07/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Professor,
É necessário que o aluno já possua as seguintes habilidades:
Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Professor/a,
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre futebol: se gostam de assistir, de jogar, para que time torcem... Deixe-os manifestarem seus gostos e sentimentos como num bate-papo.
Em seguida, passe para os alunos o vídeo indicado abaixo. No premiado filme, chamado Uma história de Futebol, Antônio Fagundes narra passagens da infância de Pelé, dando voz a um amigo do "craque". A duração do filme é de aproximadamente 20 minutos.
http://www.instrutordecorrida.com/2009/08/uma-historia-de-futebol.html - acesso em 09-10-10
Após assistirem ao filme, converse com os alunos sobre ele, fazendo as perguntas:
Deixe que os alunos exponham suas impressões em relação ao que assistiram.
Espera-se que eles percebam que o narrador conta, de forma romanceada, passagens da infância de Pelé e que utiliza, para isso, uma linguagem associada ao futebol, repleta de conotações.
Após conversarem sobre o enredo e a linguagem do filme, proponha as seguintes questões para serem respondidas em duplas ou trios.
Questão 1 - Leia o fragmento abaixo, que foi transcrito do filme. Em seguida, relacione os apelidos em destaque a possíveis características dos personagens. Por que, por exemplo, um menino seria chamado de Azeitona?
A coisa mais importante para um menino de 10 anos é seu time de futebol. O meu era o 7 de setembro, de Baurú. Eu me lembro da escalação até hoje. O goleiro era o Azeitona. A zaga era Bala, Spagueti, Tom Mix e Veludo. Cosme e Damião, os gêmeos, ficavam no meio-campo. E o ataque era: Arigatô, Pé-de-cabra e Dico, que era meu melhor amigo. Bom, e eu né, que me chamo Zuza.
Espera-se que identifiquem as seguintes características: azeitona (um menino gordinho), Bala (rápido), Spagueti (magro), Veludo (que joga macio), Cosme e Damião (gêmeos), Arigatô (que agradece muito), pé-de-cabra (violento).
Questão 2 - Explique o sentido das expressões sublinhadas nos fragmentos abaixo:
É o seguinte pessoal, é pra jogar duro jogar firme, mas na bola, sem violência, OK? (jogar com empenho, com força de vontade)
Não quero perna de pau aqui hoje, OK? (jogador sem talento)
Eu quero o Cosme plantado atrás, não é pra subir. (parado)
A nossa defesa era uma verdadeira muralha. (era muito forte)
Mas um dia um beque pegou ele de jeito. (machucou-o)
E a bola ama o seu filho. Isso ainda vai dar em casamento. (o filho joga bem e vai fazer sucesso como jogador)
Eu sabia que ele ia dar uma bicicleta. (uma jogada que recebe esse nome)
No dia seguinte os assobios do Dico me acordaram antes do galo cantar. (muito cedo)
Terminado o exercício, disponha a turma em círculo e solicite que os alunos socializem suas respostas. Discuta-as com eles.
Segunda aula - 50 min.
Professor/a,
Reproduza para os alunos a letra da música É uma partida de futebol (Samuel Rosa e Nando Reis). Leia com eles e, se possível, cante-a junto com a turma. (Se houver algum aluno que toque violão, peça que ele o leve para tocar nesta aula.)
http://letras.terra.com.br/skank/72339/ - acesso em 09-10-10
Após a leitura da música, peça que os alunos, em pequenos grupos, identifiquem os exemplos de linguagem figurada no texto e expliquem, por escrito, o significado de cada um deles.
Se necessário, retome com a turma o conceito de linguagem figurada. Veja o link: http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/1197614 - acesso em 06-01-11.
Posso morrer pelo meu time (hipérbole)/ O tapete da realeza é verde (tapete no lugar de gramado)/ Olhando para bola eu vejo o sol (dá à bola o mesmo valor que à estrela central do Sistema Solar)/ Que vão levando o time todo pro ataque (metáfora de guerra)/ O meu goleiro é um homem de elástico (que se estica para defender o time)/ Os dois zagueiros tem a chave do cadeado (defendem o time)
Peça que cada grupo apresente oralmente e explique para a turma um dos exemplos de linguagem figurada encontrados na música. Comente as respostas.
Terceira aula - 50 min.
Divida a turma em grupos e sorteie um time de futebol de projeção nacional para cada um. Leve-os à sala de informática e peça que pesquisem na Internet e façam uma cópia do Hino do time representado pelo grupo. (Se for possível, você também poderá agrupar os alunos de acordo com o time para o qual torcem.)
http://www.clickmusicas.com/hinos-clubes.html - acesso em 15-12-10 - Hinos de times de futebol.
