Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 3

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos

Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação

Adaptar jogos tradicionais para jogos com baquetas de madeira

Realizar as atividades propostas em aula

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Conhecimento de brincadeiras de roda tradicionais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Caro(a) professor (a), a coleção de aulas "Jogos musicais com percussão" tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção da pulsação e de ostinatos rítmicos, utilizando baquetas de madeira (ver imagem abaixo) como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.

As atividades propostas também podem ser realizadas com clavas, caso seja mais acessível para a sua escola. Veja como confeccionar as clavas de madeira na aula abaixo: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21543  

Nessa aula os alunos realizarão jogos musicais tradicionais adaptados para jogos com baquetas de madeira.

Baquetas de madeira

http://www.jet.com.br/Design/guitarmusic/Produto/baquetamaster_med.jpg   

Observação:

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

Atividade 1 – “Corre Cotia” 

Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. A música da brincadeira se inicia e os alunos marcam a pulsação com as baquetas de madeira no chão. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, ninguém poderá bater as baquetas. Quem tocar, deverá sair da roda.

"Corre Cotia"

Corre cotia

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da vó

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita do meu coração

   

Jogo tradicional "Corre Cotia":

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-correcotia.htm

Transcrição de Débora Ferreira Santos Braga

Dicas

1) Proponha mudanças na forma de tocar as baquetas. Sugerimos, como ponto de partida que nos tempos 1 e 2, cada aluno bata sua baqueta no chão de forma alternada, ou seja, primeiro bata a baqueta que está na mão direita, depois a que está na mão esquerda. Nos tempos 3 e 4, as baquetas são batidas umas nas outras, de forma cruzada. O movimento de baquetas é repetido a cada compasso até o fim da música. Ao chegar à sílaba “ção”, de “coração”, ninguém poderá bater as baquetas. Quem tocar, deverá sair da roda.

2) Após algumas rodadas, aumente o número de palavras “proibidas” – nessas palavras, os alunos não poderão tocar suas baquetas. Faça isso de maneira cumulativa, por exemplo:

Rodada 1 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração”;

Rodada 2 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e na palavra “vó”;

Rodada 3 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e nas palavras “vó” e “chão”;

Rodada 4 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e nas palavras “vó”, “chão” e “mão”.   

Observação:

Cabe a você estabelecer intervalos regulares ou não entre as palavras que são suprimidas.  

Atividade 2 - "Escravos de Jó"

Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Todos devem possuir duas baquetas de madeira. A música se inicia e você apresenta o jogo rítmico de baquetas (sublinhamos as sílabas em que há percussão com baquetas):

Es-cra-vos de  – os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcam o primeiro tempo dos dois primeiros compassos).

Jo-ga-vam ca-xan- - os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcando a pulsação).

Ti-ra, bo-ta – os alunos levantam as baquetas e batem no chão, paralelamente e ao mesmo tempo.

Dei-xa o  Pe-rei-ra fi-car – os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcando a pulsação).

Guer-rei-ros com guer-rei-ros fa-zem - os alunos batem as baquetas no chão, alternadamente, marcando a pulsação.

Zi-gue zi-gue  – os alunos arrastam as baquetas no chão, inclinadas e paralelas, de um lado para o outro, marcando a pulsação.

Descrição da brincadeira - Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3   

Partitura de Escravos de Jó - Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escravos_de_j%C3%B3.JPG  

Após algumas rodadas, estabeleça uma nova regra para a brincadeira: cada aluno deverá criar uma nova forma de tocar as baquetas no trecho “Zigue zigue zá” e os demais devem imitá-lo.

Dicas

1) Proponha que outros trechos do jogo rítmico de baquetas apresentado inicialmente sejam substituídos por criações dos alunos.

2) Em determinado momento, sugira que a música seja entoada com a vogal “u”, no lugar das palavras. Mais adiante, proponha que a letra e a melodia sejam suprimidas, permanecendo apenas o jogo rítmico de baquetas.

Observação:

É bastante provável que o ritmo inicial se mantenha a cada nova criação, ou seja, que cada aluno continue marcando a pulsação, mas com uma nova forma de bater as baquetas – no chão, simultaneamente; batendo umas nas outras; batendo alternadamente no chão; utilizando as pontas etc. Com alunos de séries mais adiantadas, você pode sugerir que haja mudança no ritmo a ser executado.

Atividade 3 - "Loca Maloca" 

Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Cada aluno deverá possuir duas baquetas de madeira. A música e o jogo rítmico com baquetas iniciam-se (mais abaixo, sublinhamos as sílabas em que há percussão com baquetas):

Loca Maloca / Letuca Leretaca / Maruera Lereuama / Maruera Lereuama

Lo-ca Ma-lo-ca – Seguem os movimentos nessa ordem, para cada sílaba sublinhada: baquetas paralelas batendo no chão e baquetas batendo umas nas outras, de forma cruzada (bater no tempo 1 de cada compasso binário).

Le-tu-ca Le-re-ta-ca – Seguem os movimentos nessa ordem, para cada sílaba sublinhada: baquetas paralelas batendo no chão e baquetas batendo umas nas outras, de forma cruzada (bater no tempo 1 de cada compasso binário).

Ma-ru-e-ra Le-re-ua-ma – Baquetas batendo no chão, alternadamente, nos tempos 1 e 2 de cada compasso.

Ma-ru-e-ra Le-re-ua-ma – Baquetas batendo no chão, alternadamente, nos tempos 1 e 2 de cada compasso.

Transcrição de Débora Ferreira Santos Braga

Após algumas execuções, apresente a regra: na primeira rodada, a palavra “loca” é suprimida (letra e melodia), mas o jogo de baquetas permanece.  O mesmo acontece com as demais, seguindo a ordem nas rodadas seguintes: “maloca”, “letuca”, “leretaca”, com exceção do último trecho, que é suprimido por inteiro: “maruera lereuama, maruera lereuama”. Na última rodada, apenas o jogo de baquetas permanece.

Nesse momento, o jogo reinicia, com as palavras voltando uma a uma a cada rodada, seguindo a ordem: “loca”, “maloca”, “letuca”, “leretaca” e por fim o último trecho, “maruera lereuama, maruera lereuama”.

Observação:

Ver o link da brincadeira original em Recursos Complementares.

Recursos Complementares

Links para a brincadeira "Loca Maloca":

Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aulas 3 e 4

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16042 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16039 

Definição para Ostinato - Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato    

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382   

Textos: 

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf      

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf 

Avaliação

O(a) professor (a) deverá observar se os alunos realizaram os três jogos de baquetas propostos e o improviso proposto pela Atividade 2.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.