ter compartilhado suas ideias e opiniões sobre o tema “diferenças e semelhanças entre homens e mulheres”, com os alunos novamente em grupos (os mesmos da motivação), o professor apresentará, impresso em folhas para cada grupo, as seguintes definições:
· Biological Sex: The alleged physiological and anatomical characteristics of maleness and femaleness with which a person is born. (Sexo Biológico: o sexo fisiológico alegado e as características anatômicas de masculinidade e feminilidades com quais a pessoa nasce).
· Gender Identity: The individual’s sense of masculinity of femininity. (Identidade de Gênero: O sentimento de masculinidade ou feminilidade do indivíduo).
· Gender Role: The separate expectations of behaviour for men and women as determined by society and culture. (Papel do Gênero: As expectativas quanto ao comportamento de homens e mulheres como determinadas pela sociedade e cultura.).
A partir de tais definições, os alunos terão aproximadamente cinco minutos para debater a seguinte questão:
“If you woke up tomorrow and found that you were the opposite sex, how would you have to behave? (Se você acordasse amanhã e descobrisse que você fosse do sexo oposto, como você teria que se comportar?)”
Cada grupo deverá escrever suas conclusões em uma folha em branco, preferencialmente em Inglês. O professor, então, requisitará que um representante de cada grupo escreva a resposta dada na lousa. Por fim, em aula aberta, os alunos comentarão as respostas dadas, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. What were the best answers? Why? (Quais são as melhores respostas? Por quê?)
2. Do some answers contradict others? (Algumas respostas contradizem outras?)
3. Are there advantages or disadvantages to some of the responses? (Há vantagens ou desvantagens em algumas respostas?)
4. Do any of the students feel that they are not represented in the answers given? (Alguns dos alunos sentem que não estão representados nas respostas dadas?).
O professor deverá gerenciar as participações dos alunos de modo a gerar um debate saudável e adequado entre os alunos. Nesta atividade, portanto, o professor deverá ser mais um facilitador, para que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar. O debate deverá salientar diferenças e semelhanças entre homens e mulheres, as limitações e vantagens que lhes são atribuídas devido ao seu gênero. Os alunos poderão, por exemplo, citar o fato de que muitos homens ainda esperam que suas mulheres sejam donas de casa, mesmo as que trabalham fora; que alguns pais estimulam a iniciação sexual precoce de meninos e proíbem as meninas de namorar etc.
OBSERVAÇÃO: as atividades desta etapa e de motivação foram adaptadas de: http://teachers.net/lessons/posts/955.html Acesso em: 13 de setembro de 2010).
ATIVIDADE 2
Com base nas discussões realizadas, os alunos assistirão ao vídeo “Beyoncé - If I Were A Boy” (Fig. 1), com a duração de 5:06 minutos, conforme postado abaixo. Esta música é sobre como seria se Beyoncé fosse um rapaz, em uma situação hipotética.
RECURSO - Vídeo “Beyoncé - If I Were A Boy”
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=376210
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo em formato DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!
A letra da música apresenta o modal WOULD para indicar tais situações e é gramaticalmente correta porque apresenta a frase "if I were a boy" e não "if I was a boy." (se eu fosse um rapaz), com o uso de "were" na estrutura correta, o que não é geralmente apresentado em outras canções em Inglês. (adaptado de: http://eslteachingideas.blogspot.com/2010/01/esl-music-ideas-2nd-conditional.html acesso em: 13 de setembro de 2010).
Para maiores detalhes sobre a forma e uso do “2nd conditional” em Inglês o professor poderá acessar http://www.learnenglish-online.com/grammar/secondconditional.html
Após assistirem ao vídeo os alunos, novamente em grupos, deverão debater, preferencialmente em Inglês, algumas questões apresentadas pelo professor na forma de transparência ou slide.
1. What is Beyonce’s job in the video? (Qual é o trabalho de Beyoncé no vídeo? – She is a policewoman. (Ela é uma policial).
2. What is her boyfriend’s job in the video? (Qual é o trabalho de seu namorado no vídeo?) - He is a policeman. (Ele é um policial).
3. Where do they see each other? (Onde eles se veem?) – In a bar. (Em um bar.).
4. What do they argue about in the middle of the video? (Sobre o que eles discutem no meio do vídeo?) – One of them is jealous of the other’s co-worker. (Um deles está com ciúme de um colega de trabalho do outro.).
(questões adaptadas de: http://strictly4myteacherz.wordpress.com/2009/01/22/beyonce-if-i-were-a-boy-2nd-conditional-song/ . Acesso em: 13 de agosto de 2010).
Caso o professor considere necessário, poderá exibir o vídeo mais uma ou duas vezes. Após as discussões em grupos, os alunos, em aula aberta, apresentarão suas conclusões sobre o vídeo. É importante notar que, no vídeo, Beyoncé está imaginando como é estar na posição de seu namorado.
ATIVIDADE 3
Dando prosseguimento à atividade anterior, nesta etapa, os alunos, em grupos, debaterão sobre a letra da música “If I were a boy” (Beyoncé). Assim, cada grupo receberá, impresso um trecho da letra da música para que busquem compreender seu significado geral (do trecho). Não há problema se mais de um grupo receber o mesmo trecho.
