Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCULTURA DE FIGURA HUMANA

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 §  Estudar a linguagem plástica da escultura e artistas que trabalham nesta perspectiva poética;

§  Conhecer e apreciar obras de arte em escultura, cujo enfoque é a figura humana em diferentes suportes: mármore, pedra, metal, madeira;

§  Trabalhar noções de escultura e tridimensionalidade, a partir da criação de objetos escultóricos em argila.

Duração das atividades
• Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø            Noções básicas de desenho;

Ø           Noções básicas de navegação na internet para pesquisa virtual;

Ø            Exercícios de apreciação de imagem de obra de arte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø Organize os alunos para a participação em uma dinâmica de expressão corporal em espaço livre para movimentação;

Ø Providencie som e músicas em diferentes ritmos e também lápis e papel;

Ø Solicite aos alunos para que movimentem no espaço de acordo com o ritmo musical e que congelem a imagem assim que a música parar;

Ø Repita pelo menos cinco vezes esta dinâmica de caminhar ao som da música e parar o movimento do corpo congelando a imagem – como se fosse brincadeira de estátua;

Ø Ao final de cada rodada eleja um aluno em posição interessante quanto a movimento e expressão corporal, solicitando aos demais para que descongelem suas imagens e façam o desenho de observação (croqui – registro rápido) da silhueta do colega escolhido, usando com papel e lápis;

Ø Observe os desenhos e converse com a turma sobre a dinâmica e os registros.   

Sobre SILHUETA CORPORAL e obras/artistas com poética escultórica de FIGURA HUMANA veja aulas de minha autoria no  PORTAL DO PROFESSOR:   

CORPO - SILHUETA - ESTAMPA  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15670               

ESCULTURA CORPORAL EM PAPEL ALUMÍNIO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9955                

SILHUETA CORPORAL - VOLUME COM PLANOS            

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8000        

Aula 2

Ø  Retome os croquis da aula anterior, solicitando um desenho definitivo dentre as propostas elaboradas durante a dinâmica de expressão corporal;

Ø  Converse com os alunos sobre a proposta de composição plástica em modelagem com argila para a construção de uma escultura de figura humana;

Ø  Ofereça lápis, lápis de cor e papel para que os alunos desenvolvam a proposta de criação do projeto para escultura/modelagem da figura humana;

Ø  Recolha os trabalhos e exponha na sala de aula.   

Aula 3

Ø  Prepare as mesas forrando-as com jornal;

Ø  Disponibilize palitos de picolé, facas sem corte, vasilhas com água e argila;

Ø  Retome os projetos gráficos e solicite aos alunos a criação de um objeto tridimensional com enfoque na figura humana a partir da modelagem em argila;

Ø  Explique como se faz a ligadura/colagem das partes do corpo que está sendo construído – raspagem das duas partes com palito ou faca para a criação de textura e aspereza, possibilitando a união com argila bem mole (como se fosse a cola);

Ø  Fale da importância de se alisar a “emenda” entre as partes coladas fazendo desaparecer a linha que as une;

Ø  Chame a atenção dos alunos a respeito da altura, largura e comprimento do objeto que está sendo criado de forma que ele se sustente verticalizado (tridimensionalidade);

Ø  Coloque os objetos para secar em local seguro.

Observação: Se, por ventura algum aluno não conseguir a conclusão da proposta nesta aula, envolva o objeto em retalhos de tecido úmido e a seguir em plástico, de modo

 que ao retomá-lo na aula seguinte ele esteja em condições matéricas de continuidade.

Processo de modelagem de objetos escultóricos em argila: Figura humana

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 4  

Ø  Prepare as mesas forrando-as com jornal;

Ø  Disponibilize  vasilhas com água, pincéis, papel toalha e tinta guache misturada com cola em várias cores;

Ø  Retome os objetos escultóricos de figura humana construídos na aula anterior, chamando a atenção para o cuidado na sua manipulação, devido à fragilidade do trabalho;

Ø  Convide os alunos para a realização da pintura;

Ø  Coloque os objetos escultóricos de figura humana para secar em local seguro e de pouco trânsito;

Processo de pintura sobre objetos escultóricos em argila: Figura humana

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Processo de pintura sobre objetos escultóricos em argila: Figura humana

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Ø  Fale com os alunos a respeito do risco de exposição  de trabalhos frágeis  no contexto da escola  e sugira como possibilidade de exposição, a criação de cenário para fotografia digital e posterior plotagem;

Ø  Se o grupo mostrar interesse, solicite para que tragam na próxima aula, brinquedos ou  miniaturas que possam compor um cenário para os objetos construídos em argila.   

Aula 5

Ø  Retome os objetos escutóricos e inicie com a turma a criação de um cenário a partir das contribuições trazidas;

Ø  Monte com os alunos diferentes cenários e registre através da fotografia digital;

Ø  Descarregue as fotos em um computador e escolha com o grupo a melhor imagem;

Ø   Providencie uma cópia (impressa ou xerocopiada) para cada aluno como registro individual da proposta coletiva desenvolvida (culminância e processo avaliativo de trabalho).

Observação: Havendo possibilidade de recursos na escola, providencie a plotagem da imagem em uma gráfica e exponha-a para a comunidade escolar.

Plotagem – Composição de cena com personagens escultóricos em argila

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Plotagem – Composição de cena com personagens escultóricos em argila

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Plotagem – Composição de cena com personagens escultóricos em argila (detalhe)

Alunos 6ºs Anos 2010/ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 6

Ø  Vá com os alunos ao Laboratório de Informática e pesquise artistas e obras escultóricas na poética da figura humana em diferentes suportes. Sugestão:   

Jonathan Borofsky – Escultura em fibra de vidro http://www.borofsky.com/   

Antony Gormley – Escultura em metal http://obviousmag.org/archives/2010/02/esculturas_humanas_de_antony_gormley.html    

Alex dos Santos  - Esculturas em Cerâmica e Madeira http://www.galeriapontes.com.br/                

Esculturas com fibra de vidro e pastilha elástica http://obviousmag.org/archives/2008/02/esculturas_com_2.html              

Fabio Viale - escultura em mármore  http://obviousmag.org/archives/2009/10/fabio_viale_escultura_marmore.html                    

Dalton Ghetti  - Esculturas na ponta do lápis http://tride3.blogspot.com/2010/08/esculturas-na-ponta-do-lapis-arte.html    

Ø Realize com os alunos a apreciação coletiva dos sites indicados (artistas e obras em escultura com abordagem na figura humana) enfocando  o suporte eleito por cada artista e o resultado plástico obtido.  

Recursos Complementares

Sobre Fotografia digital, computação gráfica e plotagem ver aula de minha autoria no portal do professor:

DESENHOS NO CORPO - A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO NA OBRA DE CÍNTIA GUIMARÃES  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21809  

FOTOGRAFIA DIGITAL – registro de imagens ou cenas através da câmara fotográfica digital;              

PLOTAGEM – Impressão de imagem em escala ampliada;  

COMPUTAÇÃO GRÁFICA – trabalho artístico em fotografias através de programas de computador.     

Avaliação

Observar o processo criativo na linguagem plástica da modelagem escultórica tridimensional a partir dos mecanismos usados pelos alunos na aquisição do conhecimento individual, bem como nas trocas e construções coletivizadas, verificando o nível da aprendizagem obtido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.