20/10/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na associação, imitação e criação.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
Executar vocalmente melodia em modo maior.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Este jogo é uma variação mais complexa do jogo apresentado na aula 2 desta coleção (“1,2, 3 e passou”), por apresentar um gestual com mais elementos (presença de palmas, além do manuseio dos copos).
Os alunos devem estar sentados em uma roda, portando um copo de plástico. Antes de começar a brincadeira, sugerimos que o gestual de mãos e copos seja executado algumas vezes, sem que os copos sejam passados, para que o movimento seja fixado. Veja a figura abaixo:
Nos dois primeiros compassos, o gestual se repete: na primeira colcheia o aluno deverá bater palma; na segunda colcheia o aluno deverá pegar o copo e tirá-lo do chão; na semínima o aluno deverá bater o copo no chão.
No terceiro compasso, o gestual se mantém igual, com um acréscimo da última colcheia, em que o copo é batido novamente no chão.
O gestual do último compasso é o mesmo daquele dos dois primeiros compassos.
Após algumas execuções, proponha a realização do jogo como foi concebido: gestual de mãos e copos explicado acima e canto “ritmado” da letra. Os alunos cantam toda a frase, com exceção do comando do movimento dos copos, que é entoado pelo professor. Assim, o professor, ao final de cada frase, varia os comandos e os alunos devem movimentar seus copos de acordo. Listamos alguns exemplos de movimentações possíveis:
- “tirou” – os alunos devem suspender os copos;
- “botou” – os alunos devem colocar os copos de volta no chão;
- “virou” – os alunos devem virar os copos (caso o copo esteja com a boca virada para baixo, deverá virá-lo para cima);
- “arrastou” - os alunos devem passar os copos arrastando-os no chão;
- “trocou” – muda-se o sentido de passar os copos (se todos estavam passando para a direita, devem passar para a esquerda). Sugerimos também outra indicação de movimento: cada aluno deverá trocar o seu copo com o colega que está ao lado. Para isso, duplas devem ser estabelecidas em um momento anterior.
Observação:
Quando o comando “passou” é entoado logo após o comando “tirou”, os alunos deverão passar os copos para o lado ainda suspensos.
(partitura de nossa autoria)
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Escolha um aluno para entoar os comandos de movimento nos finais de frase. A cada rodada, troque o aluno.
“Loca Maloca”
Loca Maloca
Letuca Leretaca
Maruera Lereuama
Maruera Lereuama
(partitura de nossa autoria)
Esta brincadeira já foi apresentada de outras formas em aulas anteriores do portal (como jogo de baquetas e com movimentação corporal - ver em Recursos Complementares). Apresentamos aqui a versão para jogo de copos.
Sugerimos a realização de etapas que facilitem a memorização da canção e a internalização dos movimentos necessários à brincadeira:
1) Cantar a música e bater os copos no chão, marcando a pulsação.
2) Cantar a música e bater os copos no chão, marcando a pulsação. A partir de “Maruera”, os copos são passados para o lado (é necessário que se estabeleça, previamente, o sentido em que os copos serão passados).
Observação:
O movimento de pegar o copo e passar deve seguir a pulsação. Portanto, a cada pulso alternam-se os movimentos de pegar e passar o copo.
3) Cantar a música e realizar o gestual de mãos e copos, sem passá-los para o lado. Ver figura abaixo:
Gestual de mãos e copos (repetido por toda a música):
- Primeira semínima: bater palmas;
- Segunda semínima: pegar o copo e suspendê-lo;
- Terceira semínima: bater o copo no chão, colocando-o de volta.
4) Cantar a música e realizar o gestual de mãos e copos, sem passá-los para o lado. Quando chegar à sílaba “ma” do último “lereuama”, o copo é passado para o lado, coincidindo com o segundo tempo do compasso. Ver figura abaixo:
Gestual de mãos e copos da última frase (“Maruera Lereuama”):
- Primeira semínima: bater palmas;
- Segunda semínima: pegar o copo e suspendê-lo;
- Terceira semínima: bater o copo no chão, colocando-o de volta;
- Quarta semínima: passar o copo para o colega do lado.
5) Cantar a música e realizar o gestual de mãos e copos, passando-os para o lado. Após a primeira execução da música, suprimir a palavra “Loca” e manter o gestual. A cada rodada, suprimir os trechos, na seguinte ordem: “Maloca”; “Letuca”; “Leretaca”; “Maruera Lereuama, Maruera Lereuama”. Ao final, somente o gestual é executado.
A música reinicia e os trechos suprimidos voltam a ser cantados, um a um, seguindo a ordem: “Loca”; “Maloca”; “Letuca”; “Leretaca”; “Maruera Lereuama, Maruera Lereuama”. O gestual de mãos e copos mantém-se do início ao fim.
Dica
Como desafio, proponha que as etapas 1, 2, 3 e 4 sejam realizadas de maneira subsequente, como se fizessem parte de uma mesma brincadeira.
Observação:
As etapas acima são apenas sugestões. Não sugerimos a obrigatoriedade de realização de todas. Cabe a você adequá-las ao seu espaço, ao tempo disponível e ao seu grupo.
Para esta atividade, divida a turma em grupos. Proponha à turma que cada grupo crie um gestual de mãos e copos para o trecho “Maruera Lereuama, Maruera Lereuama”. Os trechos anteriores devem ser realizados de maneira simples, de modo que a parte selecionada para a criação fique em destaque. Assim, sugerimos que os alunos batam os copos no chão no primeiro tempo de cada compasso.
Você deverá estimulá-los no sentido de explorarem os diversos timbres possíveis com as formas de manusear os copos, como também de usarem as mãos para compor o gestual (batendo palmas, batendo nos copos, batendo na mesa ou em qualquer outra superfície, entre outros).
Ao final, peça que cada grupo apresente sua criação. Se possível, peça à turma que execute cada gestual apresentado, conjugado com a parte anterior da música.
Recursos da Aula
Sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon, piano) para as Atividades 2 e 3 e de copos de plástico.
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Links para a brincadeira "Loca Maloca":
Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 3:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22108
Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aula 3:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16042
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Projeto Lenga La Lenga - Jogos de Mãos e Copos:
O (a) professor (a) deverá observar se:
1) os alunos executaram o gestual de mãos e copos proposto na Atividade 1;
2) os alunos associaram as mudanças nos comandos às mudanças na movimentação dos copos na Atividade 1;
3) os alunos executaram as etapas propostas na Atividade 2, conjugando canto e gestual de mãos e copos;
4) os alunos participaram ativamente, junto aos seus grupos, da criação de um novo gestual de mãos e copos na Atividade 3;
5) os alunos realizaram os gestuais de mãos e copos criados pelos grupos na Atividade 3.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/03/2013
Cinco estrelasEnriquecedor..