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Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Padua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil.      

Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX.

Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de abolição da escravidão no Brasil. Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil, entre os séculos XIX e XX. As condições de vida e de trabalho dos trabalhadores imigrantes no Brasil, entre os séculos XIX e XX.

=> Recomenda-se, antes, trabalhar as aulas seguir, também produzidas pelos autores desta aula:

"As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX."  

"Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil."

"O trabalhador nacional 'versus' o trabalhador imigrante, no Brasil do século XIX."

"Resistências do trabalhador imigrante no século XIX e início do século XX."

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Trabalhando com charge na aula de História

Levar para a análise dos alunos a charge abaixo.

Esta foi produzida por dois alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU), durante aulas de História do 1º semestre letivo de 2010.

Charge: "Por isso eu prefiro o trabalhador imigrante" (clique na imagem para ampliar)

Autores: Gesiel Araújo e João Victor Doreto (9º ano "B" ESEBA-UFU)

Analisar e debater a charge, respondendo no caderno questões tais como:

  1. De que tipo de contribuição cultural deixada pelo imigrante europeu a charge está tratando?
  2. De qual lugar da Europa veio o imigrante representado na charge?
  3. O que podemos induzir a partir da fala do fazendeiro?

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Como desdobramento desta atividade, solicitar aos alunos uma pesquisa sobre outros elementos trazidos pelos imigrantes europeus que são constribuições culturais ao Brasil. Estas contribuições podem ser, além da culinária, no campo das artes, dos esportes, da literatura, da música, dentre outros.

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Material elaborado dentro das atividades do projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", coordenado pela professora Leide Divina Alvarenga Turini, titular na mesma escola.

Conheça o projeto:

http://gephiseseba.blogspot.com  

http://www.4shared.com/account/file/130919798/f020a1bc/Projeto_Charge__Pardia.html 

Para fundamentação no trabalho com charge, recomendamos que confira a aula:

"A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406 

=> Professor, e não esqueça que  pode trabalhar em parceria com o professor de Língua Portuguesa, para discutir com os alunos o conceito de charge!

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Atividade 2- Conhecendo objetos do cotidiano de imigrantes no Sul

Caro professor, com esta atividade vamos instigar os alunos a conhecer objetos do cotidiano de imigrantes instalados, desde o século XIX, no Sul do Brasil.

Solicitar a análise das seguintes imagens:

"Cavalinho de pau"

Imagem disponível no link: http://www2.uol.com.br/animae/coluna/imagens/cavalinho.jpg 

"Espremedor de frutas"

Imagem disponível no link: http://www2.uol.com.br/animae/coluna/imagens/espreme.jpg 

Levantar questões a fim de aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos:

  1. O que são esses objetos?
  2. Pelo aspecto físico, qual o nome de cada um deles?
  3. Qual seria sua utilidade?
  4. Como será que foram feitos?
  5. Qual a relação desses objetos com a vida dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil?

=> Após esse debate preliminar, levar os alunos ao site do projeto "Desenho Anônimo", no link:

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/ 

Navegar no site, clicando em "Entre".

Nele, encontrarão seis diferentes links, os quais, se clicados um por vez, levarão a várias imagens de objetos que documentam a presença da cultura europeia, especialmente por imigrantes italianos e alemães no sul do Brasil:

"Instrumentos"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/instrumentos/index.htm 

"Utensílios"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/utensilios/index.htm 

"Potes e vidros"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/potes_e_vidros/index.htm 

"Pratos"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/pratos/index.htm 

"Quadros"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/quadros/index.htm 

"Brinquedos"

http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/brinquedos/index.htm 

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Dividir a turma em seis (6) grupos - portanto será um link/tipo de objeto por grupo.

(Ou então levar as imagens impressas, e já separadas por tipo de objeto, para cada grupo.)

Solicitar que cada grupo selecione cinco (5) imagens de objetos, os quais mais chamaram a atenção.

Indica-se que cada grupo apresente, em momento posterior, os objetos para o restante da turma, informando:

  1. o nome do objeto
  2. a sua utilidade
  3. como era confeccionado/trabalhado/feito

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Atividade 3- Entendendo objetos "carregados de história"

Recomenda-se a leitura do texto "Desenho Anônimo", assinado por Alfredo Aquino, artista plástico e curador da mostra de mesmo nome.

"DESENHO ANÔNIMO - Ferramentas, utensílios e adornos da Imigração no Sul

Os imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul (inicialmente as levas do início do século XIX, logo após a Independência do Brasil, por influência direta da Imperatriz Dna. Leopoldina; e posteriormente no contexto das políticas de colonização do final do século XIX, estimuladas pela necessidade de nova mão de obra que substituísse a força da escravidão, em vias de se extinguir) portavam a herança de um conhecimento secular, desde as suas terras de origem.

