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Esportes Radicais: praticando o trekking ou caminhada ecológica na escola

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organizar uma caminhada ecológica em algum parque ou área preservada da sua cidade.

Mapear o entorno da escola ou da cidade para possíveis locais para a prática da caminhada ecológica.

Identificar ao longo da caminhada áreas de desmatamento ou má conservação do parque.

Destacar a importância dos parques e outras áreas verdes para a qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a modalidade trekking: sua história, materiais utilizados e principais riscos da prática.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a prática do trekking como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula objetiva apresentar elementos básicos para a organização de uma caminhada ecológica.   

http://www.desportoesaude.com/trekking/  

Atividade 1:

Caro professor, a primeira atividade será uma revisão de alguns conteúdos que os jovens já dominam. Relembre brevemente com os alunos (10 minutos) alguns conceitos importantes que serão utilizados nessa aula.

1- O que é trekking?

2- Onde é praticado?

O professor deverá mediar um debate, destacando que na aula de hoje os alunos terão como desafio organizar uma grande caminhada ecológica da turma como fechando desse tema (trekking).

Dica: Caro professor, para mais informações sobre a modalidade trekking e estratégias didáticas para a apresentação desse conteúdo nas aulas de educação física acessar a aula:

Esportes Radicais: conhecendo o trekking (aula teórica)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25493

Caso os jovens tenham dificuldade para responder as duas questões proponha uma rápida leitura na internet. Destaque que será realizada a modalidade trekking de travessia, que para os propósitos escolares podemos também chamar de uma caminhada ecológica.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php    

Atividade 2:

Após esse primeiro momento, o professor irá apresentar a proposta principal da aula. Caberá aos alunos organizarem uma caminhada ecológica em algum parque ou área preservada da sua cidade. Como se trata de um evento que deverá tomar um dia inteiro, essa aula será utilizada para o planejamento do evento. Indico que a caminhada seja realizada no final de semana para compatibilizar com os demais horários escolares.

O professor irá dividir a turma em 3 grandes grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa de um item previamente destacado pelo professor.

1- Escolha do local para a prática. Aquisição do mapa e informações adicionais sobre a trilha;

2- Definição dos materiais necessários para a prática da caminhada ecológica pela turma;

3- Importância da preservação da trilha ao longo da caminhada e a diminuição dos impactos ambientais ao longo da atividade.

http://inema.com.br/mat/idmat078693.htm

Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e/ou outras fontes para planejar as ações de cada um dos 3 pontos supracitados. É importante destacar que, após a coleta das informações, os jovens irão apresentar para os demais colegas um resumo do que foi selecionado para que todos possam conjuntamente definir a organização final da caminhada. Sugiro que o tempo de apresentação de cada grupo seja de 5 minutos. O mais importante nesse momento é que toda a turma se aproprie dos conhecimentos pesquisados pelos diferentes grupos e possam decidir conjuntamente sobre a organização da caminhada. O objetivo é a busca de um consenso sobre as decisões que deverão ser tomadas para a organização do evento. Caso não seja possível, os alunos poderão fazer um sistema de votação para decidir sobre as pendências.

GRUPO 1: Escolha do local para a prática. Esse grupo deverá indicar dois ou três locais para a prática da caminhada ecológica na sua escola. É importante que o grupo conheça o parque e observe os riscos envolvidos na escolha do local. O professor deverá auxiliar os alunos na seleção previa dos locais, atentando para a necessidade de um guia experiente para a realização da atividade. Ao escolherem o local, os alunos deverão indicar a distância da caminhada e o tempo estimado para a sua realização.

Dica: É sabido que o nível de condicionamento físico entre alunos de uma mesma turma varia substancialmente. Dessa forma, indico que o percurso escolhido não seja muito longo. Após a primeira experiência bem sucedida, a turma poderá organizar outras caminhadas mais longas. Dessa forma, o início deve ser conservador.  

É fundamental que os alunos tenham clareza sobre a segurança do grupo no momento de planejamento de uma trilha.

