14/02/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Ivail Muniz Junior, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Operações com números naturais.
Noções básicas de Frações
Os números mistos são mais utilizados nos países de língua inglesa, as vezes aparecem também em rótulos de produtos. O objetivo desta aula é apresentar a equivalência entre número misto e fração imprópria.
Professor, queremos estimular a autonomia acadêmica dos estudantes. Em particular, nesta atividade, eles serão convidados a assistir dois vídeos que abordam os conceitos de fração imprópria e números mistos.
1º) Leve os alunos para um laboratório de informática. O ideal é que cada aluno fique em um computador. Se isso não for possível, procure ajustar a sua realidade.
2º) Peça para os alunos assistirem aos vídeos indicados a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=cGek4ukpe88
No vídeo anterior o narrador fala em "resolver o número misto". Deixe claro para os alunos que não se resolve um número. Na verdade o que o vídeo apresenta é a transformação do número misto em fração imprópria.
O próximo vídeo dá outros exemplos de transformação de números mistos em frações impróprias.
http://www.youtube.com/watch?v=sZLRvU7MUIU&feature=related
3º) Agora, distribua uma folha A4 em branco para que cada aluno descreva o processo de transformação de Número misto em fração imprópria e vice-versa.
4º) Quando todos tiverem concluído a etapa anterior, peça para cada um trocar sua folha com um amigo. Em seguida, escreva uma fração imprópria e um número misto no quadro e peça para cada aluno seguir as orientações do colega. Atenção, cada um deverá seguir a orientação do colega, mesmo que esteja errada! Neste caso o aluno deverá procurar o colega que escreveu as orientações e informá-lo do erro.
5º) Ao final, pergunte a turma quais são os resultados das transformações solicitadas. Se alguém encontrou um valor diferente da resposta correta, questione o por quê do erro. Caso não saiba responder, ajude-o.
Note que os alunos são os responsáveis pela construção do conhecimento. Fazem isso a partir dos vídeos apresentados e das trocas entre os colegas. A ação do professor deve ser feita no sentido de corrigir possíveis erros.
1º) Organize os alunos em duplas.
2º) Previamente, providencie cópias da folha de atividades disponível no link abaixo e distribua uma para cada dupla.
Imagem da autora
2º) Cada dupla deverá acessar a atividade online: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/NumerosMistos_FracaoImpropria.html
Transformação de Número Misto em Fração Imprópria
Fonte: Grupo de Tecnologias no Ensino de Matemática do Projeto Fundão
3º) Os integrantes da dupla deverão se alternar nas funções de questionar e responder.
O aluno que estiver questionando deverá clicar no botão "começar", para que surja um número misto (escolhido de forma aleatória). Em seguida deverá perguntar ao colega da dupla qual é a fração imprória correspondente.
Em seguida ele irá preencher na folha o nome do aluno que está respondendo e o número misto que apareceu.
O aluno que estiver respondendo irá escrever na folha a fração imprópria correspondente.
O aluno que estiver questionando preencherá os campos da atividade online, com os valores indicados pelo colega, e em seguida clicar em "verificar". Neste momento poderá informar se a resposta está certa ou não e qual seria a resposta correta.
Eles devem permanecer nas mesmas funções até completar a tabela. Quando isso ocorrer, quem respondeu passa a questionar e vice-versa.
4º) Cada dupla deverá acessar a atividade online:http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/FracaoImpropria_NumerosMistos.html
Transformação de Fração Imprópria em Número Misto
Fonte: Grupo de Tecnologias no Ensino de Matemática do Projeto Fundão
5º) Repetir o 3º passo, agora para transformação de fração imprópria em número misto.
6º) Peça para que cada aluno atribua o valor de 0,5 para cada item correto e, a partir da correção das duas tabelas, obtenham as notas correspondentes a cada um. A nota obtida deverá ser escrita, na folha de atividades, à frente do nome do respectivo aluno.
7º) Ao final, recolha as folhas de atividades.
Pesquisa sobre o uso dos números mistos em artigos de jornais, revistas ou outros espaços de comunicação.
1º) Reúna os alunos em grupos.
2º) Cada grupo deverá montar um cartaz com exemplos de uso de números mistos apresentados em artigos de jornais, revistas, etc.
3º) Distribua cartolina ou papel pardo que cada grupo possa montar seu cartaz.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25773
SOMANDO E SUBTRAINDO FRAÇÕES: QUANDO E COMO?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25771
Acreditem! Frações também são números!
Professor, recolha as folhas de atividades feitas pelas duplas na atividade 2 e as utilize como fonte de informação para a avaliação. Note que a atividade corresponde a avaliação feita pelos próprios alunos a partir dos aplicativos para verificação online. Nela os alunos estão sendo avaliados em relação às transformações de números mistos em frações impróprias e vice-versa.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/09/2012
Cinco estrelasAchei muito bom