RECURSO – Letra da Música “If I Were a Boy” dividida para trabalho em grupos
TRECHO 1
If I were a boy
Even just for a day
I'd roll out of bed in the morning
And throw on what I wanted then go
Drink beer with the guys
And chase after girls
I'd kick it with who I wanted
And I'd never get confronted for it
Cause they stick up for me
TRECHO 2
If I were a boy
I think I could understand
How it feels to love a girl
I swear I'd be a better man
I'd listen to her
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
TRECHO 3
If I were a boy
I would turn off my phone
Tell everyone it's broken
So they'd think that I was sleeping alone
I'd put myself first
And make the rules as I go
Cause I know that
She'd be faith full
Waiting for me to come home
TRECHO 4
If I were a boy
I think I could understand
How it feels to love a girl
I swear I'd be a, better man
I'd listen to her
Cause I know how it hurts
When you lose the one you wanted
Cause he's taking you for granted
And everything you had got destroyed
It's a little too late For you to come back
Say it's just a mistake
Think I'd forgive you like that
If you thought I would wait for you
You thought wrong
TRECHO 5
But you're just a boy
You don't understand
And you don't understand, oh
How it feels to love a girl someday
You wish you were a better man
You don't listen to her
You don't care how it hurts
Until you lose the one you wanted
Cause you're taking her for granted
And everything you had got destroyed
But you're just a boy
Durante a realização das atividades, os alunos poderão consultar dicionários Inglês-Português para esclarecimento de dúvidas quanto ao significado das palavras apresentadas e o professor deverá passar pelas duplas, supervisionando e orientando os trabalhos. Na sequência, seguindo a ordem das estrofes da música, os grupos apresentarão suas conclusões a respeito do significado geral de cada uma. Ao final deste momento, todos terão a oportunidade de ler a letra da música (Fig. 2) e verificar se suas hipóteses estavam corretas.
RECURSO – Letra da Música “If I Were a Boy” (Beyoncé)
http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/traducao.html
Figura 2 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 4
Nesta atividade os alunos, em grupos, debaterão a seguinte questão, preferencialmente em Inglês:
“Do you agree o disagree with boys and girls feel and behave in a different way? Do you think the message of the song is sexist? (Você concorda ou discorda que garotos e garotas sentem e se comportam de forma diferente? Você acredita que a mensagem da música é sexista?)”.
(adaptado de: http://www.isabelperez.com/songs/ifiwereaboy.htm Acesso em: 13 de setembro de 2010).
OBSERVAÇÃO: Sexismo é termo que se refere ao conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero (ou, por extensão, que privilegiam determinada orientação sexual) em detrimento dos entes de outro gênero (ou orientação sexual).
Fonte: http://dicionario.sensagent.com/sexismo/pt-pt/ Acesso em: 13 de setembro de 2010.
Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Da mesma forma como no início destas aulas, cada grupo deverá escrever suas conclusões em uma folha em branco, preferencialmente em Inglês.
Ao final desta etapa, o professor requisitará que um representante de cada grupo diga e explique as respostas dadas, promovendo um debate sobre o tema entre os grupos.
ATIVIDADE 5
Para concluir as atividades destas aulas, os alunos produzirão um poema semelhante a letra da música de Beyoncé. Os garotos poderão escrever um poema “If I were a Girl” e vice versa. Para tanto, cada aluno receberá uma folha de atividade (Fig. 3).
RECURSO – Atividade de Produção de Poema
http://www.slideshare.net/jugense/if-i-were-a
Figura 3 – Imagem do Recurso
Para maiores esclarecimentos quanto ao uso do “2nd conditional” em Inglês, poderão acessar os seguintes sites:
RECURSO – Condicionais em Inglês
http://www.englishclub.com/grammar/verbs-conditional_3.htm
http://www.englishexperts.com.br/2008/12/17/second-conditional/
http://www.english-grammar-lessons.com/secondconditional/menu.php (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
Durante a elaboração dos poemas o professor deverá circular entre os alunos supervisionando e orientando os trabalhos. Para finalizar as atividades destas aulas os alunos que se sentirem à vontade apresentarão seus poemas para a turma.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de Biologia, pesquisar sobre a sexualidade humana.
2. Em colaboração com o professor de Artes, produzir um vídeo que ilustre os poemas (ou um dos) poemas criados.
1) Dicionário português-inglês: Dictionary. Com
2) Aula: Diferentes, mas não desiguais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3746
Nestas aulas, o aluno poderá aprender que há diferenças físicas entre homens e mulheres, e que estas são normais. Além disso, eles poderão refletir sobre as atividades cotidianas, como cozinhar, lavar louça, entre outras, as quais podem ser realizadas tanto por homens quanto por mulheres.
3) Aula: Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3756
Nestas aulas, o aluno poderá compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história.
4) Aula: Orientação Sexual: O que é isso?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20996
Nesta aula será abordada a temática da Orientação Sexual - o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas.
5) Aula: Papéis de Gênero: construção e significação social
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19783
Nesta aula será trabalhada a questão das diferenças dos gêneros. Além disso, será ressaltado que os papéis dos gêneros são socialmente construídos. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Papéis de Gênero.
6) Aula: As diferenças sexuais!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19842
Os alunos problematizarão sobre a rígida forma como são atribuídos, compreendidos e vividos os papéis em função do gênero. Serão instigados quanto a crítica e o senso crítico acerca das diferenças sexuais.
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e individual, bem como a compreensão e produção de textos orais e escritos sobre o tema proposto.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2014
Cinco estrelasmuito interessante, vou trabalhar com os meus alunos.
06/06/2014
Cinco estrelasO Brasil precisa de mais professores assim. Parabéns!
18/04/2014
Cinco estrelasMaterial muito rico, parabéns pelo trabalho.