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=231&v_sub=  

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=228&v_sub=  

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=224&v_sub=    

GRUPO 2: Definição dos materiais para a caminhada. Esse ponto é fundamental e também dialoga com aspectos da segurança do grupo. Devemos sempre enfatizar dois pontos: 1- levar tudo o que é necessário para a alimentação e orientação do grupo; 2- atentar para o fato que o equipamento não pode ser muito pesado, pois irá dificultar o descolamento do grupo.

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=228&v_sub=  

http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=3913&action=reportagem  

http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=1578&action=reportagem  

http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=4627&action=reportagem    

GRUPO 3: Preservação da trilha e a preocupação com a diminuição dos impactos do grupo no meio ambiente. É importante que o grupo organize formas de coleta do lixo que será produzido pela turma. Outra estratégia interessante seria a compra de alimentos naturais como frutas, que diminuem o volume de lixo que será produzido. Esse grupo terá a tarefa de organizar a coleta de lixo ao longo da trilha e conscientizar os colegas de turma sobre a necessidade de diminuir os impactos que o grupo poderá causar na área verde que irão visitar. Esse mesmo grupo também ficará responsável por redigir um breve relatório sobre as condições gerais do parque e/ou trilhas. Isso servirá como material futuro para outras turmas da escola que visitem o mesmo espaço. É importante atentar para:

1- sinalização nas vias;

2- limpeza do parque;

3- estrutura geral do espaço para recepcionar visitantes.

http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/conteudo/noticias/index/id/9637    

Atividade 3:

A última atividade da aula terá dois momentos. Inicialmente cada grupo deverá apresentar para os demais colegas de turma os pontos principais referentes aos seus temas de pesquisa. Posteriormente, o professor irá mediar um grande debate para a definição de alguns pontos fundamentais da organização da caminhada ecológica. Apontamentos importantes para cada grupo.

GRUPO 1: Esse grupo terá como desafio apresentar duas ou três opções de trilhas para a caminhada. É importante que o grupo apresente as características do terreno, a quilometragem da caminhada, nível de dificuldade e o tempo estimado para a conclusão do passeio. Tempo estimado para a apresentação 10 minutos. Ao final, o professor irá mediar um debate para que um dos locais apresentados seja selecionado pela turma. É importante destacar os pontos positivos e negativos de cada localidade selecionada, com especial atenção para a segurança dos alunos no local selecionado. Indico a escolha de parques que já ofereçam guias e tenham trilhas fáceis e bem sinalizadas.

Dica: Caso o parque seja distante da escola e necessite transporte dos alunos, o professor deverá agendar o serviço. Os alunos são responsáveis pela organização da parte técnica do trekking.   

GRUPO 2: Esse grupo deverá destacar dois aspectos principais: 1- os materiais necessários para o passeio; 2- destacar os principais riscos envolvidos na atividade para o grupo. Esse grupo deverá ser bem objetivo nas informações: 1- tipo de calçado; 2- vestimentas; 3- alimentação; 4- peso máximo das mochilas etc.

Devem destacar a importância fundamental que todos caminhem juntos e que jamais saiam da trilha para buscar caminhos alternativos.   

GRUPO 3: Irá apresentar rapidamente os cuidados que cada aluno individualmente deve ter para não levar muito material poluente para a trilha e principalmente para não despejar lixo no parque durante a atividade. Deverão apresentar um plano de ação para a coleta de lixo durante a caminhada com a seleção de jovens que ficarão responsáveis para tarefa de limpeza nos diferentes momentos da atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor irá reunir a turma de destacar os principais pontos decididos pelos alunos na organização do evento.

1- Onde será realizada a caminhada ecológica?

2- Por que esse local é o mais indicado?

3- Quais materiais cada aluno deverá levar para a trilha? Quais devem ser evitados? Por que?

4- O que é proibido realizar durante a caminhada? Quais os principais riscos ao desobedecer as regras de segurança durante a caminhada?

5- Quais as principais estratégias da turma para diminuir o impacto ambiental da caminhada pelo parque?

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