Solicite que cada grupo analise a linguagem utilizada na letra do hino, levando em conta a presença de emoção e de conotação.
Passe pelos grupos, auxiliando-os na preparação de um texto para ser apresentado ao restante da turma, explicando a letra da música.
Proponha a organização de um seminário para a próxima aula. Oriente os grupos a:
Sobre seminário, veja aulas sugeridas no item "Recursos complementares".
Importante: Se possível, combine previamente com o/a professor/a de educação física que ele/ela auxilie os alunos na pesquisa e análise do Hino.
Quarta aula - 50 min.
Nesta aula, disponha a turma em círculo ou em "U" para a realização das apresentações dos trabalhos feitos na aula anterior.
É importante que cada grupo apresente e explique para os demais a mensagem transmitida pelo hino do time e a linguagem nele utilizada.
Deixe que os alunos façam perguntas entre si e, ao final das apresentações, comente os trabalhos.
Discuta com a turma quais os recursos que se repetem nas músicas analisadas: a linguagem figurada, a exaltação das conquistas do time, a declaração de sentimento pelo clube, a preocupação com a rima e o ritmo e outros aspectos que julgar necessários.
Quinta aula - 50 min.
Proponha que os alunos, ainda em grupos, criem hinos para o time de futebol da escola. Lembre-os de utilizar linguagem figurada, buscando transmitir o máximo de emoção possível.
Enquanto eles produzem o texto, passe pelas carteiras para auxiliá-los e para verificar se os hinos estão adequados.
Eles poderão fazer a introdução ao som de uma flauta, violão, teclado, ou outro instrumento que seja adequado a esse fim. Caso nenhum membro do grupo toque algum instrumento musical, sugira que eles convidem um professor ou colega de outra turma para fazê-lo na hora da apresentação. Mas lembre-os de que é fundamental ensaiarem bastante o hino para o concurso que será realizado na próxima aula.
Que tal convidar o/a professor/a de música da escola para auxiliar os alunos nesta atividade?
Sexta aula - 50 min.
Leve a turma para o pátio da escola e separe os grupos para que ensaiem a apresentação do hino.
Assista pelo menos uma vez à apresentação de cada grupo e faça as considerações que julgar necessárias.
Combine com os alunos que na próxima aula eles cantarão o hino para os alunos, professores e funcionários da escola. Explique-lhes que haverá um juri para escolher o hino que representará o time da escola.
Sétima aula - 50 min.
Converse previamente com a coordenação e a direção da escola e marque um horário - 30 minutos antes do recreio, por exemplo - para realizar o concurso.
Sugira aos grupos que realizem um último ensaio, nos 20 minutos iniciais.
No horário marcado para a apresentação, explique para a plateia a atividade e convide membros para o júri.
Em seguida, cada grupo deverá cantar seu hino e torcer para que ele seja o escolhido.
Premie os vencedores com medalhas.
Professor/a,
Para retomar o significado de figuras de linguagem, consulte a aula a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20284 - acesso em 09-10-10
Sobre organização de Seminário, consulte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 - acesso em 09-10-10, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 - acesso em 09-10-10
Professor/a,
Observe, através das atividades orais e escritas, se os alunos compreenderam que a linguagem utilizada no futebol expressa emoção a partir do uso da conotação. Aproveite também para verificar as habilidades de compreensão e produção textuais durante o processo de ensino-aprendizagem, acompanhando atentamente a participação de cada um nas elaborações das respostas (primeira e segunda aulas), do texto do seminário (terceira aula) e da letra do hino (quinta aula).
Solicite que os alunos façam uma autoavaliação e avaliem também a sequência didática, levando em conta os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante o processo.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/09/2011
Quatro estrelasO tema futebol é sempre bem vindo, em sala de aula, pelos alunos.
27/03/2011
Cinco estrelasExcelente!
13/02/2011
Quatro estrelasAchei a aula ótima e criativa , pois o assunto é do interesse dos alunos , principalmente os meninos, por irei adaptá-la a minha turma.
08/02/2011
Cinco estrelasMuito obrigada por esta aula tão maravilhosa!! Às vezes não temos muitas ideias, mas temos muita vontade de fazermos algo diferente com nossos alunos e que resultem em produtividade... Este site veio de encontro às minhas necessidades, parabéns, continuem criando coisas boas!!!