Após a vinda dos açorianos (de origem portuguesa) que formaram os primeiros núcleos urbanos junto ao litoral gaúcho e sobre as planícies irrigadas mais acessíveis da região, os primeiros imigrantes ao Sul foram os alemães, provenientes das áreas mais urbanas próximas à Áustria, seguidos pela chegada de novos grupos procedentes das regiões rurais do vale do Reno. Estes imigrantes de origem prussiana, bávara e austríaca ocuparam regiões dos vales dos rios dos Sinos, Caí e as primeiras encostas das regiões serranas gaúchas. Dentro deste cenário logo incluíram-se as imigrações italianas a quem foram destinadas as escarpadas e úmidas regiões da serra, em meados e final do século XIX.

Eles trouxeram algumas poucas ferramentas e outros tantos objetos de uso doméstico, uma férrea vontade de trabalhar e a ambição de crescer integrando-se ao novo mundo (ambiente que, em certos momentos, mostrou-se-lhes áspero, preconceituoso e até mesmo hostil) onde havia a necessidade de muita coisa e, literalmente tudo a fazer.

Foram imigrantes pobres, de pouquissimas posses, com carências culturais significativas, crenças religiosas diiferenciadas, falando e escrevendo em idiomas estranhos e que chegavam identificados como mão de obra barata. Isso foi motivo de inúmeros e graves conflitos nas regiões em que se instalaram, com habitantes anteriormente ali localizados, com seus preconceitos e hábitos arraigados; e pelo choque cultural inevitável que atingiu a todos e contribuiu para a formação das peculiaridades sociais da colonização efetivamente realizada por estes imigrantes. (...)."

Para ler o restante do texto, use o link: http://www2.uol.com.br/animae/desenhoanonimo/texto.htm

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Questões para debater e responder no caderno:

  1. Por quais razões os imigrantes passaram a produzir objetos aqui no Brasil?
  2. Por que o autor do texto se refere aos artesãos que fabricaram os objetos como "anônimos"?
  3. Por que os objetos, segundo o autor, "estão carregados de história"?

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Atividade 4- Entendendo a necessidade de preservação da cultura trazida pelo imigrante

Indicar aos alunos a visita a dois sites, ambos sobre festas realizadas no Sul do país por imigrantes e/ou descendentes de imigrantes:

- Oktoberfest de Blumenau/SC - considerada "a maior festa alemã das Américas"  

http://www.oktoberfestblumenau.com.br/   

- Oktoberfest de Igrejinha/RS - que este ano realiza a sua 23ª edição

http://www.oktoberfest.org.br/   

Utilizando textos, imagens e demais fontes, trabalhar a questão da preservação, nos dias de hoje, de valores e costumes trazidos pelos imigrantes europeus ainda no século XIX.

Solicitar que os alunos registrem e respondam no caderno questões, tais como:

  1. Quando o evento foi criado?
  2. Quais pessoas foram responsáveis por sua criação?
  3. Quais pessoas o mantêm hoje em dia?
  4. Que tipo de atrações o evento promove?
  5. Por quais razões se promove tais atrações?

=> Recomenda-se que esta atividade, depois de realizada pelos alunos, seja debatida em sala.

Recursos Complementares

Sugestões de links: sobre a charge e o ensino de História

"A charge no ensino de História"

 http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF   

"História e charges" 

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-charges.htm     

"Charges e História" 

http://cliojorge.blogspot.com/2007/07/charges-e-histria.html     

=> Atenção, professor! você poderá ainda proporcionar aos alunos uma vista ao sítio eletrônico:

"Charges.com.br" 

http://charges.uol.com.br/    

Além de conhecerem melhor o universo das charges (especialmente a charge animada e com áudio), os alunos podem se atentar para sua relação com os fatos políticos e econômicos do país, com a mídia televisiva, entre outros.

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Sugestão de leitura: sobre Cultura Material

"Cultura Material, Museus e História: algumas considerações sobre um debate que não é tão intenso quanto deveria ser..."

Texto de José Bittencour, pesquisador do Museu Histórico Nacional

http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0029.htm 

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Sugestão de aula: "Migração, Imigração e Emigração, o que são?"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4676 

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e dos diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  1. a partir dos registros produzidos na análise da charge e também a partir do texto.
  2. durante a participação e/ou contribuições em debate, e pela criatividade e coerência na pesquisa.
  3. através da curiosidade histórica na análise dos objetos produzidos pelos imigrantes europeus no Sul do país.
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